quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Deixou-nos nosso amigo



Jean Carlos coordenava o Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), da ASA. | Foto: Arquivo ASACom
Na madrugada do dia 27 de janeiro de 2014, partiu nosso companheiro e amigo Jean Carlos de Andrade Medeiros. Partiu, mas vive nas mentes e nos corações de quem essa alma tocou.

Nos 6 anos que esteve no Programa 1 Milhão de Cisternas – P1MC, todos nós que tivemos a oportunidade de dividir espaços, lutas, decisões e até disputas com Jean Carlos colhemos sempre carinho, amor, compreensão, paciência, determinação, respeito e seriedade. Seja dentro de sua equipe, na AP1MC, com as equipes das Unidades Gestoras, a coordenação da Articulação Semiárido Brasileiro - ASA, membros das Comissões Municipais, as famílias mobilizadas no P1MC ou ainda com parceiros e financiadores, Jean sempre marcou aqueles com quem esteve por esses valores, e primordialmente pela consideração a qualquer pessoa que seja.

Nós que no dia-a-dia pudemos dividir o mesmo espaço de trabalho com Jean, temos clareza que não perdemos um colega, mas sim um amigo. Não nos deixou um coordenador, e sim um professor.

Jean Carlos costumava dizer que no P1MC nossas metas, são na verdade uma Missão: Contribuir na construção da dignidade do sertanejo do nosso Semiárido. Nascido em Jucurutu, semiárido Potiguar, ele sabia o que falava, não por conhecer o sofrimento do seu povo, mas por saber da capacidade e autonomia deste povo com quem tanto aprendeu.

Mergulhado no trabalho com o Programa, junto a todos que o constrói, nos chamava a atenção para nossa condição de privilegiados, por não vendermos nossa força de trabalho a uma empresa, mas por colocarmos essa força a disposição da luta das agricultoras e agricultores do Semiárido. Quem conheceu de perto esse homem, sabe que não dizia essas coisas apenas como forma de estimulo ou incentivo. Vive-as diariamente, em cada ação sua.

A nós que ficamos só nos resta seguir com essa Missão, fiéis aos aprendizados que Jean nos deixou. Missão essa que não abandonou nem em seu último dia de luta pela sua própria vida.
Jean Carlos presente! Na luta do povo, no coração da gente! 

* Assessor da Coordenação do Programa 1 Milhão de Cisternas Rurais

Nenhum comentário:

Postar um comentário