segunda-feira, 26 de novembro de 2018

EVENTO >> I Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas

Nenhum texto alternativo automático disponível.

I Encontro Estadual dos Comitês de Bacias Hidrográficas do RN e VII Seminário de Gestão Ambiental - UERN/IFRN será realizado no período de 26 a 27 de novembro, no Auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - IFRN em Mossoró/RN.


O tema central do encontro discutirá como foco a Água, meio ambiente e o papel dos comitês de bacia para o desenvolvimento sustentável.


Um dos principais objetivos desse encontro é possibilitar aos Comitês de Bacias Hidrográficas seu fortalecimento e promoção da gestão integrada das águas, de forma participativa e descentralizada de modo a apontar para a sociedade a efetiva sustentabilidade dos recursos hídricos. O Fórum Potiguar pretende reunir representantes do Governo (Federal, Estadual, Municipal), Agência Nacional das Águas (ANA), Usuários, ONGs, Universidades e Institutos Técnicos para trocar de experiências exitosas de boa gestão dos recursos hídricos.


O Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é uma entidade que reúne, atualmente, os 04 comitês que atuam no estado do Rio Grande do Norte, a saber: os comitês estaduais do rio Apodi-Mossoró, do rio Pitimbu e do rio Ceará Mirim; e o comitê federal do rio Piancó-Piranhas-Açu. A realização do I Fórum Potiguar dos Comitês de Bacias Hidrográficas é um marco fundamental na afirmação simbólica da luta pela gestão participativa das águas do Rio Grande do Norte e uma meta anual a ser seguida a fim de possibilitar o encontro dos membros dos 04 comitês em meio a atividades como: palestras, mesas redondas, capacitações, reuniões, etc. Já o VII Seminário Temático de Gestão Ambiental é um evento tradicional da região Oeste Potiguar e conta com o apoio dos cursos de graduação em Gestão Ambiental da UERN e do IFRN.


O I Fórum Potiguar de Comitês de Bacias Hidrográficas terá como tema central: “Água, meio ambiente e o papel dos comitês de bacia para o desenvolvimento sustentável”, tendo como objetivo:


· Realizar debates sobre a conjuntura da gestão das águas no Rio Grande do Norte;
· Estabelecer metas conjuntas para os comitês de bacia do estado;
· Capacitar membros sobre os temas: água, meio ambiente e gestão participativa;
· Chamar a atenção da sociedade potiguar para a importância das discussões sobre o uso das águas por bacias hidrográficas;
· Articular com as universidades e com o ministério público parcerias de trabalho para a promoção do desenvolvimento sustentável das bacias hidrográficas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário