quarta-feira, 31 de julho de 2013

Seguro garante indenização a agricultores familiares


Seguro garante indenização a agricultores familiares

Foto: Ascom/MDA

Os agricultores que vão contratar o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) para o custeio da safra 2013/2014, é importante saber que além do crédito, o Governo Federal oferece mecanismo para assegurar a produção familiar em qualquer região do País. O Seguro da Agricultura Familiar (Seaf) é feito automaticamente no ato de contratação de custeio do Pronaf. O agricultor pode aderir à cobertura adicional para pagamento de prestações de financiamento de investimento do Programa.
O seguro garante 100% do valor financiado e mais uma parcela de renda até 65% da Receita Liquida Esperada do Empreendimento (RLE), limitada a R$ 7 mil. A indenização ocorre quando o agricultor tem perdas maiores que 30% causadas por seca, geada, granizo, chuva excessiva, vendaval, ventos frios, variação excessiva de temperatura e doenças provocadas por fungos ou pragas sem método difundido de combate, controle ou profilaxia.
“O Pronaf é um crédito seguro para o agricultor familiar. Ao fazer o financiamento do Pronaf, o produtor tem o amparo do Seguro da Agricultura Familiar. O seguro da agricultura familiar cobre a dívida junto ao banco e garante, inclusive, uma pequena renda quando a sua atividade é totalmente afetada”, explica o secretário da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), Valter Bianchini.
Para assegurar a cobertura do Seaf no ato da contratação, o produtor deve prestar atenção a alguns critérios pré-estabelecidos, tais como: apresentar a análise do solo da lavoura, observar o tipo de cultura mais adequada à sua região (zoneamento agrícola) e indicação ao banco para a realização de vistoria prévia, no caso de lavouras permanentes ou temporárias que estejam implantadas antes da liberação dos recursos. 

Confira os cuidados com a lavoura acessando aqui.
Acesse aqui para mais informações sobre o Seaf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário