quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019
DNIT/RN: Instituição confirma desvio de tráfego na Reta Tabajara nesta quinta-feira
Imagem: Assessoria/Reprodução
A superintendência regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no RN (DNIT/RN) informa aos usuários da BR-304 e à população em geral que, a partir das 7h da manhã desta quinta-feira (28) haverá um desvio no tráfego naquela rodovia, na altura do km 281, com duração aproximada de seis horas.
A intervenção faz-se necessária para que seja feita a concretagem do viaduto que está sendo construído no local, o qual é parte integrante das obras de duplicação da Reta Tabajara, em andamento, diz texto enviado à imprensa pela assessoria de comunicação do órgão federal.
Informa ainda que após a realização dos serviços, o tráfego voltará ao seu fluxo normal.
fonte do blog de pauta aberta
Seara/RN: Secretaria estadual assina Termo de Cooperação com a Rede Xique Xique
Imagem: Divulgação
Para dar suporte técnico e logístico ao projetoMulheres em Rede, a Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária do RN (Seara/RN) irá assinar Termo de Cooperação com a Associação de Comercialização Solidária Xique Xique nesta quinta- feira (28), em Mossoró.
O evento será realizado no Teatro Lauro Monte Filho, às 10h, diz a informação antecipada pela assessoria de imprensa do Governo do Estado.
A assinatura do Termo de Cooperação com a Rede Xique Xique tem por objeto oferecer apoio técnico e auxílio logístico para cooperar com o desenvolvimento das ações do projeto Mulheres em Rede: fortalecendo a auto-organização, produção, comercialização e autonomia socioeconômica nos processos de comercialização, inserção dos produtos oriundos da agricultura familiar no mercado, acompanhamento das atividades de formação, e da certificação participativa da produção orgânica.
As atividades que serão desenvolvidas no projeto serão de produção agroecológica, comercialização e implantação de tecnologias sociais de convivência com o semiárido, tais como o sistema de reuso de água, banco de sementes crioulas e energia solar.
A realização terá vigência de 12 meses, podendo ser prorrogado em caso de interesse entre as duas instituições, e será executado nos municípios de Mossoró, São Miguel, São Miguel do Gostoso, Apodi, Messias Targino, Janduís, Baraúna, Grossos, Tibau e Governador Dix- sept Rosado.
O titular da Secretaria, Alexandre lima, projeta que as ações do projeto possam chegar aos mais de 300 agricultores familiares que serão beneficiados.
fonte do blog de pauta aberta
APASA-ENERGIA SOLAR
A Associação dos Pequenos Produtores do Sertão do Cabugi - APASA, vai ser beneficiada com um projeto do programa estadual "GOVERNO CIDADÃO" recursos do Banco Mundial, para instalação de energia solar, em suas instalações. O projeto visa beneficiar a Associação, que tem um custo enorme de energia, para atender a produção de leite beneficiado e produtos similares. Para se ter uma ideia, a APASA gasta mais de 10 mil reais com energia a COSERN e apos a implantação do projeto, este custo deverá cair em aproximadamente 80%. Foi uma luta de toda a diretoria da APASA, que tendo a frente o seu presidente Marcone Angicano, atendeu todos os requezitos do programa. E mais uma conquista da Associação em prol de seus associados.
fonte do blog de nossa terra
fonte do blog de nossa terra
Empresa prestadora de serviços da Cosern está recebendo currículos para o cargo de Auxiliar de serviços gerais em Angicos
A empresa Control ( prestadora de serviços da Cosern), está oferecendo uma vaga em Angicos para auxiliar de serviços gerais.
Os interessados em participar dessa seleção deverão enviar currículo para o e-mail: patricia.silva@control.eng.br e aguardar que receberão o resultado por parte da empresa.
Os interessados em participar dessa seleção deverão enviar currículo para o e-mail: patricia.silva@control.eng.br e aguardar que receberão o resultado por parte da empresa.
fonte do blog de angicos news
Paróquia divulga “Programação Oficial da Festa de São José 2019”
A Paróquia de São José dos Angicos, que compreende os municípios de Angicos e Fernando Pedroza, tendo como pároco, padre Jailton da Silva Soares, divulgou na tarde desta quarta-feira (27), a programação oficial dos festejos alusivos religioso e sócio-cultural da “Festa de São José 2019”.
A festa ocorre de 09 a 19 de março com missas, novenas, confissões, adoração ao Santíssimo Sacramento, Ofício e Terço de São José, e a tradicional procissão de São José, que este ano foi modificada o horário, que pela primeira vez, a imagem do santo padroeiro percorrerá as ruas e avenidas da cidade somente após a Santa Missa.
Outra modificação importante dentro dos festejos foi a Carreata de Abertura que este ano sairá da comunidade rural do Riacho do Prato, percorrendo a BR 304, os bairros, ruas e avenidas da cidade até a Igreja Matriz, onde acontecerá a bênção dos carros, motos, motoristas e motocicletas, e por fim, o hasteamento das bandeiras e o Cerimonial de Abertura da Festa.
Na parte sócio-cultural teremos shows artísticos e culturais, pedalada, cavalgada, corrida, cavalgada, eventos esportivos, encontros de sanfoneiros, de filarmônicas e sarau poéticos, além de outras atividades organizadas pela Prefeitura Municipal de Angicos e parceiros.
Por fim, no dia 19, ocorre o encerramento da Festa de São José com a tradicional procissão. Como de costume nas primeiras horas do dia, às 06 horas, acontece a primeira celebração presidida pelo padre Jailton Soares. Já às 09 horas acontece a solene concelebração eucarística presidida por sua excelência reverendíssimo arcebispo metropolitano, Dom Jaime Vieira Rocha. Para a programação vespertina deste ano também no dia 19, vale lembrar que a imagem do nosso padroeiro somente chegará à praça da Matriz no início da Santa Missa de encerramento, presidida pelo arcebispo emérito, Dom Matias, onde seguido o rito de encerramento da celebração eucarística, iniciará a procissão de São José.
A Festa de São José 2019 traz como tema “São José, modelo admirável de santidade para os nossos tempos”.
Confira programação completa da Festa de São José 2019
PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA
09/03 – SÁBADO 18h - Abertura da festa com procissão motorizada de São José, saindo da Comunidade de Riacho do Prato para a Igreja Matriz;. 19h - Bênçãos dos carros e motos, Cerimonial de Abertura, Benção e Reentronização das imagens dos Sagrados Corações de Jesus e Maria; PRESIDENTE: Pe. Jailton da Silva Soares NOITEIROS: Motoristas, Motociclistas, Devotos e afilhados de São José.
10/03- I DOMINGO DA QUARESMA 07h – Santa Missa na Igreja Matriz; 08h – Celebração dos Batizados na Igreja Matriz (A preparação para pais e padrinhos acontecerá em 28/02/2019, às 19h30min, no Centro Pastoral); 12h – Ofício de São José; 16h – Santa Missa em Fernando Pedroza; 19h – Novena – Tema: O Chamado universal à santidade (GE 10-13) – Retorno das Capelinhas peregrinas de São José; PRESIDENTE: Pe. Jailton da Silva Soares NOITEIROS: Infância e Juventude Missionária, ECC, Pastoral Familiar, Cidade de Fernando Pedroza e afilhados de São José.
11/03 - segunda-feira 06h– Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: A Santidade: uma obra da Graça (GE 52-56); Presidente: Padre João Batista Nunes Filho – Pároco de Nossa Senhora da Conceição de Macau-RN; NOITEIROS: Confraria de São José – Macau-RN, RCC, Coroinhas, Conselho Tutelar, Conselhos Pastoral e Administrativo, Secretaria Municipal de Saúde, Agentes de Saúde, Postos de Saúde, Hospital Municipal de Angicos e afilhados de São José.
12/03 – Terça-feira 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: A caridade é o cumprimento perfeito da lei (GE 60-62); Presidente: Padre Antônio Marinho da Silva Neto NOITEIROS: Secretaria de Agricultura, Agricultores, Sindicato Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindspan, APASA, Idosos, Comunidades Rurais e afilhados de São José.
13/03 – Quarta-feira 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: Santidade e alegria (GE 112-121); Presidente: Padre Antônio Gomes da Silva NOITEIROS: Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Correios, CAERN, Casa Lotérica, CDL, Comerciantes e afilhados de São José.
14/03 – Quinta-feira 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: Em oração constante (GE 147 -157); Presidente: Padre Shirleno Sharlisson de Oliveira NOITEIROS: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Cultura e Lazer, DIREC, Escolas Municipais, Estaduais, Particulares, UFERSA, APAE, Pastoral da Catequese, Pastoral do Batismo, Ministros da Sagrada Comunhão e afilhados de São José.
15/03 – Sexta-feira 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 8h – Santa Missa com Unção dos Enfermos; 09 às 12h – Atendimento das Confissões Presidente: Pe. Pedro da Cunha Júnio; 12h – Ofício de São José; 15 às 17h – Atendimento das Confissões; 19h – Novena – Tema: Os Santos: amigos de Deus, nossos intercessores (GE 4); Presidente: Pe. Josino Raimundo da Silva NOITEIROS: Artesãos, Câmara Municipal, Fórum Municipal, Promotoria Pública, Cartório Único Luiz Silva, Polícia Militar e Civil, Apostolado da Oração e afilhados de São José.
16/03 – Sábado 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: Santidade e lógica da Cruz (GE 174-177); Presidente: Pe. Newton Coelho de Oliveira NOITEIROS: Movimentos Marianos: Terço dos Homens, Terço das Crianças, Legião de Maria, Mãe Rainha e afilhados de São José.
17/03 – II DOMINGO DA QUARESMA 07h – Santa Missa na Igreja Matriz; 10h – Fundação dos “Peregrinos de São José” 12h – Ofício de São José; 16h – Santa Missa em Fernando Pedroza; 19h – Novena – Tema: Felizes os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados (GE 77-79); Presidente: Padre Vicente Fernandes NOITEIROS: Pastoral da Sobriedade, Pastoral da Criança, PASCOM, Pastoal do Dízimo, Blogueiros, FM 104,9 e afilhados de São José.
18/03 – Segunda-Feira 06h – Santa Missa na Igreja Matriz; 12h – Ofício de São José; 19h – Novena – Tema: São José, modelo admirável de santidade para as nossas famílias Presidente: Padre Robson Paulo de Oliveira NOITEIROS: Prefeitura Municipal, Secretaria de Ação Social, INSS, Angicanos não residentes, SESC, Fecomércio, Afilhados, Padrinhos e madrinhas das flores e colaboradores da festa.
19/03 – Terça-feira – SOLENIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA E PATRONO UNIVERSAL DA SANTA IGREJA 06h – Missa dos devotos de São José - Presidente: Pe. Jailton da Silva Soares. 09h – Missa Solene - Presidente: Dom Jaime Vieira Rocha (Arcebispo Metropolitano de Natal– RN). 16h – Missa de Encerramento - Presidente: Dom Matias Patrício de Macêdo (Arcebispo Emérito de Natal – RN). 17h30min – Solene Procissão do glorioso São José, seguida de arriamento das bandeiras encerrando a festa deste ano de 2019.
Itinerário da Procissão: Igreja Matriz, Rua José Horácio, Rua Gamaliel Martins Bezerra, Rua Francisco Guilherme Teixeira de Souza, Rua Raimundo Miguel da Cunha, Rua Vereador José Alves, Rua Vicente Barbosa, Rua Vicente Germano Guilherme, Rua Pref. Pedro Moura de Vasconcelos, Igreja Matriz.
A Paróquia solicita aos que moram ao longo do percurso da procissão que, conforme a criatividade e devoção de cada um, ornamentem suas ruas e casas para acolher a passagem da querida imagem de São José.
PROGRAMAÇÃO SÓCIO-CULTURAL - 2019
● 10 de março (Domingo) – 8h – 2ª pedalada de São José saindo do Largo da Matriz; 21h - Largo da Matriz - Concurso a mais bela voz I
● 11 de março (Segunda-feira) - 21h – Largo da Matriz - Concurso a mais bela voz II
● 12 de março (Terça-feira) – 21h -Largo da Matriz - Encontro de Sanfoneiros;
•13 de março (Quarta feira) – 21h - Largo da Matriz - Encontro de Filarmônicas;
• 14 de março (Quinta-feira) – 21h- Largo da Matriz - Sarau Poético;
• 15 de março (Sexta feira) – 21h -Largo da Matriz - Encontro de violeiros; • 16 de março (Sábado) – 16h - II Maratona Monsenhor Pinto 21h – Show no Clube Municipal;
• 17 de março (Domingo) – 07h30min - X Cavalgada saindo do prédio da Teodoro Guincho na BR 304, a partir das 11h forró pé de serra com ...
• 18 de março (Segunda-feira) – Largo da Matriz - 21h – Show com ...
• 19 de março (Segunda feira) - 18:00h - V Festival de Prêmios entre amigos da Paróquia de São José dos Angicos, em frente a Igreja Matriz.
Pascom Angicos
Pascom Angicos
fonte do blog de tribuna do cabugi
DIREITOS HUMANOS >> Mais de 500 mulheres são agredidas por hora no Brasil, revela pesquisa
Levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública estima que mais de 16 milhões de mulheres, cerca de 27,35% das brasileiras, sofreram algum tipo de violência durante o ano passado. De acordo com a pesquisa, 536 mulheres são agredidas por hora no país, sendo que 177 sofrem espancamento.
A pesquisa do Instituto Datafolha ouviu 2.084 pessoas em 2018. Mais da metade (52%) das entrevistadas declarou que não procurou ajuda após as agressões; 15% falaram sobre o assunto com a família; 10% fizeram denúncia em delegacias da Mulher; 8% procuraram delegacias comuns; 8% procuraram a igreja e 5% ligaram para o telefone 190 da Polícia Militar.
A violência foi cometida, em 76,4% dos casos, por conhecidos, como cônjuge (23,9%), ex-cônjuge (15,2%), irmãos (4,9%), amigos (6,3%) e pais (7,2%).
Os números indicam que o grupo mais vulnerável está entre os 16 e os 24 anos, pois 66% das mulheres nessa faixa etária sofreram algum tipo de assédio. Na faixa dos 25 aos 34 anos, o índice é de 54% e, dos 35 aos 44 anos, de 33%.
O assédio, que, segundo a pesquisa, atingiu 37% das mulheres, aparece em forma de cantadas ou comentários desrespeitosos ao andar na rua (32%), cantadas ou comentários desrespeitosos no ambiente de trabalho (11,46%) e assédio físico no transporte público (7,78%).
Em casas noturnas, 6,24% das mulheres disseram que foram abordadas de maneira agressiva, com alguém tocando seu corpo; 5,02% foram agarradas ou beijadas à força e 3,34% relataram tentativas de abuso por estarem embriagadas.
Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2019-02/mais-de-500-mulheres-sao-agredidas-por-hora-no-brasil-revela
fonte do blog de lajes do cabugi
sábado, 23 de fevereiro de 2019
Marinha abre 960 vagas de nível médio para fuzileiros navais
O Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais abriu 960 vagas no Concurso de Admissão às turmas I e II de 2020 do Curso de Formação de Soldados Fuzileiros Navais, com possibilidade de promoção até a graduação de Suboficial ao longo da carreira.
As inscrições estarão abertas entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março e poderão ser realizadas pelo site ou presencialmente, nos endereços listados no edital.
Para concorrer às vagas, é preciso ser brasileiro do sexo masculino, com idade de no mínimo 18 e no máximo 21 anos em 1º de janeiro de 2020, e ter o ensino médio completo.
Em Angicos, peças e manutenção para o seu carro é na GF AUTO CENTER!
Além de todos esses serviços oferecemos ainda aos clientes um Scanner de última geração. O Scanner automotivo é um aparelho que recebe e impulsiona, em tempo real, todos os parâmetros operacionais de injeção eletrônica do veículo, com a função de detectar e corrigir eventuais falhas no sistema.
Trabalhamos com mão de obra especializada, são mecânicos com larga experiência em todos os tipos de veículos .
Temos também aparelho ultra moderno para a limpeza de bicos do seu carro
fonte do blog de angicos news
Temos também aparelho ultra moderno para a limpeza de bicos do seu carro
fonte do blog de angicos news
Programa para receber declaração de imposto de renda estará disponível segunda-feira (25)
O programa para preenchimento da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) estará disponível a partir das 8h de segunda-feira (25), no site da Receita Federal.
A declaração deve ser entregue entre as 8h do dia 07 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela internet, salienta informação do portal Agência Brasil EBC.
Também a partir de segunda-feira, os contribuintes poderão preencher a declaração por meio de tablets e smartphones, acessando o aplicativo Meu Imposto de Renda.
O serviço estará ainda disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na página da Receita Federal, com uso de certificado digital.
O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.
A Receita espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações – no ano passado, foram entregues 29,27 milhões.
Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tablets e smartphones.
Em 2018, 320 mil declarações foram feitas por meio de dispositivos móveis.
fonte do blog de angicos news
A declaração deve ser entregue entre as 8h do dia 07 de março e as 23h59 de 30 de abril deste ano, pela internet, salienta informação do portal Agência Brasil EBC.
Também a partir de segunda-feira, os contribuintes poderão preencher a declaração por meio de tablets e smartphones, acessando o aplicativo Meu Imposto de Renda.
O serviço estará ainda disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC), na página da Receita Federal, com uso de certificado digital.
O serviço Meu Imposto de Renda não pode ser usado em tablets ou smartphones para quem tenha recebido rendimentos superiores a R$ 5 milhões.
A Receita espera receber neste ano 30,5 milhões de declarações – no ano passado, foram entregues 29,27 milhões.
Do total previsto para 2019, a expectativa é que entre 700 mil e 800 mil declarações sejam feitas por tablets e smartphones.
Em 2018, 320 mil declarações foram feitas por meio de dispositivos móveis.
fonte do blog de angicos news
Chuva média por região e no estado
Região Oeste – 479,2 mm
Região Central – 378,3 mm
Região Agreste – 343,2 mm
Leste – 533,8 mm
Estado – 433,6 mm
92% do território potiguar é composto pelo semiárido, que engloba as regiões Central, Oeste e quase toda região Agreste. Por isso, de acordo com a Emparn, saber como vai ser o inverno nestas regiões é importante porque interfere diretamente em vários setores da economia, como agricultura, agropecuária e também no abastecimento de água.
“Foi observado que no Oceano Pacífico Equatorial há a continuidade do Fenômeno El Niño com intensidade fraca, mas ocupando uma grande área na superfície desse oceano. A permanência dessa condição vem ocorrendo de acordo com os resultados dos modelos de previsão de anomalia e projetam que essa condição permanecerá nos próximos meses”, considerou o meteorologista da Emparn, Gilmar Bristot, durante a reunião climática.
Os meteorologistas também observaram que o Oceano Atlântico Sul se manteve, em média, mais aquecido que a parte norte deste oceano. Eles explicaram que essa condição no comportamento do Oceano Atlântico é necessária para que ocorra o deslocamento e a manutenção da Zona de Convergência Intertropical (principal sistema meteorológico causador das chuvas no Norte do Nordeste no período de fevereiro a maio), para posições mais ao sul da Linha do Equador. Isso favorece a ocorrência de chuvas regulares sobre a região Nordeste durante o período de março a maio.
Na Reunião Climática de janeiro, em Fortaleza, a previsão foi de chuvas na média até acima da média para os meses de fevereiro, março e abril. Desde o início de fevereiro, até esta sexta (22), já são 105 municípios com volume acumulado de chuvas de normal a acima do normal. Fato que, para os meteorologistas, já caracteriza o início do período chuvoso no sertão potiguar.
A previsão de que vai chover na média, foi considerado um bom prognóstico diante de um cenário de anos de seca. A situação melhorou um pouco no ano passado, quando a média de chuva no Rio Grande do Norte ficou apenas 7% abaixo da média. Os seis anos anteriores foram secos e choveu bem abaixo da média.
G1.RN
fonte do blog de angicos news
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2019
Obra na ponte entre Assu e Itajá deverá ser liberada para tráfego normal em março
Há boa possibilidade de que até o final de março a pista de rolamento da Ponte Felipe Guerra na BR-304, entre os municípios de Assu e Itajá, possa ser liberada para tráfego normal. O tráfego no local é refreado, formando filas de veículos. Passarelas para pedestres e ciclistas serão concluídas adiante.
A informação é de uma fonte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!
fonte do blog de carlos costa
A informação é de uma fonte do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT).
CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!
fonte do blog de carlos costa
JOVEM ADQUIRI 500 ORIFÍCIOS NA CÓRNEA APÓS USO EXCESSIVO DO CELULAR
taiwanesa, chamada Chen, danificou olhos irrecuperavelmente ao passar dois anos utilizando brilho máximo no celular, escreveu a edição IBTimes.
A garota de 25 anos se sentiu mal em março de 2018, e, apesar de ter usado colírio, as dores se intensificaram ao ponto de ela ficar com os olhos avermelhados todo o tempo. Uma ligação do hospital a fez se internar na mesma hora: ela estava com 500 orifícios na córnea.
Médicos diagnosticaram que o olho esquerdo da garota estava vendo apenas 60% da capacidade, e o direito – 30%.
Chen usava mais de 625 lúmens constantemente, sendo 300 lúmens o normal a ser utilizado. A edição não detalhou de que marca de celular se trata.
O oftalmologista Hong Qiting destacou à IBTimes que se uma pessoa usa celular com brilho máximo por mais de duas horas, ela terá "miopia, olhos vermelhos, cansaço na visão, desidratação intensa nos olhos, sensação de queimadura e sensações externas corporais, e, depois disso, lesões na córnea, ou seja, brilho em excesso machucará os olhos, provocando facilmente catarata e retinopatia".
A paciente ainda está aos cuidados de médicos, e, apesar de algumas melhorias, a recuperação é muito lenta.
Fonte: Sputinik Brasil
fonte do blog venha ver noticias
A garota de 25 anos se sentiu mal em março de 2018, e, apesar de ter usado colírio, as dores se intensificaram ao ponto de ela ficar com os olhos avermelhados todo o tempo. Uma ligação do hospital a fez se internar na mesma hora: ela estava com 500 orifícios na córnea.
Médicos diagnosticaram que o olho esquerdo da garota estava vendo apenas 60% da capacidade, e o direito – 30%.
Chen usava mais de 625 lúmens constantemente, sendo 300 lúmens o normal a ser utilizado. A edição não detalhou de que marca de celular se trata.
O oftalmologista Hong Qiting destacou à IBTimes que se uma pessoa usa celular com brilho máximo por mais de duas horas, ela terá "miopia, olhos vermelhos, cansaço na visão, desidratação intensa nos olhos, sensação de queimadura e sensações externas corporais, e, depois disso, lesões na córnea, ou seja, brilho em excesso machucará os olhos, provocando facilmente catarata e retinopatia".
A paciente ainda está aos cuidados de médicos, e, apesar de algumas melhorias, a recuperação é muito lenta.
Fonte: Sputinik Brasil
fonte do blog venha ver noticias
Governo do RN fecha contrato de mais de R$ 2 milhões com a APASA
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), autorizou a Secretaria de Estado do Trahalho, Habitação e Assistência Social - SETHAS a firmar contrato no valor de R$ 2.642.436,00, com a ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGROPECUARISTAS DO SERTÃO DE ANGICOS (APASA), na aquisição de leite bovino e caprino.
A APASA foi criada na gestão do então governo Garibaldi Filho, e é a única indústria instalada na Terra do Pêlo, gerando emprego e renda para os sertanejos angicanos e da Região Sertão Central Cabugi.
Atualmente a associação é presidida a anos pelo agropecuarista, Marcone Angicano Torres. De acordo com o blogueiro Robson Pires - Xerife, a governadora Fátima Bezerra fecha o contrato depois de condenar o Programa do Leite do Estado, afirmando que o produto era de péssima qualidade.
A Associação dos Pequenos Agropecuaristas do Sertão de Angicos - APASA, é uma unidade de beneficiamento de leite do Rio Grande do Norte que atende a mais de quatrocentos produtores da região de Angicos.
Diariamente a APASA recebe das propriedades rurais cerca de mais de 4 mil litros de leite caprino e mais de 15 mil litros de leite bovinos.
fonte do blog de tribuna do cabugi
Festa de São José, padroeiro da Paróquia e de Angicos acontece de 09 a 19 de março
A Paróquia e a cidade de Angicos irão celebrar mais um ano a tradicional festa do padroeiro São José 2019. As festividades acontece de 09 a 19 de março, e serão 10 dias de uma programação especial que este ano terá como tema: “São José, modelo admirável de santidade para os nossos tempos”.
Os fiéis católicos poderão participar de toda programação religiosa e sócio-cultural como as celebrações das Santas Missas, Novenas, Ofício, Santo Terço, Procissão e quermesse que acontecerão durante os dez dias de Festa.
A Festa será iniciada dia, 09 de março, com a tradicional carreata de abertura às 18 horas, saindo da Capela de Santo Antônio, na comunidade rural do Riacho do Prato.
Ainda no dia 09 de março, na Igreja Matriz acontecerá o hasteamento da bandeira e abertura oficial dos festejos com a celebração da Santa Missa, presidida pelo pároco, Padre Jailton Soares.
O pároco da nossa Paróquia de São José dos Angicos, padre Jailton Soares, juntamente com a Comissão Organizadora aproveitam para convidar a população angicana, dos setores missionários e demais comunidades da Paróquia e da Região Sertão Central Cabugi para prestigiarem a Festa de São José 2019.
Pascom Angicos
fonte do blog de tribuna do cabugi
RECONHECIMENTO MUNDIAL >> Lula e sua importância para as políticas de combate a fome no mundo!
Produção de leite no Brasil: é preciso ouvir a agricultura familiar!
FOTO: Comunicação CONTAG- Fabrício Martins
Neste mês, o governo suspendeu, sem diálogo com o Ministério da Agricultura e com o setor produtivo, medidas antidumping sobre a importação do leite da União Europeia e da Nova Zelândia. Após duras críticas, o governo prometeu incluir os 14,8% de taxa antidumping, na tarifa Externa Comum (TEC), que passaria de 28% para 42,8%. Só que depois descobriu que não poderia aumentar a TEC, pois elevaria a tarifa para todos os países fora do Mercosul.
Para a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG) além de ser preocupante o governo federal tomar decisões sem uma análise profunda das implicações e limites que as regras de mercado internacional impõem, o poder Executivo deve levar em consideração o futuro social e econômico dos cerca de 1,17 milhão de produtores diretamente envolvidos na atividade, dos quais aproximadamente 80% são agricultores(as) familiares. Os números são dados preliminares do Censo Agropecuário 2017.
A Confederação aponta que é urgente a construção de um plano que promova a sustentabilidade do setor, envolvendo o governo e a representação da sociedade. É preciso garantir a inclusão social, criar condições para que os agricultores(as) familiares possam se manter no setor.
O governo federal esta semana também sinalizou facilitar a importação de tecnologias para o setor leiteiro brasileiro. Mais uma vez não levou em consideração que a maioria dos agricultores familiares não têm condições financeiras para acessar estas tecnologias.
Diante de medidas e anúncios como estes, a CONTAG defende que sejam fortalecidas as políticas públicas de assistência técnica e extensão rural e reivindica mais apoio à pesquisa para diminuir os custos de produção e aumentar a produtividade da agricultura familiar.
Outro aspecto que merece ser analisado é o atual modelo de desenvolvimento da cadeia produtiva do leite que promove a exclusão, principalmente, dos agricultores familiares. Dados do último Censo revelam que 680 mil famílias saíram da atividade, entre 1996 e 2017. Mas, afinal: Qual modelo será fortalecido? O concentrador ou haverá uma política de estímulo para a inclusão produtiva e promoção às pequenas agroindústrias?
Para a Confederação é preciso rever este modelo e dar maior incentivo para as agroindústrias da agricultura familiar que atuam principalmente no mercado local e regional.
A CONTAG seguirá fortalecendo este tema em suas pautas junto ao governo e em diálogo com a sociedade.
FONTE: Direção da CONTAG
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019
BENEFÍCIO DE PRESTAÇÃO CONTINUADA SERÁ DE R$ 400 PARA IDOSOS DE 60 A 69 ANOS CASO REFORMA SEJA APROVADA
Benefício de Prestação Continuada (BPC) para quem tem entre 60 e 69 anos será feito por meio de lei ordinária, de acordo com a proposta de reforma da Previdência apresentada hoje (20).
Pela proposta, a partir dos 60 anos, os idosos receberão R$ 400 de BPC. A partir de 70 anos, o valor sobe para um salário mínimo.
“Até que tenha a lei do benefício, o valor será de R$ 400. O salário mínimo aos 70 anos é uma garantia constitucional que permanece”, disse o secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.
Atualmente, o BPC é pago para deficientes, sem limite de idade, e idosos, a partir de 65 anos, no valor de um salário mínimo. O benefício é concedido a quem é considerado em condição de miserabilidade, com renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo.
Pela proposta do governo, também será condição para ter o benefício quem tem patrimônio inferior a R$ 98 mil (Faixa I do programa Minha Casa, Minha Vida).
Para Marinho, atualmente, não há nitidez entre o que é Previdência e o que assistência. “Precisamos ajudar essas pessoas, é um pacto moral que nós temos. Ao mesmo tempo, a gente não pode fragilizar o sistema contributivo”, disse ao explicar sobre a nova idade proposta para receber o salário mínimo.
Da Agência Brasil
fonte do blog de venha ver noticias
Pela proposta, a partir dos 60 anos, os idosos receberão R$ 400 de BPC. A partir de 70 anos, o valor sobe para um salário mínimo.
“Até que tenha a lei do benefício, o valor será de R$ 400. O salário mínimo aos 70 anos é uma garantia constitucional que permanece”, disse o secretário Especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho.
Atualmente, o BPC é pago para deficientes, sem limite de idade, e idosos, a partir de 65 anos, no valor de um salário mínimo. O benefício é concedido a quem é considerado em condição de miserabilidade, com renda mensal per capita inferior a um quarto do salário mínimo.
Pela proposta do governo, também será condição para ter o benefício quem tem patrimônio inferior a R$ 98 mil (Faixa I do programa Minha Casa, Minha Vida).
Para Marinho, atualmente, não há nitidez entre o que é Previdência e o que assistência. “Precisamos ajudar essas pessoas, é um pacto moral que nós temos. Ao mesmo tempo, a gente não pode fragilizar o sistema contributivo”, disse ao explicar sobre a nova idade proposta para receber o salário mínimo.
Da Agência Brasil
fonte do blog de venha ver noticias
Prefeitura de Angicos realizará Oficinas Comunitárias no Riacho do Prato e no Rio Velho para discutir PSMB
Nesta sexta-feira (22/2) prossegue a programação de oficinas setoriais prospectivas e de planejamento estratégico dentro do Plano de Mobilização que consiste num dos estágios do trabalho de confecção do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB), em Angicos.
As reuniões técnicas serão realizadas nas comunidades rurais do Riacho do prato e Rio Velho e terão a presença de membros dos Comitês, Executivo e de Coordenação do PMSB. O objetivo principal do encontro é colher, ouvir e buscar da população ruralista Angicana sugestões e ideias para serem acrescentadas e/ou modificadas no documento.
As opiniões do povo são de extrema importância para aperfeiçoar e moldar o PMSB.
Confira o Itinerário da Programação:
Sexta-feira, 22/02/2019
09h00: Oficina no Riacho do Prato
Local: Escola Municipal M. Zélia Alves
14h00: Oficina no Rio Velho
Local: Escola Municipal Francisco Alexandre Lopes
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Angicos
As reuniões técnicas serão realizadas nas comunidades rurais do Riacho do prato e Rio Velho e terão a presença de membros dos Comitês, Executivo e de Coordenação do PMSB. O objetivo principal do encontro é colher, ouvir e buscar da população ruralista Angicana sugestões e ideias para serem acrescentadas e/ou modificadas no documento.
As opiniões do povo são de extrema importância para aperfeiçoar e moldar o PMSB.
Confira o Itinerário da Programação:
Sexta-feira, 22/02/2019
09h00: Oficina no Riacho do Prato
Local: Escola Municipal M. Zélia Alves
14h00: Oficina no Rio Velho
Local: Escola Municipal Francisco Alexandre Lopes
Assessoria de Comunicação – Prefeitura de Angicos
POSICIONAMENTO >> “Reforma vai condenar brasileiros à miséria”, diz Fátima sobre Previdência
Em Brasília durante encontro com governadores, chefe do Executivo potiguar condenou a proposta apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro ao Congresso
A governadora Fátima Bezerra ressaltou nesta quarta-feira, 20, no III Fórum dos Governadores, em Brasília, que vê com preocupação aspectos da proposta de Reforma da Previdência, que foi enviada pelo Governo Federal à Câmara dos Deputados na manhã de hoje. Ela defendeu que o governo federal retire do projeto o texto que reduz para 40% (sobre o valor do salário mínimo) o Benefício de Prestação Continuada (BPC) de Assistência Social para quem tem menos de 70 anos.
“Se a proposta prevalecer, vai piorar a vida dos mais pobres, vai condenar à miséria milhares de brasileiros e brasileiras, especialmente das regiões mais vulneráveis como Nordeste e Norte”, declarou, diante do ministro da Economia, Paulo Guedes, do ministro-chefe da Secretaria de Governo da Presidência, Santos Cruz, do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e do secretário Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho, e de mais 15 governadores.
De acordo com a regra atual, o BPC (que consta na Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS) é uma ajuda mensal equivalente a um salário mínimo, pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aos idosos com idade superior a 65 anos e deficientes físicos que não contribuíram para a previdência, no entanto, apresentam renda familiar comprovada equivalente a um quarto do salário mínimo por pessoa. A proposta do governo é diminuir a idade mínima de 65 para 60 anos, contudo, reduz a menos da metade o valor pago atualmente. “Temos que retirar isso da proposta apresentada agora pelo governo federal”, reforçou.
Ao iniciar sua participação no debate, cujo tema central foi a Reforma da Previdência, Fátima fez questão de registrar que “não é simples adotar uma regra universal para um país de dimensão continental como o nosso, com muitos recortes de desigualdade do ponto de vista social, regional e especificidades do exercício de algumas categorias”. “Sabemos da necessidade de uma reforma, mas não nestes moldes”, acrescentou.
Além de defender uma atenção especial à pauta do BPC, ela também alerta acerca do tratamento dado às aposentadorias rurais e à aposentadoria especial para a Educação, sobretudo aos professores da rede básica de ensino que exercem funções de magistério (que compreende Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).
Com relação às aposentadorias rurais, Fátima pediu aos presentes que tivessem cautela. “Não podemos tratar os trabalhadores rurais do Nordeste, com as condições a que eles são submetidos, do mesmo modo como serão tratados os trabalhadores de outras regiões”, destaca.
Ela fez um alerta para as mudanças na aposentadoria dos professores. “Não se trata de defender privilégios, ao contrário. Se trata de afirmar direitos. Estamos falando daquela professora e daquele professor que enfrenta o sistema de educação do País ainda extremamente precário, com salas de aulas superlotadas, sem ter ainda a política de valorização que lhes é devida.
Fundeb
Outro assunto discutido foi o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). “A vigência do fundo termina no ano que vem, daí a necessidade imperiosa de acelerar esse debate”, lembrou Fátima, que tem defendido a prorrogação do Fundeb, uma vez que o seu fim trará grandes danos a todos os estados do Nordeste. A chefe do Executivo estadual potiguar também defendeu a criação de um novo fundo, com uma participação financeira maior junto aos municípios, sobretudo para que os gestores do Norte e Nordeste possam dar prosseguimento a ações educacionais. De acordo com o Boletim Mensal com o fluxo de caixa dos recursos do Tesouro do RN, que detalha as receitas e as despesas pagas em janeiro, o Tesouro Estadual repassou R$ 161,7 milhões ao Fundeb.
Controle fiscal
Os governadores demonstraram preocupação com medidas de curto prazo que possam desafogar o descontrole fiscal no qual se encontram diversos estados brasileiros, inclusive alguns deles em posição de liderança em desenvolvimento econômico. Fátima lembrou do Plano de Recuperação Fiscal apresentado na terça-feira (19) ao ministro da Economia, Paulo Guedes. “Ontem estivemos com Paulo Guedes e enfatizamos a necessidade de discutir o tema, dado o colapso em que vive o RN e outros Estados. Apresentamos um programa de equilíbrio fiscal que dialoga com a realidade do RN e de outros estados”.
Grupos discutirão temas específicos
Diante das diversas ressalvas dos presentes, sobretudo dos governadores do Nordeste, foram formados grupos para discutir os temas mais sensíveis. Um deles é o grupo que discutirá a Previdência, do qual a governadora será membro. Outro se debruçará sobre o tema Fundeb e será coordenado por Fátima. Demais grupos formados discutirão temas como dívidas e cessão onerosa.
Os governadores eleitos para o mandato 2019-2022 debateram, ainda, demandas específicas de seus estados. Por fim, ficou agendada para 19 de março uma sessão extraordinária do fórum para dar prosseguimento às discussões e decisões iniciadas neste encontro.
Além da chefe do Executivo estadual potiguar, participaram do III Fórum de Governadores Ibaneis Rocha (MDB-DF), Wilson Witzel (PSC-RJ), Rui Costa (PT-BA), Renato Casagrande (PSB-ES), Wilson Lima (PSC-AM), Gladson Cameli (PP-AC), Waldez Góes (PDT-AP), Hélder Barbalho (MDB-PA), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS), Ratinho Júnior (PSD-PR), Belivaldo Chagas (PSD-SE), Comandante Moisés (PSL-SC), Camilo Santana (PT-CE), Paulo Câmara (PSB-PE) e Flávio Dino (PCdoB-MA).
Fonte: http://agorarn.com.br/destaquefotos/reforma-vai-condenar-brasileiros-a-miseria-diz-fatima-sobre-previdencia/?fbclid=IwAR11nTbpiJKEZRT96SaByA0_SBCTdLTe5JpYDfMSpqHBPMf3O-EjauoRqUg
fonte do blog de lajes do cabugi
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019
INTERNET DE MELHOR QUALIDADE - VENHA PRA R2 WEB
R2 WEB - A melhor internet da Região
A R2 WEB, é o provedor de internet rápido e de qualidade que está pronto para atender as suas necessidades.
Assinar:
Postagens (Atom)