segunda-feira, 30 de junho de 2014

MDA e Funai reafirmam parceria para promoção de assistência técnica



Foto: Ascom/MDA
A ampliação da oferta de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para as comunidades indígenas é uma prioridade no âmbito da parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e a Fundação Nacional do Índio (Funai). Nesse sentido, os dois órgãos do Governo Federal assinaram um acordo de cooperação técnica para fomentar a prestação dos serviços de Ater aos indígenas de todo o território nacional. O documento foi publicado no Diário Oficial da União, no último dia 18.
A partir do acordo, o MDA e a Funai ampliarão a capacidade de realizar chamadas públicas para seleção das entidades que prestarão os serviços de Ater aos indígenas.
Na avaliação do coordenador-geral de Políticas para Povos e Comunidades Tradicionais do MDA, Edmilton Cerqueira, a parceria entre os órgãos permitirá ao Governo Federal atender a crescente demanda dos povos indígenas de maneira mais adequada às suas reais especificidades. "Por meio da parceria, será possível, entre outros, ampliar o número de famílias indígenas beneficiadas pelas chamadas de Ater, atendendo a demanda pela prestação de um serviço de assistência técnica de qualidade, continuado e adequando às especificidades dos povos indígenas das diferentes regiões e biomas", destaca.
Entre os objetivos previstos no Acordo, estão a promoção do desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas e o apoio às iniciativas econômicas que priorizem as potencialidades e as vocações das comunidades.
A prestação dos serviços de Ater contempla a realização de visitas técnicas para identificação das necessidades e potencialidades de cada família, precedendo o devido acompanhamento periódico orientado. A ação visa garantir a segurança e soberania alimentar e nutricional das famílias, gerando renda e melhorando a qualidade de vida por meio da qualificação dos sistemas de produção de forma sustentável.

Roberta Paola
fonte do MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário