sexta-feira, 9 de outubro de 2020

ELEIÇÕES E CIDADANIA >> Encontro de Incidência Política nas Eleições 2020





No dia 02 de outubro de 2020, a Articulação do Semiárido Potiguar – Asa Potiguar, realizou, através da plataforma ZOOM, o Encontro de Incidência Política da Agricultura Familiar para a Convivência no Semiárido nas Eleições 2020. Participaram dessa atividade, além de candidatos e candidatas ao executivo e ao legislativo, representantes de entidades de ATER, Unidades Gestoras da ASA, Coordenações das Microrregionais, Sindicatos e Representantes de Grupos. A live foi amplamente divulgada nas redes sociais e transmitida ao vivo pelo canal do Youtube da Asa Potiguar. Esse encontro teve como mediador Marcírio Lemos, coordenador da ASA no Rio Grande do Norte.

Neneide Lima, Coordenadora da Rede Xique Xique, reafirmou a importância das organizações da sociedade civil estarem unidas na defesa de uma plataforma que atenda diretamente a Agricultura Familiar e as experiências de Agroecologia e Economia Solidária, já em curso.

Marialda Moura (pesquisadora da ANA), destacou que a experiência da Pesquisa-ação, realizada pela Articulação Nacional da Agroecologia – ANA e demonstrou que as experiências mais exitosas identificadas na pesquisa, foram aquelas em que os espaços de democracia participativa foram valorizados; que uma politica publica para ter efetividade precisa ser garantida como politica de Estado, sendo isso possível com a aprovação de Leis Municipais e Estaduais.

A Deputada Isolda Dantas (PT), candidata a prefeita de Mossoró, ressaltou a importância de fortalecer os movimentos sociais, traduzindo suas pautas em segurança jurídica. Que a criação de Leis é fundamental, porém, se faz necessário a cobrança dos movimentos sociais para que essas leis possam ser cumpridas.

O Deputado Francisco do PT, integrante da Frente Parlamentar de defesa da Agricultura Familiar e presidente da Frente Parlamentar das Águas, ressaltou a importância das Tecnologias Sociais de Convivência com o Semiárido, sobretudo no período de estiagem.

Divaneide Basílio, vereadora em Natal (PT) e candidata a reeleição, enfatizou a importância da realização de ações do/a vereador/a no estímulo ao desenvolvimento de práticas agroecológicas, além da importância das leis e a fiscalização.

Para finalizar, o Ex. Prefeito e candidato no município de Santana do Seridó, Adriano Gomes, trouxe o tema do Saneamento Básico e a importância do Reuso de Água, sendo para ele, uma pauta de máxima urgência no semiárido.

Durante o encontro de Incidência Política, houve a participação especial de agricultores e agricultoras que apresentaram a importância das politicas publicas em sua vida e a consequência e importância do voto, D. Ilma Maria (sttr Caraúbas), Golinha (Sítio do Góis – Apodi), Moneide (Agricultora de Governador Dix Sept Rosado) e Ana Neris (agricultora de São Rafael).

Acesse o canal da ASA Potiguar para assistir a live: https://youtu.be/N_kNI-JwsMw

fonte do blog de lajes do cabugi

Nenhum comentário:

Postar um comentário