quarta-feira, 29 de abril de 2015

Dilma presente no 3º Festival da Juventude Rural



Nesta quarta-feira (29), 18 h,  a presidenta Dilma Rousseff  prestigia o 3º Festival da Juventude Rural, que reúne cinco mil jovens  brasileiros/as  e  da América Latina no Pavilhão  do Parque da Cidade em Brasília-DF.

  Jovens  do campo, da floresta e das águas debatem temas fundamentais para o país, como a luta por terra, políticas públicas e sucessão rural na América Latina. “Esta será uma grande oportunidade para fortalecer e tornar visíveis as reivindicações dos jovens do campo”, afirma o presidente da CONTAG, Alberto Broch.

Painéis temáticos de debates, atividades esportivas e noites culturais com música e apresentações artísticas fazem parte da programação do Festival, assim como um ato  pela Reforma Política na Esplanada dos Ministérios, no dia 30 de abril.  

Para a secretária de Jovens da CONTAG, Mazé Morais, o 3º Festival da Juventude Rural é um espaço para reafirmar à sociedade e aos governos latino-americanos a importância da juventude trabalhadora rural para a soberania e segurança alimentar do planeta, bem como, para o desenvolvimento sustentável do nosso país.

  Vale ressaltar que na abertura oficial do Festival, o Ministro do Desenvolvimento Agrária (MDA), Patrus Ananias, trouxe respostas à Carta Proposta  da Juventude Rural Brasileira e da América Latina.   Entre as  respostas demandadas pelos jovens do campo, da Floresta e das Águas  apresentadas  pelo Ministro do MDA ,  está o lançamento  do edital da Juventude Rural que estabelece a parceria entre o MDA, O BNDES e Fundação do Banco do Brasil. O edital tem como  finalidade destinar 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, beneficiamento ou comercialização de produtos Agrícolas e não Agrícolas; Prestação de serviços e Turismo Rural. Com a  atenção para valorização das questões de gênero e ao fortalecimento de práticas sustentáveis  e promoção da agroecologia e agrobiodiversidade, o edital permite a compra de bens tangíveis necessários á implantação e á execução dos projetos.

 Patrus Ananias ainda assinou  a segunda chamada de ATER voltadas especificamente para juventude  rural que deve atender toda demanda mapeada e qualificada pela CONTAG e vários movimentos sociais, que soma  um total de 102 milhões. São  cerca de 22.800 jovens, distribuídos em 23 estados, com foco na agroecologia. A chamada trabalha a extensão rural visando a promoção da autonomia e da emancipação dos/as jovens agricultores/as rurais, a organização produtiva, o acesso ás políticas públicas e o estímulo á sucessão rural.  

Em nome do Governo Federal o ministro do MDA também prometeu a juventude rural que até  o final do governo  da presidenta Dilma Rousseff, todos e todas que vivem debaixo da lona, ao todo cerca de 200 mil trabalhadores/as rurais serão assentados/as. Que a Reforma Agrária ampla e massiva, pilar do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS) e defendida em todas as ações estratégicas do MSTTR, pauta também presente do caderno de pauta da juventude rural do 3º Festival da Juventude Rural, deve ser consolidada ainda com o atual governo federal brasileiro. “É importante a presença do governo, pois em festivais anteriores nunca o governo federal se fez  presente para apresentar resposta ás nossas reivindicações. O anúncio feito pelo Ministro Patrus Ananias é recebido de forma comemorativa pela CONTAG  e suas instâncias, pois  tanto o edital que destina 5 milhões  do fundo social para projetos de cooperativas e associações de jovens voltados para Produção, assim como  anúncio da segunda chamada de ATER  e consolidação da Reforma Agrária, são sonhos se concretizando para o/a jovem do meio rural. Mesmo com tais conquistas, refletimos que precisamos muito mais para conquistar o campo, floresta e águas  que precisamos para garantir autonomia e dignidade para juventude rural” Mazé Morais, secretária de Juventude Rural da CONTAG.

FONTE: Assessoria Comunicação CONTAG- Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário