quinta-feira, 28 de março de 2019

ÁGUA GELADA FECHA VEIAS DO CORAÇÃO E PROVOCA INFARTO? TIRE SUAS DÚVIDAS



Você já deve ter visto nas redes sociais ou em algum grupo da família no WhatsApp um texto alertando que a água gelada é extremamente prejudicial à saúde. Ele diz que a bebida "fecha" quatro veias do coração, causa ataque cardíaco, "prende" a gordura no fígado e afeta as paredes internas do estômago e do intestino, inclusive originando câncer.



Ficou assustado? Mas será que alguma dessas informações é verdadeira? Nenhuma. Aliás, nem mesmo aquela velha história de que água gelada, ou qualquer líquido em temperatura mais baixa, provoca gripe, resfriado e dor de garganta procede --o que acontece, nestes casos, é que eles podem piorar o quadro se a pessoa já estiver com o agente causador, normalmente um vírus, instalado.


Por que água gelada não faz mal ao coração
Segundo os especialistas, a água gelada não influencia em nada o fluxo das artérias coronarianas. Ou seja, ela não tem capacidade de comprimir ou entupir as veias e nem acarreta infarto.
Alguns dos principais fatores de risco para essa e outras doenças cardiovasculares são tabagismo, sedentarismo, obesidade, má alimentação, colesterol alto, hipertensão, diabetes, estresse e histórico familiar. Em alguns casos, processos inflamatórios, como gripe e enterovirose, também são o gatilho.
Vale salientar que, apesar de incomum, algumas pessoas apresentam sensibilidade à água gelada. Dessa forma, quando a ingerem, pode ocorrer um estímulo do nervo vago (ou pneumogástrico), provocando queda de pressão e dos batimentos cardíacos e sensação de tontura e mal-estar.
Água gelada prende gordura no fígado?
Mais uma informação infundada do texto sobre a água gelada é a de que ela "prende" gordura no fígado. Grande bobagem, e por dois motivos. O primeiro é a que a bebida nem passa por este órgão ao ser tomada --seu percurso natural é atravessar o esôfago e o estômago e ser absorvida pelas paredes do intestino delgado, de onde segue pela corrente sanguínea até chegar aos rins.
O segundo é que a esteatose hepática, patologia conhecida popularmente como gordura no fígado, é resultante de fatores que nada têm a ver com a água, seja ela da temperatura que for. Eles são divididos em alcoólicos (consumo excessivo de álcool) e não alcoólicos (obesidade, sedentarismo, aumento de triglicerídeos, má alimentação, uso incorreto ou exagero de determinados medicamentos como corticoide e estrógeno, diabetes, colesterol alto, hipertensão e inflamação crônica do fígado).
Leia mais direto do UOL
fonte do blog de venha ver noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário