terça-feira, 3 de março de 2020

Oficina Nacional de Planejamento das Ações das Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares do Sistema CONTAG







FOTO: Comunicação CONTAG- César Ramos


Com os objetivos de planejar as Oficinas de Base da Marcha das Margaridas, elaborar projeto de sistematização da Marcha 2019, e definir encaminhamentos concretos para efetivação da Pauta Interna da Marcha, iniciou nesta segunda-feira(02) e vai até quarta-feira (04), no centro de Formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), a Oficina Nacional de Planejamento das Ações das Mulheres Trabalhadoras Rurais Agricultoras Familiares do Sistema CONTAG.

“Aqui é um lugar seguro, de compartilharmos coletivamente nossos anseios e sonhos... São esses sonhos que nos impulsionarão para mesmo diante deste atual momento desafiador que atravessa o país com a retirada de direitos da classe trabalhadora, sobretudo das mulheres, e o aumento da violência e do feminicídio, a seguirmos de forma coletiva na luta por um Brasil com soberania popular, democracia, justiça e livre de violência”, destacou na abertura da Oficina, a secretária de Mulheres da CONTAG e coordenadora Geral da Marcha das Margaridas 2019, Mazé Morais.

Mazé ainda reforçou a importância de continuar a luta conjunta por uma maior participação das mulheres nas eleições de 2020 e pediu um grande empenho das Margaridas nas ações descentralizadas do 8 de março - Dia Internacional da Mulher.

“Que a nossa ‘rememória’ dos caminhos percorridos rumo e durante a Marcha das Margaridas 2019 nos impulsione a estarmos presentes nas Eleições municipais de 2020 e a participarmos da agenda do 8 de março. Que a partir dos nossos lugares e realidades façamos um grande Dia Internacional da Mulher, façamos um Brasil com mulher na política e decidindo os rumos do Brasil ”, destacou Mazé.

Além dos objetivos específicos da Oficina e da participação nas Eleições 2020 e nos atos do 8 de março, as mais de 50 dirigentes sindicais que compõem a Comissão Nacional de Mulheres Trabalhadoras Rurais (CNMTR) e as coletoras da Marcha das Margaridas 2019 (mulheres da Rede de educadores e educadoras populares da Escola Nacional de Formação da CONTAG-ENFOC, e do Comitê de Mulheres do Distrito Federal), ainda conversam e traçam estratégias de participação na Conferência Nacional de Segurança e Soberania Alimentar, no Encontro Feminista, na Ação da Marcha Mundial de Mulheres, no 4º Festival Nacional da Juventude Rural e no Grito da Terra Brasil 2020.

Ao final da Oficina serão estabelecidos os compromissos referentes à agenda de luta interna e externa das mulheres rurais.



FONTE: Comunicação CONTAG- Barack Fernandes


Nenhum comentário:

Postar um comentário