quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Entenda o significado do gesto de tocar a barriga de grávida




A barriga de grávida é um ímã. Ela produz uma poderosa atração sobre mãos curiosas, para as quais não importa se ela pertence a membro da família, amiga ou mesmo um completo estranho no supermercado. Enquanto acariciar a barriga de uma gestante parece normal para você, pode ser um incômodo para muitas mulheres e por isso é preciso cautela.
Tocar a barriga de grávida pode ser irresistível
Provavelmente você já sentiu intensa necessidade de tocar a barriga de uma grávida ao ser aproximar nela. Ocorre que antes de fazê-lo é preciso ter permissão da mamãe, principalmente se você está na Pensilvânia, Estados Unidos. Recentemente um homem que tocava repetidamente a barriga de uma gestante foi condenado pela Justiça, já que a mulher se sentiu assediada.
A verdade é que mulheres grávidas exercem fascínio sobre pessoas e o gesto de tocar a barriga normalmente significa uma homenagem à vida. Geralmente esse ato tem significado de apoio à gestante e demonstração da felicidade que é ter uma criança no ventre. Além disso, um estudo mostra que mesmo quando é feito por estranhos ele pode ser benéfico.
Em um artigo publicado no New England Journal of Medicine, uma equipe de médicos apresentou evidências a favor de pessoas desconhecidas tocarem sua barriga de grávida. Foram observados os efeitos sociais dessa conduta em 1.023 mulheres grávidas por seis meses, sendo catalogados 4 mil incidentes individuais de contato com estranhos.
Os resultados mostraram que em todos os casos o clima melhorou – aspecto indicado pelo número de sorrisos e aumento da frequência cardíaca da gestante. Além disso, se o contato persistiu por mais do que um ou dois segundos, os benefícios cardiovasculares foram ainda mais notáveis – atingindo até mesmo pessoas próximas e conhecidas presentes no momento.
Segundo os pesquisadores, há uma explicação para isso. É que há um aumento de adrenalina associado ao toque de um estranho, sendo que essa elevação é capaz de gerar efeitos positivos na saúde.
Grávidas podem não gostar desse ato
Apesar de comum, muitas mulheres não gostam de ser tocadas sem permissão. Por isso, quem pretende fazê-lo deve sempre pedir permissão antes desse tipo de aproximação – e apenas depois de concedida seguir em frente.
Se você está grávida e sofre com isso rotineiramente, algumas dicas podem ajudar a se livrar dessas situações. Confira:
-Coloque a mão em sua barriga também
Uma das maneiras mais fáceis de lidar com a situação é colocar a mão em sua barriga também. Essa é uma mensagem não verbal que diz que as mãos alheias estão invadindo o espaço.
-“Por favor, não toque em minha barriga”
É o seu corpo e ninguém tem o direito de tocá-lo sem consentimento. Você não se aproxima aleatoriamente de pessoas e começa a tocá-las em todos os lugares, certo? Não há mal algum em fazer esse pedido de forma educada.
-Dê um passo para trás ao sorrir
Esse é um outro tipo de mensagem silenciosa. Se você simplesmente der um passo para trás quando alguém quiser colocar as mãos em sua barriga e sorrir ao mesmo tempo, a pessoa entenderá a mensagem e saberá que você não está sendo cruel. Essa é uma maneira muito fácil e descontraída de lidar com a situação. (Doutíssima)