Ascom INCRA/RN
A Superintendência do Incra no Rio Grande do Norte (Incra/RN) recebeu nesta segunda (05) e terça (06) a comissão estadual do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). A reunião foi realizada na sede da autarquia, em Natal (RN), sendo coordenada pelo superintendente regional, Íbero Hipólito. Participaram também pelo Incra/RN o chefe de Divisão de Obtenção, José Augusto Silva, e o procurador federal, Adriano Vilar Villaça. Na ocasião a autarquia resltou, além de outros pontos, a ampliação da assistência técnica para os assentados no estado.
O encontro foi agendado após a realização da semana de jornada de luta feito pelo MST nos Territórios da Cidadania Terra dos Potiguaras e Mato Grande. Nestas regiões se concentra a maior parte das famílias acampadas no estado. A audiência serviu também para celebrar 25 anos de atuação do movimento no Estado.
Na pauta apresentada estão ações referentes à atualização cadastral de famílias acampadas; às vistorias de novas áreas para desapropriação; ao desenvolvimento de assentamentos rurais, à construção e recuperação de casas e À contratação de assistência técnica para áreas de reforma agrária.
Vistorias
O primeiro assunto tratado foi o pedido de realização de vistorias preliminares em imóveis passíveis de desapropriação. De acordo com a Divisão de Obtenção, o Incra está cumprindo um calendário preliminar, realizado por peritos agrários. Esses imóveis foram selecionados após o levantamento cartorial feito pela autarquia. Ficou acordado que até o final da semana o movimento apresentará uma relação com nome de imóveis passíveis de desapropriação.
Foi solicitado pela comissão estadual do MST o cadastramento das famílias acampadas recentemente nos municípios de Macaíba, de São Gonçalo do Amarante, de Barra de Maxaranguape, de Extremoz e de João Câmara. O objetivo é que as famílias possam receber cestas de alimentos dentro do programa de segurança alimentar. A Superintendência se comprometeu a atender a pedido.
Respondendo às demandas relativas ao desenvolvimento de assentamentos, o Incra assegurou a ampliação dos serviços de assistência técnica. Nos próximos dias, a superintendência regional da autarquia no estado se comprometeu em contratar três novas empresas para prestação de assistência técnica. São elas: o Centro de Estudos e Assessoria Aplicada ao Desenvolvimento (CEAAD), que atuará na região de Ipanguaçu; a Assessoria, Consultoria e Capacitação Técnica Orientada Sustentável (ATOS), com prestação de serviços nos assentamentos de Apodi e região e o Instituto de Debates Econômicos (IDE), que atenderá a Grande Natal.
Fonte: Página do INCRA
fonte do blog de jocelino dantas

Nenhum comentário:
Postar um comentário