quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Processo Seletivo para professores da EAJ: inscrições terminam nesta sexta-feira (2)


As inscrições para seleção de professores de cursos técnicos da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ) em parceria com a Rede e-Tec Brasil terminam nesta sexta-feira (2).

A participação no processo seletivo deve ser consolidada com a entrega da ficha de inscrição e da documentação no Setor Pedagógico da Coordenação Geral do e-Tec, localizada no antigo prédio da direção da EAJ em Macaíba, da 8 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Os requisitos mínimos para participação no processo seletivo são diploma de nível técnico ou superior na área do curso e comprovante de experiência de, no mínimo, um ano de docência.

As vagas são para os cursos técnicos em Administração, Agroindústria, Agronegócio, Contabilidade, Cooperativismo, Finanças, Logística, Manutenção e Suporte em Informática, Qualidade, Química e Redes de Computadores.

Os candidatos serão selecionados por região para atuação nos polos de Acari, Apodi, Caraúbas, Areia Branca, Assú, Caicó, Ceará-Mirim, Ceará-Mirim (Assentamento Rosário), Currais Novos, Goianinha, Ipanguaçu, Itajá, Jaçanã, João Câmara, Lajes, Macaíba, Macau, Martins, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Santa Cruz, São Gonçalo do Amarante, São João do Sabugi, São José de Mipibu, São Paulo do Potengi, Touros e Vera Cruz.

Mais informações em www.etec.eaj.ufrn.br na seção Processos Seletivos, edital 003/2018.
fonte do blog de angicos noticias

UM PEDIDO DE AJUDA EM VERSO DE PROSA:Cidadão de Angicos pede ajuda para fazer cirurgia

Cidadão de Angicos pede ajuda para fazer cirurgia urgente e não perder a visão.

Pai de dois filhos, seu João Batista dos Santos, de 49 anos de idade vendedor de tapioca e verdura do município de Angicos está precisando se submeter a uma cirurgia de catarata urgentemente para não perder a visão.

“Joãozinho do Amor” como é popularmente conhecido, procurou a redação do Blog Angicos Notícias para pedir a cooperação da população para que a cirurgia que ele tanto almeja seja feita. Ele reside à Rua Nadi Ribeiro, nº 4, Bairro Alto da Esperança próximo ao Mercadinho União.

Seu João conta que vem sofrendo com esse problema há 4 anos, no entanto, há 6 meses a situação se agravou ainda mais. Ele já enxerga com dificuldade. Ao procurar um dos PSF’s do município, o médico solicitou em regime de urgência um exame oftalmológico para constatar a gravidade do seu caso. Será necessário fazer uma cirurgia. Devido à longa fila para atendimento e cirurgia no Sistema Único de Saúde (SUS), e decorrente o alto custo deste procedimento, Joãozinho pede a ajuda de todos.

“Quanto mais demoro em ser operado, mais a cegueira se desenvolve. Eu venho pedir encarecidamente o apoio de cada um. Toda ajuda será bem-vinda. Preciso dessa cirurgia para não perder totalmente a visão. Quem puder me ajudar, ficarei eternamente grato. Deus lhe ajudará ainda mais”, relata.

Aqueles que puderem ajudar ‘Joãozinho do Amor’ podem entrar em contato pelos telefones: (84) 99440-1027 ou (84) 99650-1033.
fonte do blog de angicos noticias

PALMA FORRAGEIRA - Agricultores de Angicos, Lajes e Afonso Bezerra foram beneficiados com distribuição de palmas








O Prefeito de Angicos, Deusdete Gomes de Barros, o Secretário de Agricultura, Ivan de França, e representantes da EMATER, STTR e Apasa, participaram na manhã desta quarta-feira 31, do projeto "PALMA FORRAGEIRA" que atendeu aos municípios da região, como Angicos, São Rafael, Lajes e Afonso Bezerra.


Este projeto veio beneficiar aos agricultores da região através do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e da Pesca -SAPE, com a distribuição de raquetes de palmas forrageiras para agricultores do Rio Grande do Norte.

A ação tem como principal objetivo amenizar os efeitos da seca que perduram por seis anos no Estado, promovendo condições à população de convivência no campo. A distribuição das palmas para plantio nas propriedades de agricultores tem sido muito bem aceita e solicitada pelos municípios. A Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (EMPARN), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater) e o Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária o RN (IDIARN), órgãos vinculados a SAPE, participam diretamente de toda ação oferecendo suporte logístico, assistência técnica e extensão rural aos produtores.

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Angicos
fonte do blog de angicos noticias

PADRE SEVERINO NETO, completa 7 anos a frente da Paróquia de São José, em ANGICOS


Na noite dessa quarta-feira, 30, o padre Severino Neto presidiu Missa em ação de graças pelos seus 7 anos à frente da Paróquia de São José, que compreende os municípios de Angicos e Fernando Pedroza. 

Em celebração presidida pelo então arcebispo de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, no dia 30 de janeiro de 2011, o Padre Severino tomava posse como administrador da Paróquia de São José dos Angicos, logo após a transferência de padre Vicente Fernandes para a paróquia santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz. Das mãos do atual arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, padre Severino recebeu a provisão de pároco. 



Nestes 7 anos o padre Severino tem cativado a todos os paroquianos angicanos e pedrozenses com sua dedicação e amor pelo povo de Deus. Como destaque de seu trabalho está a reorganização territorial, de modo especial para a zona rural, onde o mesmo tem se empenhado em levar a Palavra de Deus para as camadas mais distantes do território sede do município.



Dando ênfase para a construção das capelas nas comunidades rurais do Cabugi; Riacho do Prato e Rio Velho; do Centro Pastoral Mons. Pinto, em Fernando Pedroza; reforma do altar da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Alto da Esperança, em Angicos. Além claro, de tantos outros serviços pastorais que o padre Severino tem realizado nestas duas cidades.



Na noite de ontem, muitos paroquianos e agentes de pastorais se fizeram presentes para celebrar os sete anos de padre Severino à frente da paróquia, presente também como concelebrante, o vigário paroquial, padre Gilmar Victor. Ao final da missa foi entregue o Plano de Pastoral Paroquial Anual, aos coordenadores de setores, pastorais, movimentos e obras pontifícias. 

FOTOS: Pascom Angicos
fonte do blog de tribuna do cabugi

CONTAG contribui com desenvolvimento de ferramenta da Repórter Brasil que avalia comportamento socioambiental de parlamentares







FOTO: Arte: Fabrício Martins



Pelo menos 313 deputados federais, ou 61% da Câmara, têm atuação parlamentar desfavorável à agenda socioambiental. Eles votam e elaboram projetos que têm impacto negativo para o meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores do campo.

Os dados são resultado de levantamento que levou em conta 14 votações nominais e 131 projetos de lei nessa área. Para medir se os projetos e proposições teriam impacto negativo ou positivo, oito organizações do setor socioambiental foram chamadas para fazer uma avaliação de mérito desses projetos. O cruzamento de dados faz parte do Ruralômetro, ferramenta jornalística para consulta sobre os deputados federais produzida pela Repórter Brasil.

Cada deputado foi pontuado dentro de uma escala equivalente ao que seria a temperatura corporal: de 36⁰C a 42⁰C. Quanto pior avaliado, mais alta a sua temperatura – podendo atingir níveis de febre.

Entre os febris, há ministros, ex-ministros, além de pré-candidatos. Dos 313 deputados que tiveram comportamento legislativo desfavorável à agenda socioambiental, quase a metade (49%) é da Frente Parlamentar Agropecuária, a bancada ruralista. Mas nem todos os ruralistas estão mal avaliados.

Há 35 membros da bancada com atuações parlamentares avaliadas como favoráveis à agenda socioambiental. Entre eles, está o deputado Augusto Carvalho (SD-DF), com 36,2°C. Ele é autor do Projeto de Lei 324/2007 que proíbe a administração pública de comprar móveis de madeira rara ou extraída ilegalmente, projeto considerado como favorável pelas organizações avaliadoras.

O deputado pior avaliado é o presidente da bancada ruralista, Nilson Leitão (PSDB-MT), com febre de 42⁰C. Leitão é autor de oito projetos de lei desfavoráveis ao meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores rurais. Entre eles, está o polêmico projeto de lei 6442/2016, que permite o pagamento de trabalhadores rurais com comida e moradia.

Ainda entre os febris, estão o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB-MS), com 40°C e o ministro dos Esportes, Leonardo Picciani (MDB-RJ), com 40,2°C. O pré-candidato à presidência Jair Bolsonaro (PSC-RJ) tem 38,7⁰C e o aspirante ao governo de São Paulo, Celso Russomanno (PRB-SP), 39,8⁰C.

As entidades consultadas foram o Instituto Socioambiental, a Comissão Pastoral da Terra, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) e dos Trabalhadores Assalariados Rurais (CONTAR), o Conselho Indigenista Missionário, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional, o Greenpeace e a Fundação Abrinq.

Entre os partidos, quatro têm 100% do quadro febril: MDB, PEN, PHS, PSL. Eles são seguidos por PSD e DEM, com 94% e 89% dos seus políticos com febre, respectivamente. O PSDB tem 75% dos seus deputados federais com mais do que 37,4⁰C.Em alguns casos, a pontuação do partido pode ser explicada pelo seu posicionamento como oposição ou situação ao governo. O PT, por exemplo, teve todos os seus deputados avaliados com temperatura saudável nessa legislatura.

Entre os Estados, o maior percentual de deputados febris está em Goiás, com 88% dos seus representantes com mais de 37,4⁰C. Seguido por Mato Grosso, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, todos com 87% dos deputados febris.

O ministro Carlos Marun informou, por meio de nota, que como deputado pautou seus “votos pela garantia do Estado de Direito” e que sempre defendeu o bioma Pantanal. O Ministério dos Esportes afirmou que “parece que o levantamento comete um equívoco ao colocar no mesmo patamar de análise deputados que estão no exercício do mandato, enquanto o ministro [Picciani] licenciou-se em maio de 2016 para assumir o Ministério do Esporte.”

Russomanno disse que “procura sempre representar o interesse público, o que inclui defesa do meio ambiente, direitos indígenas, quilombolas”. A assessoria de deputado Bolsonaro informou que ele não responderia por estar em recesso.

A Repórter Brasil entrou em contato com os 13 deputados que têm febre acima de 41°. Nilson Leitão, assim como outros nove deputados pior pontuados pelo Ruralômetro, não respondeu aos pedidos de entrevista e nem às perguntas enviadas.

Relação com financiadores

Além da pontuação dos deputados, o Ruralômetro mostra quem recebeu financiamento de campanha, em 2014, de empresas autuadas pelo Ibama ou que foram flagrados com trabalho escravo. Segundo o levantamento, 57% dos eleitos receberam, ao todo, R$ 58,9 milhões em doações de empresas autuadas pelo Ibama por cometerem infrações ambientais. Outros 10% foram financiados com R$ 3,5 milhões doados por empresas autuadas por trabalho escravo.

Para o professor de Ética e Filosofia da Unicamp, Roberto Romano, o estudo revela uma estreita relação entre empresas financiadoras de campanhas e a atuação parlamentar dos deputados. “Trata-se do sucesso de setores interessados, tanto em termos econômicos quanto sociais, em conseguir no Congresso avanços para o seu grupo”, analisa.

Um exemplo que ilustra a análise do pesquisador é o caso do deputado Antônio Balhmann (PDT-CE), eleito em 2014 mas que se licenciou no ano seguinte para assumir um cargo no governo do Ceará. O político recebeu doação eleitoral oficial de R$ 20 mil da produtora de frutas Agrícola Famosa, alvo de uma ação civil pública do Ministério Público Federal que proíbe a empresa de pulverizar agrotóxicos na Chapada do Apodi. Poucos meses após eleito, o deputado elaborou um projeto de lei que regulamenta o uso de agrotóxicos em plantações não tradicionais, o que inclui produtoras de frutas.

O ex-deputado afirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o projeto não estimula o uso de agrotóxicos, mas cria legislação e regulamenta o setor. O político, no entanto, reconheceu que, ao elaborar o PL, tinha interesse de “ajudar os produtores de fruticultura com seus problemas e regulamentar e controlar suas atividades.”

“Quando analisamos os projetos de lei no Congresso, vemos que não são projetos que pensam o Brasil, mas pelo menos 40% deles são dedicados a defender interesses de setores específicos”, avalia Andréa Freitas, cientista política e professora da Unicamp. “Não é ruim que tenhamos dentro do Congresso alguém defendendo os ruralistas ou os comerciantes, mas seria importante que tivéssemos representantes defendendo com igual força os pequenos produtores ou os consumidores”.

Votações desde 2015

Nesta legislatura, 2017 foi o ano campeão em votações desfavoráveis ao meio ambiente. Em meados do ano passado, a Câmara dos Deputados aprovou três polêmicas medidas provisórias que geraram reação de ambientalistas e até de celebridades. Duas delas reduzem a área protegida de Jamanxim, um parque nacional na Amazônia paraense, e a outra amplia o programa de regularização fundiária, que ficou conhecida como ‘MP da Grilagem’. As medidas, segundo organizações de defesa do meio ambiente, devem aumentar o desmatamento e os conflitos no campo.

Um detalhe: as três medidas provisórias foram editadas pelo presidente Michel Temer às vésperas do Natal de 2016 e aprovadas pela Câmara dentro do prazo previsto para que não perdessem validade. No caso Jamanxim, a modelo Gisele Bündchen pediu no Twitter que Temer vetasse as medidas. O presidente seguiu parcialmente os conselhos da modelo: vetou artigos das MPs, mas enviou ao Congresso projeto de lei com conteúdo similar.

“A agenda ruralista ganhou mais poder nos últimos anos, o que coincide com a representação dela no Executivo. Antes, tínhamos o Executivo exercendo uma contra-força”, analisa Adriana Ramos, coordenadora do programa de política e direito socioambiental do ISA (Instituto Socioambiental).

Na questão trabalhista, sob o mandato de Temer, houve duas votações consideradas por organizações de defesa de trabalhadores rurais como desfavoráveis: terceirização e reforma trabalhista. Porém, no governo Dilma, o Executivo também editou medidas provisórias, depois aprovadas pela Câmara, que retiram direito dos trabalhadores. Caso, por exemplo, da restrição ao seguro-desemprego e da redução do acesso à pensão por morte do INSS.

Essas são algumas das 14 votações que constam na base de dados do Ruralômetro. O estudo considerou apenas votações desta legislatura que têm algum tipo de impacto socioambiental onde houve votação nominal, em que os deputados registram seu voto.

Projetos de lei

Dos 131 projetos de lei cujos autores são deputados eleitos em 2014 que constam na base de dados do Ruralômetro, 87 foram classificados como desfavoráveis e 44 como favoráveis. 26 deles alteram o processo de demarcação de terras indígenas ou pedem a suspensão da homologação de comunidades regularizadas. Outros seis considerados desfavoráveis tratam de mudança nas regras de licenciamento ambiental e três facilitam a liberação de agrotóxicos.

Há ainda um projeto defendido pela bancada ruralista que libera o porte de arma para trabalhadores ou proprietários de áreas rurais e uma Proposta de Emenda à Constituição que permite e regula compra de terras por estrangeiros.

Segundo os analistas ouvidos, para entender o fenômeno em questão é preciso diferenciar a agenda do agronegócio e do ruralismo – entendido como um setor que se preocupa menos com a produtividade, e mais com a propriedade sobre a terra.

“É uma forma antiga de se pensar o ambiente rural, mais ligada à questão fundiária, à apropriação da terra”, afirma a cientista política Andréa Freitas. Para ela, há uma relação direta entre ser ruralista e atuar favoravelmente a projetos que flexibilizam a questão ambiental. “Há pouca preocupação com a preservação da água, do solo”.

O coordenador de Direito de Propriedade da Frente Parlamentar Agropecuária, Jerônimo Goergen, afirma que a principal bandeira da bancada é “defender quem produz no Brasil”, mas reconhece que a questão da propriedade sobre a terra é uma prioridade. “Das defesas da FPA, a questão fundiária é sem dúvida uma prioridade. Mas como um direito, como uma segurança jurídica”, comentou.
FONTE: Repórter Brasil

FESTÃO EM AFONSO BEZERRA - NÃO PECAM

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, texto

Polo Angicos do Instituto Metrópole Digital faz seleção para bolsista de apoio técnico



O Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte lança edital para a seleção de aluno bolsista de apoio técnico e administrativo, para atuação no Polo Angicos do IMD. Segundo realese da instituição de ensino na Capital do Estado, está sendo ofertada uma vaga para alunos do Curso Técnico em Tecnologia da Informação.

As inscrições serão abertas no período de 29 de janeiro a dois de fevereiro e deverão ser efetuadas pelo candidato, mediante o envio do currículo, comprovante de matrícula e histórico para o e-mail escritorio.angicos@imd.ufrn.br.

Veja edital AQUI
fonte do blog de robson cabugi

PARAÍBA REGISTRA CINCO CASOS DE FEBRE AMARELA


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), divulgou, nesta segunda-feira (29), o Boletim Informativo da Febre Amarela Nº01, que abrange o período de 1º até 29 de janeiro de 2018.
Até a Semana Epidemiológica 04/2018 foram registrados cinco casos de Febre Amarela na Paraíba, sendo todos em pessoas com histórico de viagem para áreas com transmissão da doença nos últimos 15 dias (São Paulo, Goiás, Minhas Gerais e Rio de Janeiro).
Dos casos registrados, quatro foram em João Pessoa e um em Alagoa Grande. A SES ressalta que os casos seguem em investigação, aguardando resultados de exames laboratoriais e investigação epidemiológica.
Robson Pires
fonte do blog de venha ver noticias

Governo do Estado inicia distribuição de palma forrageira a agricultores, em Angicos será na quarta feira, dia 31 na APASA



O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do RN (Sape/RN), inicia nesta terça-feira (30), a distribuição de raquetes de palma forrageira para agricultores potiguares.

A ação tem como principal objetivo amenizar os efeitos da seca que se intensificou no estado nos últimos sete anos, promovendo condições à população de convivência no campo.

Para aquisição das palmas foram investidos R$ 724 mil, pelo Programa Governo Cidadão, com recursos do Acordo de Empréstimo com o Banco Mundial, esclarece informação da assessoria de imprensa da Secretaria, na capital do estado.

Ao todo serão distribuídas 2,7 milhões de raquetes de palma forrageira dos tipos Orelha de Elefante Mexicana e Miúda, espécies mais resistentes à praga cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae).

Inicialmente será feita a entrega de 1,4 milhão de unidades, que beneficiarão cerca de 1.700 produtores rurais das regionais de Assú, Mossoró, Caicó e Pau dos Ferros.

Em uma segunda etapa, outras 1,3 milhão de raquetes serão repassadas, assim que o processo licitatório for finalizado, o que deverá ocorrer em breve.

De Acordo com o calendário divulgado a distribuição de palma forrageira para agricultores em Angicos será realizada na quarta feira, dia 31 de janeiro a partir das 8 horas da manhã na sede da Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos (APASA).
PROJETO PALMA FORRAGEIRA
30/01/2018 (TERÇA-FEIRA) 31/01/2018 (QUARTA-FEIRA) 01/02/2018 (QUINTA-FEIRA)
8H – IPANGUAÇU [REGIONAL ASSÚ] – LOCAL: ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DA EMPARN, RN 118, KM 10; 8H – ANGICOS [REGIONAL ASSÚ] – LOCAL: APASA, RUA PROJETADA, 328; 10H – ALEXANDRIA [REGIONAL PAU DOS FERROS] – LOCAL: CLUBE MUNICIPAL;
15H – MOSSORÓ [REGIONAL MOSSORÓ] – LOCAL: REGIONAL DE AGRICULTURA, BR 404, KM 0, AEROPORTO. 15H – CAICÓ [REGIONAL CAICÓ] – LOCAL: REGIONAL DE AGRICULTURA, BR 427, KM 97. 14H – SÃO MIGUEL [REGIONAL PAU DOS FERROS] – LOCAL: CENTRO DE TREINAMENTO EMATER, RN 117, ZONA RURAL.
fonte do blog de angicos  news

Educação: Matrículas do Projovem estão abertas até o dia 28 de fevereiro





Os interessados em concluir o ensino fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho podem se inscrever no Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), criado pelo Ministério da Educação.

No total, serão ofertadas 43 mil vagas na modalidade Urbano e outras 11 mil na Campo, por meio das secretarias de Educação estaduais e municipais.

Os interessados devem se matricular, pela internet, até 28 de fevereiro e as aulas têm início previsto para março, descreve informação da assessoria de imprensa do Ministério da Educação.

A iniciativa do Governo Federal beneficia jovens de 18 a 29 anos que saibam ler e escrever e dá a oportunidade para que eles terminem o ensino fundamental.

Coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), o Projovem é um mecanismo de promoção da igualdade, por meio de uma estratégia de prevenção e combate à discriminação no ensino.

Os cursos, com duração entre 18 e 24 meses – respectivamente nas modalidades Urbano e Campo –, buscam a educação fundamental e a qualificação profissional inicial.

Blog Pauta Aberta;

fonte do blog de angicos news

Após Justiça mandar corrigir edital, Governo do RN suspende concurso da Polícia Militar






O Governo do RN suspendeu o concurso da Polícia Militar. A decisão se deu após a Justiça determinar a correção e republicação do edital. A suspensão do edital foi publicada no Diário Oficial do Estado desta terça (30). O DOE não traz a informação sobre quando o processo será retomado.


O edital do concurso da PM foi publicado no dia 16 de janeiro. As incrições começaram em 17 de janeiro e seguiriam até 8 de fevereiro. A prova objetiva estava prevista para 4 de março.


O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) apontou irregularidades no edital do concurso e entrou com um mandado de segurança pedindo alterações e a republicação do edital em caráter de urgência. O juiz Francisco Seráphico da Nóbrega Coutinho, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal, acatou o pedido e determinou a republicação do edital.


Segundo o MP, o edital apresenta irregularidades no que se refere ao requisitos para investidura no cargo, infringindo a Lei Complementar nº 613, de 3 de janeiro de 2018, que entrará em vigor no próximo dia 4 de abril, data em que o concurso público ainda não estará encerrado.


Outra irregularidade encontrada no edital do concurso da PM é relativa às fases do certame. Composto de cinco etapas (prova objetiva, exame de saúde, investigação social, exame de avaliação do condicionamento físico e curso de formação), a seleção não conta com avaliação psicológica, já prevista na nova lei. O mandado de segurança também requer a inclusão desse requisito.


De acordo com a procuradora adjunta do Estado, Eloísa Guerreiro, o Governo vai recorrer da decisão da Justiça que determina as retificações no edital. A procuradora afirma que somente após o resultado desse recurso o Poder Executivo vai se posicionar sobre o que fará com relação ao certame.

G1.RN;

fonte do blog de angicos news

Aneel propõe reajuste de 14,88% nas tarifas da Cosern; medida pode valer em abril





A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) propôs um reajuste médio de 14,88% nas tarifas da Cosern. Para consumidores conectados em alta tensão, o aumento seria de 16,18%, e para a baixa tensão, de 14,35%.

A proposta de reajuste diz respeito ao quarto ciclo de revisão tarifária da companhia, processo que é feito de quatro em quatro anos com o objetivo de manter o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.

O processo ficará aberto em audiência pública entre os dias 31 de janeiro e 17 de março, com sessão presencial em 14 de março, em Natal. Se aprovadas, as novas tarifas valem a partir de 22 de abril.

A empresa atende a 1,4 milhão de unidades consumidoras em 167 municípios no Rio Grande do Norte. A Cosern pertence ao grupo Neoenergia.

Fonte: ANEEL;

fonte do blog de angicos news

HENRIQUE ALVES AVALIA SER CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL



POLITICA





Não é brincadeira, uma fonte segura do Blog do Primo informou que o ex-ministro do Turismo e ex-presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, que está preso, estuda fortemente a possibilidade de ser candidato na eleição deste ano no ‘Acordo Lava Jato’ com Carlos Eduardo Alves, Garibaldi Alves Filho e José Agripino Maia. Henrique Alves avalia disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados.


O fato dele está preso sob decretação de uma prisão preventiva, decorrente de medidas cautelares, não suspende seus direitos políticos. Advogados de Henrique Alves afirmam que mesmo ele sendo condenado em primeira instância antes da eleição, não haverá tempo para ele ser condenado em segunda instância, que, neste caso, impediria sua candidatura.


Os recursos são muitos, advogados de Henrique Alves garantem que ele estará legalmente apto para disputar a eleição, e caso seja eleito, o processo continuará, mas sem impedir dele exercer o mandato. Seus advogados esperam que as medidas cautelares sejam revogadas até o mês de abril.


Uma equipe de marqueteiros já está estudando seu marketing, que deverá apresentar depoimentos de testemunhas dos processos inocentando Henrique – o slogan já tem uma sugestão ‘O povo vai fazer justiça’, numa referência ao slogan ‘o povo fala por ele’ que ele utilizou na eleição de 1998 quando perdeu a voz em decorrência por causa de uma cirurgia nas cordas vocais.


Blog do Primo
fonte do blog de angicos verdade

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

PRF inaugura Unidade Operacional no Rio Grande do Norte



Postado por Verônica Rodrigues






Com discurso de investimento e fortalecimento das estruturas de fiscalização no nordeste, o Diretor-Geral da PRF inaugurou na sexta-feira, 26 de janeiro, a nova Unidade Operacional da PRF em Mossoró, Rio Grande do Norte. A nova UOP substituirá a antiga que funcionava em trecho 10 km distante desta nova e tinha estrutura ultrapassada e que não era suficiente para a demanda e atribuições da PRF.
A cerimônia, acompanhada também pelo Corregedor-Geral da PRF, Célio Constantino, pelo Assessor Nacional de Comunicação Social, Diego Brandão, e pelo Superintendente Regional da PRF no Rio Grande do Norte, Marcelo Montenegro, foi marcada também por homenagem ao PRF Francisco de Freitas Nogueira, falecido em acidente com viatura policial. Além da unidade ganhar o nome de Unidade Operacional Francisco de Freitas Nogueira, houve homenagem durante descerramento de placa de inauguração à esposa e filho do policial, presentes na cerimônia.
De acordo com Renato Dias, “a inauguração é importante pois mostra a intenção da PRF e do Governo Federal em investir ainda mais na segurança na região nordeste do país”. O Diretor-geral reforçou em seu discurso a necessidade de mobilização e consciência de todos para a valorização das forças policiais.
O Superintendente regional da PRF no RN, Marcelo Montenegro reforçou a mensagem do Diretor-Geral, enfatizando que “as questões de efetivo e infraestrutura são lutas constantes e diárias para a administração e que temos vencido, com paciência e profissionalismo”.


Acesse a Postagem Original: http://blogdobg.com.br/#ixzz55ahT9weI

MISTER TEEN ANGICOS 2018, ESTÁ COM INSCRIÇÕES ABERTAS!


A beleza está nos olhos de quem a vê





A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.


Podemos viajar por todo o mundo em busca do que é belo, mas se já não o trouxermos conosco, nunca o encontraremos.
A beleza está nos olhos de quem a vê.


Começou as inscrições para o jovem mais belo de nossa cidade, Mister Teen Angicos 2018, de uma passadinha na Vip Academia e faça sua inscrição.


Jovens entre 15 e 18 anos, belo, inteligente e descolado.


Fonte: Angicos Vip
fonte do blog de angicos verdade

Terceiro repasse do FPM de janeiro será liberado nesta terça-feira, dia 30





Nesta terça-feira (30) as prefeituras brasileiras receberão mais um repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Relativo ao terceiro decêndio do mês, o montante totaliza R$ 2,657 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).

Em valores brutos, o repasse é de R$ 3,321 bilhões, registra informação publicada pelo portal virtual da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A equipe de Estudos Técnicos da Confederação fez uma análise dos valores relativos ao terceiro decêndio de 2017.

Segundo os dados, o FPM apresentou uma redução de -0,87% em termos nominais, ou seja, sem considerar os efeitos da inflação. Se considerada, a queda do FPM vai para -3,34%.

Juntos, os três repasses do Fundo em janeiro deste ano somaram R$ 8,079 bilhões, frente aos R$ 7,618 bilhões de 2017.

O aumento foi de 6,05% nominal. Quando incorporada aos cálculos, a inflação puxa o percentual para baixo, totalizando 3,4% de crescimento no período.

Mesmo com a queda do terceiro decêndio, a CNM lembra que os primeiros repasses de 2018 foram maiores do que no ano anterior.

Para a entidade é um sinal positivo, pois demonstra um esboço de melhora na arrecadação do país.

Blog Pauta Aberta;

r2 web a melhor internet da região

R2WebLogonova

Comitê em defesa da democracia e de Lula é lançado em Angicos


Partidos de esquerda, centrais sindicais e movimentos sociais lançaram na noite deste sábado (27/01), nas dependências da Câmara Municipal de Angicos, o “Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de Lula ser candidato”.

O objetivo é estabelecer um diálogo com as bases do partido e também com a sociedade, sobre a importância da retomada dos direitos da população e da garantia de que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva possa se candidatar nas eleições de 2018.

O ato contou a participação de militantes dos partidos nanicos do município, entre os quais; PT, PC do B e PSOL. O Deputado Fernando Mineiro [PT] compareceu ao movimento e ressaltou que diversas cidades aderiram à iniciativa.

O evento na Câmara Municipal contou ainda com a presença do vereador comunista e santanense João Corcino e o ex-vereador Junior De Chicola de Angicos também do PCdoB 

Segundo militantes do movimento, a abertura dos comitês é uma das estratégias centrais para denunciar a perseguição política, jurídica e midiática a Lula.

Mais de 80 comitês populares foram criados no Rio Grande do Norte, desde a condenação do ex-presidente na segunda instância pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 4º região, em Porto Alegre, o processo é referente ao “Triplex do Guarujá”. 
fonte do blog de angicos noticias

Vídeo: Domingo com chuva boa em Angicos


fonte do blog de angicos  noticias

Condenação sem provas e seletividade da justiça colocam em xeque a isenção e imparcialidade do Judiciário brasileiro







FOTO: Ricardo Stuckert



O resultado do julgamento do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva na 8ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) nesta quarta-feira (24), em Porto Alegre/RS, por unanimidade, e com o aumento da pena de 9 anos e 6 meses para 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, sem a apresentação de provas e contra as provas produzidas no processo por sua defesa, confirma a tese de que foi um julgamento político, com o objetivo claro de impedir a candidatura de Lula à Presidência da República neste ano.

E não é só a candidatura de Lula que está em jogo. A elite do empresariado deseja ampliar o retrocesso iniciado com o golpe de Estado de 2016, com o impedimento da presidenta Dilma Rousseff, seguido pelo desmonte das políticas públicas e de ministérios estratégicos, como o MDA, da Previdência Social e da Secretaria de Políticas para as Mulheres, por exemplo. A próxima tentativa será a aprovação da “reforma” da Previdência.

Quarta-feira (24), durante grande manifestação em São Paulo, após o julgamento, novamente Lula afirmou não ser o dono do triplex, alvo da investigação. “Estou condenado, outra vez, por um apartamento que não tenho. Se me condenaram, me deem pelo menos o apartamento. Aí justifica! Já pedi para o Boulos mandar o MTST ocupar aquele apartamento Já que é meu, ocupem!”, ironiza Lula por conta da condenação injusta, baseada apenas em indícios a partir de delações premiadas.

A própria sentença do julgamento em 1ª instância reconheceu inexistirem provas de propina OAS/Petrobrás destinada a Lula (Ação Penal nº 5046512-94.2016.4.04.7000/PR, Despacho/Decisão Embargos, pag. 06, item 3.g., 3º parágrafo). Mas, mesmo assim, Lula foi condenado. Uma demonstração de que a justiça não está sendo isenta e imparcial com o ex-presidente é o exemplo do julgamento do ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo (PSDB), envolvido no esquema de corrupção mais conhecido como “o mensalão mineiro”. Da data da denúncia oferecida pela Procuradoria-Geral da República até a decisão no Tribunal de Justiça de Minas Gerais se passaram 10 anos. É um caso idêntico ao do ex-presidente Lula, pois os dois processos foram julgados em primeira instância. A diferença é a celeridade no caso do Lula e a demora no outro.

O presidente nacional da CTB, Adilson Araújo, lembra que é fundamental compreender que o ataque a Lula é, na verdade, uma ofensiva muito forte contra tudo que se conquistou a partir da vitória política do campo democrático popular no Brasil desde 2003. “É contra todo um ciclo de mudanças que impactou a melhora de vida de nosso povo, sobretudo o povo pobre, mais carente, que mais necessitam”, disse Adilson em nota divulgada no Portal da CTB.

A nota oficial da CUT também reforça a necessidade de fortalecer a luta contra a retirada de direitos. “Embora estejam empenhados em destruir os direitos dos trabalhadores e de seus representantes, eles ainda não conseguiram acabar com a aposentadoria dos brasileiros. Em 2017, conseguimos barrar a aprovação da ‘reforma’ da Previdência com a maior greve da história, em 28 de abril. E, vamos parar o Brasil novamente no dia 19 de fevereiro se eles insistirem em colocar em votação a reforma da Previdência”, destaca a nota.

A agricultura familiar também sente os impactos do fim de um governo popular, que priorizava a classe trabalhadora e a produção de alimentos pelos agricultores e agricultoras familiares. “Diminuíram os investimentos em educação e saúde com a PEC do Teto; aprovaram a reforma trabalhista, que precariza as relações de trabalho; diminuíram o orçamento para a agricultura familiar em 2018, inviabilizando a execução de vários programas e políticas; e agora querem nos excluir do sistema previdenciário. Precisamos reagir a essa perseguição contra a classe trabalhadora e contra os movimentos sindical e sociais”, destaca o presidente da CONTAG, Aristides Santos.

PRÓXIMOS PASSOS

O advogado do ex-presidente Lula, Cristiano Zanin Martins, disse que “a defesa vai se utilizar de todos os meios legalmente previstos para impugnar a sentença porque a decisão condenou uma pessoa que não praticou crime”.

Como a condenação no TRF-4 foi por unanimidade, existem grandes chances de tentarem impedir uma eventual candidatura de Lula à Presidência da República, baseada na Lei da Ficha Limpa. No entanto, o PT lançou oficialmente nesta quinta-feira (25) a candidatura de Lula durante a reunião da Executiva Nacional do partido.

A CONTAG também convoca as suas bases para intensificar a luta contra o desmonte das políticas, contra as desigualdades e pelo garantia do estado democrático de direito.

ENTENDA MAIS SOBRE O CASO

O julgamento do processo contra o ex-presidente Lula no TRF 4ª Região, nesta quarta-feira (24), rompeu com a obrigação legal de a acusação ter o ônus da prova contra o acusado e apresentá-la com clareza, a vista de todos.

1 - A compra de uma cota junto a uma cooperativa habitacional, em 2005, de um apartamento de 82 m2 em Guarujá (SP), se tornou base da acusação de que Marisa e Lula estariam escondendo, desde 2005, que receberiam um apartamento triplex, da empresa OAS – que só assumiu a obra do prédio em 2009. A acusação diz que teria havido prática de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

2 – Para que o processo fosse julgado pelo juiz Moro, a acusação afirmou que o caso envolveria três contratos da OAS com a Petrobras.

3 – Essa tese foi desmentida pelo próprio juiz, no processo: "jamais afirmou, na sentença ou em lugar algum, que os valores obtidos pela construtora OAS nos contratos com a Petrobras foram utilizados para pagamento da vantagem indevida para o ex-presidente".

4 - A acusação do crime de corrupção passiva, por lei, precisa identificar se o agente público recebeu vantagem indevida pelo uso da função pública. Isso implica afirmar - com clareza e provas – qual o ato de ofício foi praticado pelo agente público e qual a vantagem que ele recebeu.

5 – Na sentença, os fatos, em resumo, são descritos assim: a) – Lula praticou atos de ofícios indeterminados para favorecer a OAS em 2009; b) Em contrapartida, a OAS deu a ele o apartamento triplex em 2014. O imóvel sempre esteve em nome e em posse da OAS. A principal prova foi o depoimento do executivo da OAS, que é réu do mesmo processo, e fez essa declaração buscando negociar vantagens em delação premiada, junto ao Ministério Público.

As provas que constam no processo mostram com clareza que Lula não é proprietário nem possuidor do apartamento. Mostram com clareza que a OAS é proprietária do imóvel, tem benefício de financiamento garantido pelo imóvel, que está penhorado em Brasília para garantir dívidas da OAS.

Tudo, como ocorrido, resta claro o propósito de negar a Lula o devido processo legal com o propósito único de retira-lo da disputa eleitoral de 2018 e interferir nas eleições para a Presidência do País.


FONTE: Assessoria da CONTAG - Verônica Tozzi e Ricardo Farani

sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

ANGICOS REALIZA DEBATES SOBRE SANEAMENTO BASICO NA ZONA RURAL E ZONA URBANO

Durante esta semana a equipe da gestão municipal esteve na zona rural de angicos e tambem na zona urbana, realizando palestras e debates sobre o saneamento basico do municipio, e contou com a participação do STTR, onde teve a participação de agricultores e pessoas em geral que sofrem com o dia dia sem saneamento em suas residencias a muitos anos.
Nestes percussos teve varias contribuições para que este saneamento basico venha com  mais força para a zona rural, e que possa ser um PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BASICO perfeito, que venha ajudar a população carente, e que todos precisam se empenhar nesta ação,  onde o prazo final é de 20 anos para sua conclusão.
ao final de cada evento, foi realizado alguns questionarios que vai ajudar no plano municipal de saneamento basico de angicos.
fotos das reuniões de base.

comunidade riacho do  prato

comunidade cabubi

debates 

o prefeito em sua fala  mostra a importancia do saneamento na zona rural  e 
zona urbana

apresentação de videos

comunidade rio velho

palestrante da empresa start = Lula

comunidade cabugi


representante da comunidade rio velho - NI
fala da importancia desta ação para o municipio

na camara municipal

debate na camara municipal

respondendo o questionario durante o evento