quarta-feira, 30 de abril de 2014

Comunidade sedia curso prático sobre construção de cisternas

Ranilson Saldanha | comunicador popular da ASA


Curso capacita pedreiros RN | Foto: Arquivo Sertão Verde
Cerca de 48 pessoas estão participando do curso prático para pedreiros que iniciou nesta segunda (28), na comunidade rural do Campo de Aviação, município de Campo Grande, Rio Grande Do Norte, onde estão sendo construídas 6 cisternas de 52.000 litros através do Programa Uma Terra e duas Águas (P1+2), da Articulação do Semiárido – ASA em parceria com o Governo Federal e execução do Núcleo Sertão Verde. Inicialmente as cisternas estão sendo feitas nas unidades produtivas familiares de Sr. Benone, Roberto de Nazareno, Luiz Azevedo, Pepeta e João Batista. Depois, as construções serão em outras famílias da comunidade e entorno num total de 304 tecnologias que serão construídas nos municípios de Campo Grande\RN, Caraúbas\RN e Portalegre\RN, no ano de 2014, através do referido convênio.
A construção com placas pré-moldadas é um método simples e barato que já se popularizou no Nordeste pelo seu efeito rápido e útil na melhoria do dia a dia das famílias do campo. Após a realização do curso, os participantes irão contribuir na construção de mais cerca de 300 cisternas que serão feitas nos municípios de Campo Grande, Caraúbas e Portalegre.  
Os benefícios destes “cisternões” são o armazenamento de um volume de água para apoiar as famílias rurais com água que servirá ao atendimento da necessidade das criações animais, plantios de hortas, fruteiras e os quintais produtivos. Por outro lado, o trabalho dos cisterneiros vai gerar trabalho e renda durante o período de 1 ano, tempo previsto no atual convênio.
 O P1+2 é um dos programas da ASA que defende a ideia de que é possível a convivência com o semiárido, mesmo com a existência de secas periódicas na região. A partir desta concepção tem sido possível o aumento do número de experiências bem sucedidas de famílias rurais produzindo, se alimentando e comercializando dentro desta estratégia de convivência com o semiárido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário