quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Bandeira tarifária é vermelha 2 em novembro e Cosern dá dicas de economia de energia



A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) determinou que a partir desta quarta-feira (1º) a bandeira tarifária para o mês de novembro de 2017 será vermelha em patamar 2 e que o valor cobrado nas contas de luz já virá reajustado para R$ 5 a cada 100 kWh de energia consumidos. Para evitar “susto” na conta, a Companhia Energética do Rio Grande do Norte (Cosern) dá dicas de como economizar energia.


Dentre as dicas aos consumidores, está a utilização de lâmpadas de LED em toda a casa, o aproveitamento da luz natural e atenção à temperatura do ar condicionado.


De acordo com a Aneel, não houve evolução na situação dos reservatórios das usinas hidrelétricas em relação ao mês anterior e, ainda que não haja risco de desabastecimento de energia elétrica, é preciso reforçar as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício.

Confira todas a dicas:


Adquira aparelhos elétricos eficientes (e use com eficiência):


Eletrodomésticos mais antigos costumam ser menos eficientes. Se puder, substitua-os por aparelhos mais novos e com selo PROCEL de eficiência energética. Isso irá ajudar muito na economia de energia e na redução das contas.


Desligue o computador se não for utilizá-lo dentro de uma hora


Algumas pessoas acham que deixar o computador ligado 24 horas consome menos energia do que ligá-lo e desligá-lo a cada uso, mas não funciona assim. Se as pausas entre os usos forem longas, de mais de uma hora, por exemplo, o ideal é desligar tudo. Se puder, opte por laptops, que costumam ser mais econômicos.


Fique de olho no carregador de celular


Não deixe o carregador de celular na tomada sozinho ou depois que o aparelho estiver completamente carregado. Mesmo por poucos instantes, ele consome energia elétrica.


Aproveite a luz natural


Além de ser confortável para os olhos, aproveitar a luz natural do dia ajuda a reduzir o desperdício de energia. Evite acender luzes em ambientes já naturalmente iluminados, dê preferência por lugares com janelas amplas e paredes claras.


Evite usar a função stand-by dos aparelhos


Nunca deixe os aparelhos ligados na tomada em “stand-by”, o famoso “modo espera” que permite ligar o equipamento diretamente. Prefira tirar o eletrodoméstico da tomada quando não estiver em uso, mesmo que você não ache prático. Neste caso, a comodidade não compensa o desperdício.


Escolha lâmpadas LED


Mesmo que as lâmpadas LED sejam mais caras, a economia de longo prazo compensa os custos iniciais porque elas duram mais. Dê preferência a lâmpadas LED para a cozinha, área de serviço e outros locais que fiquem com as luzes acesas mais de quatro horas por dia.


Utilize a função “timer” das TVs


O televisor é responsável por cerca de 5% a 15% do consumo total de uma residência, por isso, evite dormir com televisores ligados. Se você já sabe que costuma pegar no sono assistindo à televisão, utilize a função “timer” ou “sleep”, presente na maioria dos modelos e programe o aparelho para que ele desligue sozinho.


Estabilize a temperatura do ar condicionado


Para economizar energia, não é preciso sofrer e desligar o ar condicionado nesse calorão. Deixar o aparelho em uma temperatura estável refresca e ajuda a reduzir o valor das contas. Uma dica é regular o termostato para uma temperatura confortável, entre 23 e 25 graus.


A Cosern avisa ainda que, todas as obras e revisões em instalações elétricas devem ser feitas por um profissional capacitado.

G1.RN

fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário