sábado, 31 de março de 2012

Nova lei prorroga prazo para quitação de dívidas junto ao Banco do Nordeste


O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) informa que foi publicada, no último dia 26/03, a Lei nº 12.599, de 23/03/2012 que, dentre outras providências, prorroga o prazo para liquidação de operações rurais nas mesmas condições previstas na Lei nº 12.249/2010, cuja vigência expirou em novembro do ano passado.
A medida beneficia mais de 320 mil clientes do Banco que, agora, terão até o dia 29 de março de 2013 para quitar suas dívidas em condições especiais.
De acordo com a lei, as dívidas rurais contratadas até janeiro de 2001 e com o valor de até R$ 35 mil podem ser liquidadas, com rebates (descontos) de até 85%. Somente no Estado do Rio Grande do Norte, há cerca de 15,6 mil operações passíveis de liquidação com os benefícios previstos pela Lei. (mais…)

fonte do blog de aclecivam soares

STTR de Afonso Bezerra realizou sua 1º Marcha das Margaridas, em Homenagem ao dia 8 de Março, dia Mundial das Mulheres.

Ontem dia 30 de março de 2012, a diretoria do STTR de Afonso Bezerra, realizou a primeira marcha das Margaridas em Afonso Bezerra, em Homenagem ao 8 de março, dia Mundial das Mulheres, por volta das 17:00 horas. o Presidente do STTR o Sr, Francisco Anisio - conhecido como (chiquinho),  juntamente com sua diretoria, fizeram uma articulação, e se organizaram para que este evento realiza-se, de forma esplendida. Estiveram participando varias agricultoras e agricultores em prol das lutas das mulheres que lutam contra a violência, a discriminação, e entre outras.
O evento foi percorrido pelas principais ruas da cidade, saindo do posto que da acesso a saída de Afonso Bezerra a Pedro Avelino e percorreu ate o Centro Cultural do município, aonde foi realizado a concentração e foi feito varias apresentações, discursos e homenagens.
                Fizeram presentes a este evento, a Secretaria Estadual das Mulheres da FETARN a Srª Antonia e a sua Assessora a Srª FLAVIA; Almir Medeiros – Secretario do STTR de Angicos e Coordenador do Pólo Central da FETARN; A primeira dama do município de Afonso Bezerra e também um dos vereadores do município.
                Durante o evento a Coordenadora de Mulheres do STTR de Afonso Bezerra, fez uma brilhante poesia as trabalhadoras rurais, onde também teve sorteios de brindes.
                Ao final foram servidos lanches, e toda a diretoria agradeceu a presença de todos e todas.



 Secretario do STTR de Angicos e Coordenador do Polo Central da FETARN,
 o Sr. Almir Medeiros esteve presente no evento

 trabalhadoras rurais percorrendo as rurais da cidade

 Presidente do STTR de Afonso Bezerra - 
Chiquinho falando das politicas publicas das mulheres

 FETARN PRESENTE NO EVENTO

 FAIXA DE AGRADECIMENTO

 BANDEIRAS DE LUTA DAS MULHERES TRABALHADORAS RURAIS

 ENTREGA DE BRINDES

 ENTREGA DE BRINDES

ENTREGA DE BRINDES

sexta-feira, 30 de março de 2012

Parabéns ao mais Novo Casal do Movimento Sindical

Parabens o mais novo casal Erivan do Carmo Silva, Diretor de Juventude e Francisca Dias Ribeiro Silva.  O mesmo é natural de Coronel Ezequiel e ela de Doutor Severiano. 

Que vocês sejam muito felizes e continue sempre com a humildade e o respeito que vocês sempre tiveram.

A cerimonia de casamento foi realizada ontem em Natal. 



Um abração aos dois de um grande amigo e companheiro ALMIR MEDEIROS, editor deste blog.
PARABENSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS.

EDITAL DA CONTRIBUIÇÃO SINDICAL RURAL EXERCÍCIO 2012

click no edital para ampliar



                                 click na guia para preencher


Postado Por: Paulo José - Assessoria da FETARN
CONTAG LANÇA A CAMPANHA NACIONAL DE CADASTRO DO SEGURADO ESPECIAL 
O lançamento da Campanha Nacional de Cadastro do Segurado Especial aconteceu na manhã desta quinta-feira (29 de março), durante a reunião do Conselho Deliberativo da CONTAG, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília. A solenidade contou com a presença do diretor geral de Benefícios do INSS, Benedito Adalberto Brunca, da coordenadora de cadastro do INSS, Laura Schwerz, e do representante do senador José Pimentel (PT-CE), João Wellington. A mesa também foi composta pelo presidente da CONTAG, Alberto Broch, pelo secretário de Políticas Sociais, José Wilson, e pela vice-presidente e secretária de Relações Internacionais, Alessandra Lunas.

No início do evento foi apresentado um vídeo produzido pela confederação sobre a importância dessa política, que é o resultado de uma antiga reivindicação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR). O cadastramento vai antecipar e assegurar o reconhecimento dos direitos e também o conhecimento de possíveis problemas que essas pessoas venham a ter no momento de requerer os benefícios do INSS.

Segundo Broch, a luta pela previdência é uma questão de honra para os trabalhadores e as trabalhadoras rurais. "Primamos cada vez mais por uma previdência pública, ampla e de qualidade para todos e todas. Esse cadastro vem para ajudar os nossos trabalhadores(as), que têm dificuldades de comprovar a atividade”, explica o presidente.
Brunca reconheceu esse acordo de cooperação firmado entre CONTAG e o governo federal é a concretização de um sonho. “Agora é possível aposentar os trabalhadores e as trabalhadoras rurais em 30 minutos”, comemora. O diretor do INSS destacou o empenho do ex-ministro José Pimentel para que essa iniciativa fosse implementada. “A ideia é que o trabalhador(a) segurado especial tenha um tratamento cada vez mais igualitário aos demais
brasileiros. Vocês ganharam autonomia por causa do trabalho sério que vem desempenhando, mas é uma grande responsabilidade. Com essa autonomia, fica mais fácil corrigir qualquer irregularidade e desvio de conduta. Essa é a grande virtude da assinatura do convênio”, completa Brunca.
Já Alessandra Lunas, aproveitou a oportunidade para demonstrar a insatisfação de todo o MSTTR com o fato da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) ter sido autorizada a também fazer o cadastro do segurado especial. “Quem realmente representa o segurado especial é o Sistema CONTAG, e esse envolvimento da CNA nesse cadastro é extremamente prejudicial para nós”, reforça.
Por fim, José Wilson destacou os desafios colocados a partir desse lançamento. “Agora, estamos com o desafio de colocar essa política em prática. Estamos com essa missão que é de grande responsabilidade. Temos que aperfeiçoar os instrumentos para fazer o cadastro. Vai ser um trabalho árduo, mas com certeza vai trazer resultados positivos para a nossa categoria”, acredita. O secretário também convocou as federações a envolverem toda a diretoria e assessoria para que a campanha tenha êxito em todo o país e para que o MSTTR consiga ampliar o número de trabalhadores e trabalhadoras rurais incluídos no banco de dados e acessando os benefícios previdenciários.
Depois de todas as falas, houve um momento de entrega simbólica dos materiais de divulgação aos convidados e à FETAG-PI, que foi o estado com o maior número de cadastros feitos no país. José Wilson informou ainda que todas as federações receberão o kit com os produtos de divulgação e orientou que todas repliquem junto aos sindicatos. No final do evento, um representante de cada regional deu um depoimento sobre a conquista desta política e o que ela traz de benefícios para os milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais brasileiros.
COMISSÃO PLANEJA AÇÕES PARA ESSE ANO

A Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) esteve reunida entre 26 e 28 de março, no Centro de Estudo Sindical Rural (CESIR), em Brasília, para planejar as atividades da Secretaria de Mulheres da CONTAG até março de 2013. As dirigentes presentes também debateram a realização da Feira Nacional da Produção das Margaridas e da Plenária Nacional de Mulheres, a Jornada das Margaridas, as eleições, a proposta de paridade de gênero no movimento sindical e de criação de um Observatório para acompanhar a agenda da Marcha das Margaridas. “Como a pauta da marcha ultrapassa o mandato dessa diretoria, é importante criarmos esse Observatório, que é fundamental para fazer um monitoramento real da pauta e ao mesmo tempo ter uma estratégia que dê conta disso”, explica a secretária de Mulheres da CONTAG, Carmen Foro.
 
Segundo a sindicalista, as mulheres decidiram realizar a feira e a plenária na mesma semana, de 26 a 31 de outubro desse ano. “O objetivo é proporcionar um encontro entre as pessoas que virão para a feira com as que estarão chegando para a plenária. Pretendemos realizar no Parque da Cidade, em Brasília.”, justifica. Serão mais de 300 grupos produtivos, sendo 270 grupos das federações e o complemento a partir da participação das organizações sociais parceiras. Para a plenária, a expectativa é que tenha um público de cerca de 600 mulheres de todo o país. “A plenária tem um papel mais político, antes que qualquer coisa. Então, será um momento antes do Congresso da CONTAG para refletirmos as proposições para o desenvolvimento do Brasil, da nossa organização e, principalmente, de definição das estratégias de intervenção no CNTTR e das nossas prioridades”, completa.
 
Carmen também destaca outros temas que cruzam a agenda já planejada pela CNMTR, como a construção da Política Nacional de Agroecologia, que foi anunciada pela presidenta Dilma Rousseff, com previsão de lançamento para a Rio+20, em junho, no Rio de Janeiro. “Nós temos o dever de apresentar propostas ao governo, que vai anunciar as medidas durante a conferência. Afinal, esta política não pode ser tímida”, reforça.

quinta-feira, 29 de março de 2012


2º DIA : MICRO-REGIONAL DA ASA - REGIÃO SERTÃO CENTRAL CABUGI

         Nesta terça feira aconteceu o segundo dia do evento da Micro Regional da ASA - da Região Sertão Central Cabugi, e foi mais um ótimo dia, teve apresentações de grupos, apresentações de poemas e entre outros, com o foco no tema ASA-P1MC e P1+2.
         Também foi apresentado documento que foi feito durante os dois dias do evento e assinado por todos e todas, que vai ser encaminha para a ASA ESTADUAL, o documento foi lido por Almir Medeiros - secretario do STTR de Angicos, onde foi feito por todos os presentes.
Ao final foi feito uma grande confraternização.

MAIS FOTOS DO SEGUNDO DIA DO EVENTO:


 GRUPO DE TRABALHO "3"

 GRUPOS DE TRABALHO "2"

 GRUPO DE TRABALHO "1"

 SECRETARIO DO STTR DE ANGICOS - ALMIR MEDEIROS
APRESENTA TRABALHOS DE GRUPOS

 GRUPO 2 APRESENTA TRABALHO

 GRUPO 1 APRESENTA TRABALHO

 PRESIDENTE DO STTR DE JANDAIRA - JOCELINO DANTAS 
E COORDENADOR DO P1MC - RICARDO FREIRE

 PUBLICO PRESENTE

 PUBLICO PRESENTE

SECRETARIO DO STTR DE ANGICOS 
LER DOCUMENTO QUE FOI MONTADO PELO GRUPO, 
QUE VAI SER LEVADO PARA ASA ESTADUAL

EVENTO DA ASA MICRO REGIONAL DA REGIÃO SERTÃO CENTRAL CABUGI

        hoje dia 27 de março, foi realizado o primeiro dia do evento da ASA MICRO REGIONAL DA REGIÃO SERTÃO CENTRAL CABUGI, foi na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Lajes/RN, as 09:00 horas. Estiveram presentes vários representantes de Sindicatos, associações, agricultores e pedreiros.
          Este Evento, teve seu primeiro dia hoje, mais só vai terminar amanha dia 28, os Organizadores são a equipe do CEAAD junto com a ASA.
        O assunto que esta sendo tratado neste dias são: o P1MC-PROGRAMA DE UM MILHÃO DE CISTERNAS E O P1+2-PROGRAMA UMA TERRA E DUAS ÁGUAS, também esta sendo debatido sobre a importância das cisternas de placas na zona rural e também sobre as famosas cisternas de PVC, que somos contra.
            Neste primeiro dia ja foi tirado alguns encaminhamentos, que foram assinados por todos e todas, para melhorar estes programas.

A mesa foi composta por: 
ROSE DO CEAAD; PALESTRANTE DO EVENTO;
ALMIR MEDEIROS - SECRETARIO DO STTR DE ANGICOS E TAMBÉM COORDENADOR DO POLO CENTRAL DA FETARN; - COORDENADOR DA MESA DO EVENTO;
FRANCISCA DAS GRAÇAS - SECRETARIA DO STTR DE LAJES - ANFITRIÃ DO LOCAL.

MESA COMPOSTA -
 ALMIR MEDEIROS; ROSE;  E FCª DAS GRAÇA

ALMIR MEDEIROS EM SUA FALA 
DEBATE SOBRE AS CISTERNAS

PUBLICO PRESENTE

PRESIDENTE DO STTR DE JANDAÍRA - 
O Sr. Jucelino Dantas propõe propostas

Pedreiro e agricultor de Pedro Avelino dar um depoimento 
dar importância das cisternas, pra ele e para os agricultores e agricultoras

Comissão monta os encaminhamentos para
 pautar na reunião da ASA ESTADUAL