segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Campus Ufersa Angicos realiza simpósio “Múltiplas Visões de Paulo Freire na Contemporaneidade”


Promovida pelo Grupo Paulo Freire e coordenado pela professora Rita Diana de Freitas Gurgel, a Universidade Federal Rural do Semi-Árido, campus Angicos, promoveu neste ultimo sábado, 23, o Simpósio “Múltiplas Visões de Paulo Freire na Contemporaneidade”.

A mesa foi composta pela Deputada do (PT) Federal Fátima Bezerra, o Dep. Estadual Fernando Mineiro, as professoras Alba Pereyra Lanzillotto (Buenos Aires), Cármen das Dores de Jesus Cavaco (Lisboa), o professor Mariano Alberto Isla Guerra (Espanha), o Vice diretor do Campus Ufersa Angicos professo Edcarlos Alves Leite, a Sec. de Educação de Angicos Cinária Ribeiro Damasceno e Eneide Pires representando ali os alunos do método Freireano.Autoridades locais alunos e simpatizantes participaram do simpósio. 

O presente evento realizou-se no auditório da instituição de ensino por volta das 10h. Na programação, Círculo de Cultura, que contou com a participação dos educandos das "40 Horas de Angicos" e de uma Mesa-Redonda.

A proposta de Paulo Freire era edificar pilastras para uma educação cada vez mais justa para consolidação da democracia e cidadania em nosso país. A luta contra o analfabetismo no Brasil, que tinha – particularmente naquela época, há 50 anos – um valor político enorme, ao formar novos eleitores, foi um passo importante na reconstrução da cidadania no Brasil.

As comemorações não param por ai. A Deputada Federal Fátima Bezerra (PT), confirmou ao nosso Blog'site que a Presidenta Dilma Russeff já agendou sua vinda ao município angicano, que por sua vez, está prevista para o dia 02 Abril. Motivo - I Seminário Internacional Diálogos com Paulo Freire, que sem duvida contará com a presença de várias autoridades do setor de Educacional do RN o lançamento da Pedra Fundamental do Memorial Paulo Freire, em Angicos. O projeto prevê a construção do Memorial Paulo Freire com recursos federais dentro das instalações do Campus da Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA). Foi em Angicos que em 1962 Paulo Freire implantou o método de alfabetização de adultos com grande êxito.


“Sem a curiosidade que me move, que me inquieta, que me insere na busca, não aprendo nem ensino” (FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa, 1996, p. 85).

Clique Aqui e confira mais fotos
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário