segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Quadro de seca se agrava e 17 municípios do RN estão em colapso


O número de cidades em colapso devido à escassez de água aumentou. Na última quinta-feira (26), a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte atualizou a situação dos municípios que sofrem com a seca e incluiu os municípios de Cruzeta e Jardim do Seridó na lista de cidades colapsadas.

Ao todo, 17 municípios do Rio Grande do Norte estão sem abastecimento da Caern e dependem de carro-pipa para serem receberem água.

A distribuição de água do município de Cruzeta estava sendo realizada via rodízio, mas o açude local secou e o abastecimento foi interrompido. Já o fornecimento em Jardim do Seridó foi interrompido após a captação de água no açude Passagem das Traíras se tornar totalmente inviável. 

Poços descobertos
De acordo com o secretário de Recursos Hídricos, Mairton França, o prefeito de Cruzeta sinalizou a Caern a existência de 10 poços que estavam submersos em um rio que atravessa a cidade. Os poços foram descobertos e foi verificado que quatro deles tinham água.

“Os poços foram encontrados após a baixa de nível do rio. Quatro poços deram vazão e a Caern irá fazer um estudo da qualidade da água existente no local. Eles são antigos e não há garantias de terem água de boa qualidade, mas na situação que vivemos, mesmo se não for uma água ideal para beber, esse conteúdo poderá ser aproveitado para outros fins”, disse.

Quadro da seca
De acordo com a Caern, 76 cidades do Estado estão sendo abastecidas através de rodízio, sendo 25 cidades localizadas na região do Alto Oeste potiguar, 11 na região Agreste, 12 na Central, 13 no Oeste e 16 no Seridó.

O colapso atingiu 10 cidades do Alto Oeste e sete40 no Seridó. Enquanto permanecer o colapso, a Caern manterá o faturamento suspenso e o abastecimento passa à responsabilidade das respectivas prefeituras junto a Defesa Civil do Estado e Exército que atendem a população, em caráter emergencial, por meio de carros-pipa.

As demais cidades que estão em colapso são: Acari, Antônio Martins, Carnaúba dos Dantas; Currais Novos, João Dias, Luiz Gomes, Paraná, Pilões, Rafael Fernandes, São Miguel, Tenente Ananias, Frutuoso Gomes, Timbaúba dos Batistas, Serrinha dos Pintos e Jardim de Piranhas.
fonte do blog de angicos news

Nenhum comentário:

Postar um comentário