quarta-feira, 2 de maio de 2012

Projeto patrocinado pela Petrobras contribui para redução de analfabetismo de jovens e adultos

O Projeto Mova Brasil, que tem como objetivo contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil entre jovens e adultos, está realizando as aulas inaugurais das turmas da 4ª etapa do projeto.
O projeto é desenvolvido desde 2003, pela Petrobras, através do Programa Desenvolvimento e Cidadania, pelo Instituto Paulo Freire e a Federação Única dos Petroleiros (FUP).
A formação ocorre em ciclos, segundo o método do educador Paulo Freire, com base nas experiências e percepções dos educandos, a partir das quais se identifica a realidade em que estão inseridos, através da formação de turmas de educação para jovens e adultos (EJA) nos municípios participantes.
Neste ano, as turmas no Rio Grande do Norte devem reunir cerca de quatro mil e quinhentos educandos, divididos em 180 turmas nos núcleos de Natal, São Gonçalo, Macau, Alto do Rodrigues, Assu, Mossoró, Campo Grande e Apodi. As aulas inaugurais das turmas deste ciclo serão realizadas até o próximo dia cinco de maio. A formação terá duração de aproximadamente nove meses.
Índices - Mais de 440 mil potiguares com idade acima de 15 anos não sabem ler ou escrever no Rio Grande do Norte. O número equivale a 18,5% da população do estado, de acordo com dados do censo 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Se comparados os índices, o número ainda é quase o dobro da média geral do país que gira em torno dos 9,6%. Entretanto, o estado já registra avanços nos últimos 10 anos, período no qual a taxa de analfabetismo entre pessoas acima de dez anos de idade foi reduzida em 26,5%.
Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania
O investimento da Petrobras previsto para o período de 2007 a 2012, por meio do Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania, é da ordem de R$ 1,2 bilhão com foco em projetos que promovam desenvolvimento com igualdade de oportunidades e a valorização das potencialidades locais. O programa tem a meta de atender 4 milhões de pessoas diretamente e outros 14 milhões indiretamente em todo o país. Mais informações sobre o programa em: http://www.petrobras.com.br/minisite/desenvolvimentoecidadania/home/

fonte do blog de aclecivam soares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário