terça-feira, 31 de janeiro de 2017

CONTAG apresenta para Confederação Nacional dos Municípios argumentos contra a retirada de direitos de trabalhadores(as) rurais







FOTO: Ascom Dep. Estadual Elton Weber


O presidente da CONTAG, Alberto Broch, e o presidente da FETAG-RS, Carlos Joel da Silva, reuniram-se hoje com o presidente da Confederação Nacional Dos Municípios, Paulo Ziulkoski, para apresentar argumentos contra a retirada de direitos de trabalhadores e trabalhadoras rurais proposta pela Reforma da Previdência apresentada pelo atual governo federal.

As aposentadorias e benefícios da Previdência Social são fundamentais para movimentar a economia do País e também significam uma poderosa política de redistribuição de renda: 68% dos benefícios da Previdência Social são destinados a municípios com até 50 mil habitantes. Em cerca de 71% dos municípios brasileiros, os valores transferidos pelos benefícios da Previdência Social são maiores que aqueles repassados pelo Fundo de Participação dos Municípios.

Caso a Reforma da Previdência seja aprovada tal como está, mais de três milhões de famílias serão retiradas do regime especial da Previdência Social. Isso significará um grande impacto nas economias da maior parte dos municípios brasileiros, e maior dificuldade de promover o desenvolvimento sustentável e solidário de nosso país.



“A luta precisa ser conjunta, porque o impacto dessa reforma não será apenas nos trabalhadores e trabalhadoras rurais: mais de 4 mil municípios brasileiros sofrerão com esse retrocesso”, afirmou Alberto Broch. Também participaram da reunião o deputado estadual do Rio Grande do Sul Elton Weber (PSB) e o presidente da federação dos municípios do Rio Grande do Sul, Luciano Silva.

De acordo com os participantes da reunião, houve o comprometimento por parte da CNM de elaborar um documento que será compartilhado com as prefeituras, onde será exposto o argumento da CONTAG para que os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais não sejam alterados.

“Apoio totalmente a demanda da CONTAG, e defendo que os trabalhadores e trabalhadoras rurais sejam tratados de maneira diferente pela Previdência Social devido a todas as especificidades do trabalho no campo, e também porque a retirada de direitos terá um grande impacto da distribuição de renda em nosso país”, afirmou o deputado estadual Elton Weber.



FONTE: Assessoria de Comunicação da CONTAG - Lívia Barreto e Barack Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário