segunda-feira, 28 de dezembro de 2020
Guamaré firma acordo para investir em educação ambiental nas comunidades rurais
Nos próximos dois anos, o município de Guamaré, através da parceria com o Projeto Vale Sustentável vai atuar na recuperação ambiental em áreas de reserva legal, além de cursos de Educação Ambiental e do fortalecimento dos quintais produtivos, que beneficiarão os moradores dos assentamentos de reforma Agrária Lagoa de Baixo, Santa Paz, Umarizeiro e Santa Maria III.
O termo que firmou a parceria entre o projeto e o município foi assinado na última semana com a presença do prefeito Adriano Diógenes e o Coordenador do Projeto Vale Sustentável, Elisângelo Fernandes da Silva. Representando a Diretoria da Associação Norte-rio-grandense de Engenheiros Agrônomos (ANEA), a presidenta Silvana Patrícia Fernandes Soares da Silva também esteve no ato de assinatura.
O projeto Vale Sustentável conta com o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. O prefeito Adriano Diógenes destacou que esta é mais uma iniciativa do município que chega às comunidades para apoiar as cadeias produtivas.
Fonte: Blog de Eurípedes Dias
fonte do blog de jocelino dantas
CrediSolidário: Programa será lançado oficialmente nesta segunda-feira na capital do estado
O Governo do Estado lança, nesta segunda-feira (28), o CrediSolidário, novo produto financeiro da Agência de Fomento do RN (AGN) criado em parceria com a Secretaria Estadual do Trabalho, Habitação e Assistência Social (Sethas).
A governadora Fátima Bezerra (foto) irá fazer o anúncio e, de forma simbólica, assinar a primeira carta de crédito do programa que visa apoiar empreendedores da economia solidária do estado.
O evento será realizado a partir das 15h30 no auditório da Governadoria, em Natal, transmite nota proveniente da assessoria de comunicação social do Governo do Estado.
FERNANDO PEDROZA:Kleverlan Félix é o nome indicado para presidente do legislativo com apoio da base situacionista.
A eleição para Presidente da Câmara Municipal de Fernando Pedroza/RN, vem sendo articulada nos bastidores nos últimos dias e praticamente já batida o martelo.
O nome do vereador reeleito Klevelan Félix (PT), surge como o nome indicado pelo grupo situacionista para presidir a Câmara Municipal de Fernando Pedroza/RN no primeiro biênio de 2021/2022.
Kleverlan vai para seu 2º mandato e contará com os votos dos vereadores que fazem parte do grupo governista liderado pela prefeita reeleita Sandra Jaqueline, MDB.
A eleição deverá acontecer no dia 1º de janeiro de 2021, quando também será realizada a posse dos eleitos, Prefeito, Vice Prefeito e Vereadores para o período 2021/2024.
fonte do blog de foco central
quinta-feira, 24 de dezembro de 2020
Natal sem Fome da Ufersa em Angicos entrega doações da Campanha
Acampanha Natal sem Fome da Universidade Federal Rural do Semi-Árido encerra a 9ª edição com a entrega dos alimentos arrecadados.
Em Angicos, a campanha beneficiou idosos em situação de vulnerabilidade social, cadastrados na Secretaria de Assistência Social do município. Foram recebidas muitas doações da comunidade externa e interna à instituição. "Graças a união destes muitos corações, foram entregues no dia 22 de dezembro, para cada idoso, no clube municipal da cidade, cestas básicas, kits de higiene, frutas, panetones e cartões de natal", pontuou Marilene, acrescentando que "a iniciativa buscou acender nos idosos a chama da esperança em corações sofridos com a pandemia.
Na perspectiva de que no abraço ao altruísmo, o sentimento fraterno vige rigoroso, ampliando-se os horizontes existenciais e dando-nos sentido psicológico, tornando nossa vida profissional e pessoal mais significativa, nos mantendo fortes na busca por um mundo mais igual e justo".
Considerando a necessidade emergencial e estrutural de combater à fome no Brasil, agravada pela crise da Covid-19, a Campanha Natal sem Fome da Ufersa na edição 2020, além de ter promovido a arrecadação de alimentos promoveu discussões relevantes sobre "Fome Zero, Segurança Alimentar e Agricultura sustentável, temas importantes e estratégicos para o progresso social.
As abordagens foram realizadas por meio de ações científicas e culturais agregadas à campanha, entre elas: palestra sobre Fome Zero, Problemas Climáticos, Soberania, Segurança Alimentar e Agricultura sustentável; Oficina sobre Aproveitamento integral dos alimentos; Seminário sobre as práticas de evitar desperdício de alimentos; minicurso sobre construção de hortas comunitárias; oficinas sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030; e, atividades culturais realizadas pelo Núcleo de Arte e Cultura – NAC/Ufersa, com teatro, dança e música.
Fonte: Comunicação Social - Ufersa
fonte do blog de cnrn
Conta de luz ficará mais barata a partir de janeiro de 2021, informa Aneel.
As contas de luz ficarão mais baratas em janeiro de 2021. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta quarta-feira, 23, que acionará bandeira amarela no próximo mês, com custo adicional de R$ 1,343 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos.
Os consumidores vão continuar pagando um adicional, mas o valor será inferior ao vigente em dezembro. Neste mês foi acionada bandeira vermelha 2, patamar mais alto do sistema, com cobrança de R$ 6,243 a cada 100 kWh.
Segundo a agência reguladora, a previsão de chuvas para o mês que vem sinaliza elevação no nível dos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN), o que possibilita o aumento na produção de energia nas usinas hidrelétricas.
A agência, no entanto, reforça ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.
Agência de Noticias
fonte do blog de foco central
segunda-feira, 21 de dezembro de 2020
Confira quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19
Com o começo da vacinação em países como o Reino Unido e os Estados Unidos, dúvidas sobre quem pode ou não tomar a vacina contra a Covid-19 começaram a surgir. A divulgação do plano de imunização do governo federal no Brasil estipulou quais são os grupos prioritários para receberem a vacina, mas vários pontos ainda estão por esclarecer.
Casos de reação alérgica notificados no Reino Unido em pessoas que receberam o imunizante da Pfizer/BioNTech aumentaram os questionamentos sobre quem deve ou não se vacinar.
Atualmente, o único grupo para o qual há restrição prévia à vacinação são os menores de 18 anos —porque os estudos clínicos não contaram com crianças até o momento.
Ainda assim, existem casos específicos a levar em conta dentro dos grupos a serem imunizados.
Flávio Guimarães da Fonseca, virologista do Centro de Tecnologia de Vacinas (CT Vacinas) e pesquisador do departamento de microbiologia da Universidade Federal de Minas Gerais, diz que a primeira recomendação é consultar um profissional.
“Se você tem qualquer dúvida sobre se alguma condição de saúde que você tem vai ou não atrapalhar a imunização, procure um médico. Assim, cada caso pode ser avaliado com cuidado.”
Mas há casos para os quais as respostas já existem, seja pelos estudos clínicos das vacinas em desenvolvimento ou graças a conhecimentos científicos anteriores. Afinal, “não há nada de diferente entre a vacina contra a Covid-19 e outras que já estão disponíveis e são utilizadas no SUS para outras doenças”, explica Fonseca.
Veja a seguir recomendações para pessoas com alergia, com deficiência, câncer, doenças autoimunes, crianças com comorbidades e outras situações de saúde.
Pessoas alérgicas devem tomar a vacina?
Pessoas alérgicas podem tomar qualquer vacina, inclusive as que estão sendo aprovadas agora. Ana Karolina Barreto Marinho, coordenadora do Departamento Científico de Imunização da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) explica que, mesmo para a vacina da Pfizer/BioNTech, para a qual se registraram reações alérgicas, apenas em casos específicos alérgicos não devem se vacinar.
“As únicas pessoas que não poderiam tomar a vacina são as que já tiveram reações alérgicas graves a vacinas anteriores ou quem é alérgico a um componente dessa vacina, que vai contar com uma bula indicando a sua composição”, explica ela.
Sintomas alérgicos graves são aqueles que ocorrem imediatamente após a vacinação. Entre eles se incluem urticária generalizada, falta de ar e crises convulsivas.
Quem já teve Covid-19 precisa tomar a vacina?
Assim como acontece com outras doenças, como o sarampo, pessoas que já tiveram Covid-19 podem tomar a vacina, sem nenhum problema. Karen Morejon, consultora da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) afirma que essa é outra questão que cada laboratório vai indicar na bula. Ela explica que a vacina da Pfizer, já em aplicação nos EUA e no Reino Unido, é recomendada a quem já teve a doença, “porque não sabemos se o sistema imunológico já está protegido ou não”. O mesmo, diz ela “deve ocorrer com as outras vacinas, quando liberarem as informações, já que não sabemos quanto tempo a proteção natural de uma pessoa que teve a doença dura”.
Pessoas com sintomas de Covid-19, mas sem o diagnóstico, devem tomar a vacina?
Não. Nenhum tipo de vacina é recomendada para pessoas que já apresentam sintomas da doença ou que estejam com febre. “O corpo pode já estar lutando contra uma infecção”, diz Marinho. Ela explica que, se a pessoa está com sintomas, o efeito do imunizante pode ser diferente do verificado nos estudos clínicos e, por isso, não é recomendável que ela se vacine
Pessoas em tratamento de câncer ou outras doenças imunossupressoras podem se vacinar contra a Covid-19?
Depende da doença autoimune e do tratamento que está sendo realizado.
Marinho explica que pessoas em tratamento de radioterapia ou quimioterapia para qualquer tipo de câncer não devem se vacinar. “A doença está ativa e o tratamento debilita o sistema imunológico, então ela não deve tomar nenhuma vacina. Não é nem mesmo algo específico para a Covid-19.”
Pessoas transplantadas também não devem ser vacinadas, porque após o procedimento tomam imunossupressores, isto é, medicamentos que alteram o sistema de defesa do corpo humano.
No entanto, pessoas HIV positivas em tratamento com coquetel de medicamentos podem tomar a vacina contra o coronavírus. “A terapia retroviral faz com que a pessoa tenha o sistema imunológico perfeitamente normal, então ela deve tomar a vacina e será imunizada sem nenhum risco”, afirma Fonseca.
Crianças com comorbidades são grupo de risco, então devem ser vacinadas?
Essa é uma questão que ainda não foi respondida. Para Marinho, que além de coordenadora da Asbai é membro do Gabinete de Crise do Covid-19 do Conjunto Hospitalar do Mandaqui e imunologista do Hospital das Clínicas de São Paulo, as crianças não devem ser vacinadas. “Mesmo crianças com comorbidades não desenvolvem sintomas graves, segundo os dados globais que temos até o momento”, diz ela.
Já Fonseca, virologista do CT Vacinas, afirma que essa é uma questão a ser discutida. “O Ministério da Saúde deveria orientar sobre essa questão, porque cada um pode ter uma interpretação. Ao meu ver, as crianças com comorbidades deveriam ser vacinadas. Mas o plano de imunização tem uma lacuna nesse ponto. Eles precisam indicar uma posição geral para o país.”
Pessoas com deficiências físicas ou mentais podem se vacinar com segurança?
Sim, pessoas com deficiências que não afetam o sistema imunológico podem se vacinar. Segundo Morejon, não há indícios de que uma deficiência afete a resposta imune, e isso diz respeito a qualquer vacina. “Acredito que há uma confusão nesse ponto, porque a imunodeficiência é a única para a qual temos provas científicas de que altera os efeitos de uma vacina. De resto, todas as pessoas, não importa qual a situação física ou mental, podem ser vacinadas”, explica a consultora do SBI.
FolhaPress
fonte do blog de caslos costa
Emparn prevê verão 2021 dentro da normalidade no Rio Grande do Norte
“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.
CONTINUE LENDO A MATÉRIA, CLIQUE AQUI!
fonte do blog de carlos costa
Emater/RN: Lançado Edital de Chamada Pública para credenciamento ao PAA-Leite no estado
Segundo a assessoria de imprensa da autarquia, em Natal, o objetivo é a prestação de serviços de captação, pasteurização, envasamento, transporte e entrega de leite pasteurizado integral bovino, com vistas à operacionalização do PAA Leite no RN.
VERÃO NO RN COMEÇA COM ‘LA NIÑA’ E TEM PREVISÃO DE NORMALIDADE E ‘PRÉ-ESTAÇÃO CHUVOSA’, DE JANEIRO A MARÇO
A estação mais quente do ano começou nesta segunda-feira(21), por volta das 07h05. De acordo com as análises da Unidade Instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte-EMPARN, a previsão para estação é dentro da normalidade, devido a influência do fenômeno ‘La Niña’.
“O fenômeno La Niña que acontece com a diminuição na temperatura das águas superficiais do Oceano Pacífico provoca uma maior circulação dos ventos na região Nordeste do Brasil mantendo a regularidade das chuvas para o período”, disse o chefe da unidade, Gilmar Bristot.
Chuvas
Sobre as chuvas, Bristot explica que nos meses de janeiro e fevereiro, quando acontecem as tradicionais chuvas da pré-estação chuvosa no Rio Grande do Norte, “elas serão ocasionadas pelos sistemas que transitam sobre o Nordeste e são de baixa previsibilidade e podem ou não acontecer”. Já para o período chuvoso de fevereiro a maio de 2021, o meteorologista diz que “as condições analisadas são propícias para a ocorrência de chuvas acima do normal para o Nordeste como um todo”.
Para o período de janeiro a março a previsão, por região, é: Oeste do RN com o maior volume com a estimativa de 315 mililitros (mm); as regiões Leste e Central do RN, deverão receber, cada uma, 250 mm; E a região Agreste tem previsão de 188 mm de volume.
Temperatura
Para a capital potiguar, as análises apontam que, as temperaturas máximas esperadas deverão variar entre 28°C e 33°C e as mínimas, entre 24°C a 26°C. No interior, em algumas cidades do Alto Oeste a temperatura máxima poderá chegar a 38ºC e ter uma queda durante a noite, podendo registrar a mínima de 27ºC. Na região serrana a temperatura mínima poderá registrar 23°C
Monitor de Secas
As análises realizadas não registraram alterações na condição de seca no Rio Grande do Norte, mantendo no mês de novembro, 83% da sua extensão territorial atingida pelo fenômeno. Com relação aos impactos de curto e longo prazo se mantem em parte do Seridó e Borborema, e curto prazo nas demais áreas do território potiguar.
Serviço:
Temperatura do verão- janeiro a março de 2021
Natal- mínimas 24°C a 26°C/máximas 28°C a 33º
Interior- mínimas 27°C a 29°C/ máximas 35°C a 38°C
Região Serrana- mínima de 23°C (durante a noite)
Previsão de chuvas- janeiro a março 2021
Oeste: 315 mm
Leste:250 mm
Central: 250 mm
Agreste: 188 mm
fonte do blog de angicos noticias
Sistema Municipal de Saúde de Angicos ganhará nova Ambulância
O veículo integrará a frota automotiva da Secretaria Municipal de Saúde.
O valor total do investimento realizado pela municipalidade foi de R$ 200 mil, recursos consignados no Orçamento Geral do Município (OGM) 2020, conforme descrito no extrato, veiculado no Diário Oficial dos Municípios, da Federação dos Municípios do RN (Femurn).
Lei Municipal estima receita e fixa a despesa do município de ANGICOS em R$ 54 milhões para o exercício financeiro de 2021
LEI MUNICIPAL Nº 1.178/2020, DE 14 DE DEZEMBRO DE 2020.
“Estima a Receita e fixa a despesa do Município de Angicos para o exercício de 2021.”
O PREFEITO MUNICIPAL DE ANGICOS, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e sanciono a seguinte Lei:
TÍTULO I
DA DISPOSIÇÃO GERAL
Art. 1º - Esta Lei estima a Receita e fixa a Despesa do Município de Angicos para o exercício de 2021, compreendendo:
TÍTULO II
DA PREVISÃO DA RECEITA
DOS ORÇAMENTOS FISCAL E DA SEGURIDADE SOCIAL
Art. 2º - A receita total orçamentária é estimada em R$ 54.539.861,00 (cinquenta e quatro milhões e quinhentos e trinta e nove mil e oitocentos e sessenta e um reais).
Parágrafo 1º - Ficam previstos como Contribuições para Formação do FUNDEB os valores registrados nas contas retificadoras de receitas especificados no adendo III desta Lei, que somam R$ 7.026.360,00 (sete milhões e vinte e seis mil e trezentos e sessenta reais).
Parágrafo 2º - Deduzida a Contribuição para Formação do FUNDEB, prevista no Parágrafo acima, a receita total orçamentária líquida importará em R$ 47.513.501,00 (quarenta e sete milhões quinhentos e treze mil e quinhentos e um reais).
Art. 3º - As receitas que decorrerão da arrecadação de tributos e outras receitas correntes e de capital, na forma da legislação vigente e discriminadas na tabela I, são estimadas com o seguinte desdobramento.
fonte do blog de tribuna do cabugi
quinta-feira, 17 de dezembro de 2020
Ministério Público Eleitoral pede cassação de diploma de prefeito, vice-prefeita e vereador eleitos em Assu
O Ministério Público Eleitoral do Rio Grande do Norte (MPE) está movendo uma ação de investigação judicial eleitoral por abuso de poder político em desfavor de três políticos eleitos em Assu e mais cinco pessoas. São alvos da ação o prefeito reeleito, Gustavo Montenegro Soares, a vice-prefeita eleita, Fabielle Cristina de Azevedo, e o vereador reeleito Francisco de Assis Souto.
Os intermediadores das compras de votos eram pessoas de confiança do prefeito e do núcleo principal da campanha, tendo um deles, em conversa via WhatsApp, evidenciado que agia em nome de Gustavo.
A Promotoria da 29ª Zona Eleitoral iniciou as investigações por causa de denúncias recebidas após a realização da eleição, em 15 de novembro de 2020. As informações davam conta de que “compra” de votos teriam beneficiado o candidato reeleito para o cargo de prefeito de Assu.
Com as providências investigatórias, o Ministério Público Eleitoral concluiu, inclusive, que a compra de votos foi superior à diferença de votos entre os candidatos ao cargo de Prefeito, o que revelou a lesividade concreta das condutas para a legitimidade e normalidade do pleito. Isso significa que a quantidade de votos “comprados” foi suficiente para alterar o resultado final da eleição.
Cassação do diploma
O MPE está pedindo ao Juízo da 29ª Zona Eleitoral do Estado que casse o diploma de prefeito e vereador eleitos: Gustavo Montenegro Soares e Francisco de Assis Souto, respectivamente, e os declare inelegíveis para as eleições a se realizarem nos próximos 8 anos.
Para Fabielle Cristina de Azevedo, o pedido é de cassação do diploma de vice-prefeita e para as demais pessoas acusadas na ação, de inelegibilidade para as eleições nos próximos oito anos.
Fonte: MPRN
fonte do blog de robson cabugi
Pinheiro, Cinara e vereadores são diplomados pela Justiça Eleitoral
O prefeito diplomado Pinheiro Neto, assinou o termo de diplomação no Salão Nobre da Comarca de Angicos - Fórum Desembargador Pedro Januário de Siqueira, em Angicos/RN.
Além do prefeito diplomado Pinheiro Neto, também foram diplomados a vice-prefeita eleita Cinara Dantas, vereadores e primeiros suplentes.
Pinheiro e Cinara foram eleitos com 4.121 votos, representando 52,28% dos votos válidos derrotando o atual prefeito Deusdete Gomes que ficou com 3.460 votos, 43,90% dos votos válidos.
fonte do blog de tribuna do cabugi
Sandra Jaqueline é diplomada prefeita reeleita de Fernando Pedroza pela Justiça Eleitoral
O ato foi realizado no Salão Nobre da Comarca de Angicos - Fórum Desembargador Pedro Januário de Siqueira, em Angicos/RN, para um grupo reduzido de presentes em virtude das medidas de controle da pandemia.
Sandra recebeu o diploma dos representantes da 18ª Zona Eleitoral. Após a solenidade, a prefeita diplomada Sandra Jaqueline expressou o seu compromisso junto com o vice-prefeito diplomado João Maria Braga de devolver a confiança pelos votos que recebeu dos pedrozenses com novos projetos, obras e o trabalho triplicado.
"Fomos eleitos, eu e João, para fazer ainda mais do que nestes primeiros quatro anos da gestão da reconstrução, agora vamos partir para gestão do avanço a partir de 1° de janeiro. Se os pedrozenses gostaram e aprovaram nosso primeiro mandato, vamos garantir que: o segundo será ainda melhor. Serei prefeita de todos os cidadãos e cidadãs pedrozenses. As portas da minha casa continuarão abertas como sempre foi para todos que quiserem construir um futuro melhor para nossa cidade. Muito foi feito, mas é preciso fazer muito mais. Sou grata a Deus por fazer grandes coisas em minha vida e mais uma vez me conceder a oportunidade de conduzir os destinos do nosso município e do nosso povo por mais 4 anos para fazer uma Fernando Pedroza ainda melhor", assegurou a prefeita diplomada Sandra Jaqueline.
Além de Sandra e do vice-prefeito João, foram diplomados pela Justiça Eleitoral os primeiros suplentes e os 09 vereadores eleitos:
Marcelo Bolo (PSDB);
Magnos Paulo (PT);
Marcelo Batista (MDB);
Nuna Gonçalves (MDB);
Messias Mariano (MDB);
Mateus Miranda (PSDB);
Rivaldo Cruz - Vavá (MDB);
Kleverlan Felix (PT);
Novinho de Maria Crente (PSDB).
fonte do blog de tribuna do cabugi