A Emater-RN iniciou este mês oficinas com os técnicos da instituição responsáveis pela operacionalização do Programa de Aquisição de Alimentos - PAA (Compra Direta). Na próxima segunda-feira (26/03), a oficina contemplará a regional de São José de Mipibu, no Centro de Treinamento da Emater-RN (Centern).
As duas primeiras rodadas aconteceram em Mossoró e Assu, respectivamente nos dias 13 e 14 de março, com a participação dos seus gestores regionais e técnicos locais. Os encontros com os demais regionais ainda não têm data confirmada. A instituição capacitará, ao todo, 250 técnicos, somando suas 10 regiões administrativas.
Segundo o coordenador do Compra Direta e economista da Emater-RN, Isaac Alves, as oficinas têm o objetivo de capacitar os técnicos quanto à nova forma de funcionamento do programa. A partir de julho de 2012, em todos os estados que operam o Compra Direta, o instrumento de parceria passará de convênio para termo de adesão, o que tornará os processos mais fáceis e céleres. Durante as oficinas, os técnicos são orientados a revisar planilhas de produtos, produtores e entidades beneficiadas com a doação de alimentos.
A expectativa é que a partir de maio próximo o Governo do Estado comece a compra dos produtos da agricultura familiar. Até lá, nossos técnicos já estarão prontos para iniciar os trabalhos", acrescentou Isaac. Com relação à destinação financeira do programa para cada município, a coordenação ainda aguarda a definição do valor dos recursos que serão repassados pelo MDS. O convênio contempla recursos da ordem de R$ 12 milhões.
Compra Direta - O programa é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca
fonte da EMATER/RN
Nenhum comentário:
Postar um comentário