quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Serviço na maior barragem do RN pode reduzir abastecimento de água em 16 cidades, diz Caern




Intervenção acontece entre esta sexta (13) e a próxima terça-feira (17) na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves. Caern pede que população faça uso racional neste período. Barragem Armando Ribeiro Gonçalves em 2019: parede do reservatório fica em Itajá, na região Oeste potiguar

Bruno Andrade

Um serviço que será realizado na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, maior reservatório do Rio Grande do Norte, pode reduzir o abastecimento em 16 cidades do estado entre sexta (13) e terça-feira (17).

Segundo a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), o motivo é o fechamento das comportas da barragem neste período, o que foi comunicado pela Agência Nacional de Águas (ANA).

A obra estava prevista inicialmente para outubro, mas foi adiada para este mês de novembro. Os municípios que podem ser afetados são:

Mossoró

Serra do Mel

Assú

Pendências

Macau

Guamaré

Alto do Rodrigues

Carnaubais

Angicos

Fernando Pedroza

Pedro Avelino

Lajes

Caiçara do Rio dos Ventos

Pedra Preta

Jardim de Angicos

Riachuelo

As comunidades de Cachoeira do Sapo e de Mulungu também podem ter o abastecimento reduzido.

Para evitar a perda no fornecimento, a Central Geradora Hidrelétrica (CGH) liberou a água da Armando Ribeiro Gonçalves nesses dias anteriores à parada e também está liberando através do açude Mendubim.

O objetivo é garantir água nas áreas de captação da Caern, enquanto o serviço estiver sendo realizado.

Apesar disso, a Caern informou que durante o serviço, que vai durar cinco dias, pode haver imprevistos que reduzam a oferta de água. Por isso, o órgão pede que a população faça uso racional da água.

Quando as comportas forem reabertas, haverá liberação de água nos dias subsequentes ao serviço, também para regularizar a quantidade de água nas captações.

Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário