segunda-feira, 13 de março de 2017

Melhoram os prognósticos de chuvas para abril e maio, ressalta gerência da EMPARN


O Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, disse hoje na palestra de abertura dos Seminários Técnicos 2017, que as condições oceânicas e outras variáveis melhoraram nos últimos dias. Diante do que foi analisado, a previsão de chuva dentro da média em grande parte do Rio Grande do Norte vai se concretizar, principalmente, nos meses de abril e maio.

Usando recursos ilustrativos, como imagens do satélite meteorológico e gráficos, Bristot salientou que são confortáveis as condições para chuvas nos próximos meses, com precipitações próximas à normalidade em várias regiões. O Oceano Pacífico continua com sua superfície mais fria e a Zona de Convergência Tropical (ZCIT) se mantém atuando próximo ao norte da região Nordeste.

O meteorologista destacou que os cientistas de vários países estão prevendo um período de atividade solar com menor intensidade nos próximos dois a três anos, o que poderá favorecer a manutenção das condições de chuvas no Nordeste brasileiro. Os cientistas estão analisando as possíveis influências da atividade solar no comportamento do Pacífico Equatorial, como fator importante para chuvas.
fonte do blog de angicos noticias