sábado, 7 de abril de 2012

RN: Campanha de doação de livros para Arca das Letras já recebeu 25 mil exemplares

O programa Arca das Letras, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), iniciou este mês, no estado do Rio Grande do Norte, a campanha de doação de livros “Amigos da Arca”, uma iniciativa da equipe do Arca das Letras do estado, que tem como objetivo principal arrecadar exemplares para complementar o acervo das bibliotecas rurais das comunidades potiguares.
A campanha, que vai até 2 de abril, já recebeu cerca de 25 mil livros até hoje. Para colaborar basta se dirigir aos pontos para coleta de livros espalhados em Natal e Parnamirim. Ao término das arrecadações, será dado início ao processo de catalogação dos livros e, a partir de um cronograma de entrega, os municípios receberão as novas obras literárias.
O projeto vai viabilizar a atualização dos acervos das bibliotecas e, consequentemente, promover o estímulo à leitura combatendo a exclusão social e a dificuldade de acesso aos livros. De acordo com a integrante da equipe do Arca das Letras do Rio Grande do Norte e coordenadora de Apoio ao Desenvolvimento Rural da Secretaria de Estado de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (Seara), Ceres Pereira, a campanha vai, sobretudo, mobilizar a sociedade em geral para a doação de livros e o compartilhamento de conhecimentos e informações.
A iniciativa da campanha partiu da necessidade que a equipe do programa sentiu em estar em contato direto com os agentes, visitar as bibliotecas e diagnosticar a situação em que se encontravam. “Quando visitamos algumas bibliotecas pudemos constatar a urgência de renovar o acervo para impulsionar a comunidade a voltar a frequentar as bibliotecas”, justifica Ceres.
O Arca das Letras existe há cerca de oito anos no estado do Rio Grande do Norte e é executado pela Seara, em parceria com o MDA. Desde a introdução do programa, já foram implantadas 669 bibliotecas rurais em 114 municípios, beneficiando 52.331 famílias.
O projeto teve apoio do governo do estado do Rio Grande do Norte, do Banco do Nordeste, órgãos governamentais e não governamentais que se dispuseram a disponibilizar o espaço físico para o funcionamento dos postos de coleta. Entre eles, o  MDA, Incra, Idema, Secretaria Estadual de Educação, Secretaria Extraordinária para Assuntos da Cultura e Fundação José Augusto, Secretaria de Estado de Cidadania e Justiça, Carrefour,  Banco do Brasil, Ceasa, Petrobrás, EMPA-RN, Sistema FAERN/Senar e Sebrae.
fonte do MDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário