sexta-feira, 24 de julho de 2020

Nuvem de gafanhotos está próxima do Uruguai e diminui distância para o Brasil


Segundo o Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa), a praga está a 20 km do Uruguai e a 100 km de Barra do Quaraí (RS)
Gafanhoto encontrado na Argentina

O Uruguai aumentou o alerta para um possível ingresso no País da nuvem de gafanhotos localizada na província argentina de Entre Ríos. Isso porque, com temperaturas mais altas na Argentina desde a última sexta-feira (17/7), a praga tem se movimentando e está nas redondezas da cidade de Federación, a 20 quilômetros do Uruguai.
Segundo informações do Serviço Nacional de Sanidade e Qualidade Agroalimentar da Argentina (Senasa) repassadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a nuvem se encontra a 100 quilômetros de Barra do Quaraí (RS), a menor distância para o Brasil desde o final de maio.
Baseada na previsão meteorológica argentina, a Direção Geral de Serviços Agrícolas (DGSA), órgão do Ministério da Agricultura do Uruguai, disse nesta terça-feira (21/7) que são esperados ventos vindos da região nordeste e um aumento da temperatura na área onde a nuvem está localizada nas próximas 48 horas, o que pode favorecer novos movimentos dos insetos. “Com uma queda de temperatura, os ventos devem girar para o sul/sudoeste. Essas condições favoreceriam o deslocamento da praga para o sul”, afirmou a DGSA.

fonte do blog de nossa terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário