sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Incra recepciona pauta de trabalhadores rurais no Rio Grande do Norte

31 10 reunião movimentos sociais rn - foto: Ascom Incra RNA Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RN) recebeu nesta quarta-feira (31) a comissão estadual formada por representantes de trabalhadores ruaias no estado. A reunião foi realizada na sede da autarquia, em Natal (RN), sendo coordenada pelo superintendente regional, Valmir Alves, o adjunto, Íbero Hipólito, e o chefe de Divisão de Obtenção, José Augusto Silva.

A reunião foi agendada após a realização de uma semana de mobilizações feitas pelo movimento. na última segunda-feira, centenas de famílias assentadas e acampadas montaram barracas nas instalações do Centro Administrativo, sede do Governo do Estado.
Na pauta apresentada ao Incra, constavam pedidos de ações referentes à atualização cadastral de famílias acampadas, liberação de crédito, vistorias de novas áreas para desapropriação e construção e recuperação de estradas. Também, a formação de turmas de alfabetização.

O primeiro assunto tratado se voltou para o cadastramento de famílias acampadas recentemente nos municípios de Carnaubais, região Oeste potiguar, e Extremoz, área metropolitana da Grande Natal. Sobre esse assunto, a Superintendência se comprometeu a atender o pleito.

Outro ponto abordado foi a realização de vistorias preliminares em imóveis passíveis de desapropriação. De acordo com a Divisão de Obtenção, o Incra está cumprindo cronograma estabelecido em reuniões anteriores com o movimento. Após as visitas técnicas e levantamento cartorial, foram identificadas quatro novas áreas que podem resultar desapropriação.

Três imóveis
A boa notícia ficou por conta da confirmação de que já existem três imóveis vistoriados e avaliados pelo Incra, com processo em estado avançado. O Incra/RN tem expectativa de que eles podem receber decreto presidencial por interesse social para fins de reforma agrária ainda este ano, o que irá beneficiar cerca de 300 famílias acampadas.

Como último ponto de pauta, o Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera) ganhou destaque com a confirmação de que o Incra/RN e o Movimento de Educação de Base (MEB) estão concluindo os ajuste para celebração de uma parceria que irá implantar curso de alfabetização de jovens e adultos (EJA).

Nenhum comentário:

Postar um comentário