terça-feira, 18 de setembro de 2012

Pílula anticoncepcional: mitos e verdades

De acordo com ginecologista e obstetra Denise Gomes (CRM- 117642), diretora da Plena Clínica, a pílula anticoncepcional deve ser tomada no mesmo horário todos os dias, respeitando o intervalo correto entre as cartelas. Se uma ou mais pílulas forem esquecidas por mais de 12 horas a proteção contraceptiva será reduzida.

Mudança de humor é culpa da pílula?

Mito! As mudanças hormonais típicas da menstruação causam muitas alterações do humor. A pílula é um excelente tratamento para isso, deixando o humor da mulher estável.


O anticoncepcional pode afetar o desejo sexual da mulher?
Verdade! A perda da libido pode ocorrer devido ao uso do anticoncepcional que interfere na concentração do hormônio testosterona. Caso você note esse sintoma, procure o seu médico para recomendar o que fazer diante a essa situação. 

Pode emendar duas cartelas para não menstruar?
Verdade! Algumas mulheres tomam uma cartela atrás da outra com o intuito de não menstruar, essa prática não interfere na eficácia do anticoncepcional. Caso você repita esse procedimento mais de uma vez, não se esqueça de avisar ao seu ginecologista na próxima consulta.

O uso da pílula pode causar celulite?
Mito!  A celulite está relacionada ao acúmulo de gordura e predisposição genética. Consulte com o seu médico se você perceber uma retenção de líquidos, pois o inchaço provoca sensações de que a celulite aumentou.

Quem toma a pílula por muito tempo tem dificuldade de engravidar?
Mito! O que pode acontecer com as mulheres que tomam o contraceptivo oral por muitos anos é demorar um pouco mais para engravidar, pois voltam a ovular em média após 3 meses da suspensão do método. “Devido ao uso prolongado do anticoncepcional os hormônios podem ficar acumulados nas células de gordura, liberando-os no organismo mesmo após parar de consumir. A infertilidade é menor entre as mulheres que consomem o anticoncepcional”, destaca a ginecologista Denise Gomes.

Pílula provoca acne?
Mito! As substâncias presentes no anticoncepcional ajudam a equilibrar os hormônios masculinos que provocam as espinhas. Em alguns casos, a pílula é até recomendada como tratamento para prevenir a acne e diminuir a oleosidade da pele.

E por último para matar a sua curiosidade de vez: pílula engorda?
Mito! Elas não engordam. Atualmente as novas pílulas apresentam baixa dosagem hormonal. Mas se você está sentindo o seu corpo pesado o motivo é outro e não pelo uso contínuo da pílula. Em alguns casos, o inchaço devido à retenção de líquido pode ser confundido com o ganho do peso.
Fonte: Yahoo Mulher.
materia do blog de genilza pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário