O discurso de Formatura da Blogueira Genilza Pereira.
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP – PÓLO ASSÚ
RECURSOS HUMANOS
TURMA DALLIANY MAELI
ORÁTÓRIA
Exmo. Sr. Ministro da Previdência Social, Paraninfo Garibaldi Alves Filho, através do qual saúdo as demais autoridades compostas à mesa, minhas Senhoras, meus Senhores, Boa Noite!
Ao aceitar o convite e assumir o compromisso de ser oficialmente a oradora da turma, muitas ideias me passaram pela mente, sobre o que dizer neste momento. É certo que deveria servir-me de simples e poucas palavras, mas que pudessem expressar nossa emoção, felicidade e satisfação que hoje inunda nossa alma pela obtenção da graduação em Recursos Humanos.
Dentro desta filosofia, buscando inspiração para montar este discurso, deparei-me com um pensamento de Platão, que há muito também é de conhecimento dos sábios orientais, onde ensina que: “Grandes caminhadas começam com a decisão do primeiro passo”. Esta frase tocou-nos a alma e percebemos o quanto se encontra ligada ao significado desta solenidade e a esta etapa de nossas vidas que aqui se encerra.
Há dois anos atrás, estávamos iniciando mais uma etapa em nossas vidas, ingressando em uma Universidade, ainda muito apreensivos, cheios de expectativas pelo que nos esperávamos, os desafios eram muitos, mas a nossa força de vontade era maior, alguns desistiram, mas, no entanto, continuamos seguindo, pois sempre tivemos a certeza de que por menor que fosse a semente lançada à terra, sendo ela de boa qualidade, com certeza, brotaria. É certo que éramos “crianças” acadêmicas, ainda imaturos e sem a real consciência da importância da graduação, naquele instante éramos um conjunto de desconhecidos, com um único objetivo, e com o passar dos dias fomos nos identificando, cada um com sua característica marcante fazia a diferença em cada aula, quem não lembra do jeito autêntico e extrovertido de Milena, que já entrava na sala deixando todos alegres, ou da forma em que João Eudes chegava e dizia: Boa Noite, querida Professora! Vale lembrar ainda, dos artistas: Amanda, Paulo Zuza, Seu João Rufino, Luilson, das aulas de revisão que a nossa Professora Dalliany preparava com maior carinho e era sem dúvida alguma, nossa salvação nos períodos de prova, nossas confraternizações, nossa correria para dar conta das atividades avaliativas e dos desafios de aprendizagem, nossas angústias quando os prazos para postagem estavam para se esgotar, nossos estresses uns com os outros, nossas conversas, em fim... todos de maneira única fizeram a diferença neste tempo que passamos juntos, cada momento eternizado. Agora é hora de agradecer, primeiramente a Deus que nos permitiu chegar até aqui, agradecer aos pais que emprestaram-nos sua boca para que pudéssemos falar, seus pés para que pudéssemos andar, seu amor para que pudéssemos existir e como se a existência fosse pouco, deram parte de suas próprias vidas para que nossa existência tivesse algum sentido, agradecer aos Pais ausentes... "Nossa homenagem àqueles que partiram, pais, mães, irmãos, parentes, deixando-nos a lembrança das suas presenças, o som de suas vozes soprando suaves na memória, num murmúrio de lamento e saudade, agradecemos aos amigos e colegas, no início, unidos apenas por um objetivo comum, recuados, desconfiados, mas que aos poucos a convivência foi nos aproximando, sempre colegas, soubemos conviver e respeitar-nos. Agradecemos àqueles que amamos... "As homenagens deste dia se estendem também a vocês, sempre presentes com um sorriso amigo e apoio nas horas difíceis”. Agradecemos aos Mestres... Ser mestre é ser orientador e amigo, guia e companheiro, é caminhar com o aluno passo a passo. Agradecemos a todo corpo administrativo da Universidade, Agradecemos também aos Colaboradores, que de uma maneira ou de outra contribuíram para a realização deste sonho, (Paraninfo Geral, Patrono, Patronese, Padrinhos, Madrinha), à vocês os nossos sinceros agradecimentos e à nossa homenagem.
Há alguns anos atrás, traçamos este objetivo e iniciamos nossa caminhada, hoje um sentimento de realização nos invade e podemos dizer: A MISSÃO FOI CUMPRIDA. É por tudo isso que peço a todos os formandos que se orgulhem da nossa conquista, da nossa profissão e orgulhem-se, também, da formação recebida. Estamos preparados para os desafios que virão. Tenham a certeza de que somos bons profissionais e seremos ainda melhores amanhã. Só depende de nós.
A todos nós muito sucesso e que Deus nos proteja.
Há um ditado popular que diz: "fale alto para ser ouvido, fale direto para ser entendido e fale pouco para ser aplaudido". Assim, tenho dito.
Por: Genilza Pereira.
fonte do blog de GENILZA PEREIRA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário