sábado, 30 de março de 2013

Ministro Pepe Vargas recebe propostas de convivência com o semiárido


O ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, reuniu-se com o Comitê Gestor do Programa Garantia Safra na tarde desta terça-feira, 26 de março, na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), em Brasília. Na ocasião, a CONTAG entregou, em nome de todas as FETAGs do Nordeste, as "Diretrizes para a Convivência com o Semiárido". Esse documento é resultado de uma longa caminhada de trabalho e de parceria entre os movimentos sociais e sindicais, organizações não-governamentais e da Igreja Católica, juntamente com diversas famílias rurais dessa região, com estratégias de enfrentamento à seca em busca de uma vida digna no campo.

Na reunião, o Comitê também apresentou contribuições para uma agenda de governo que dialogam com essas diretrizes. Foram tratadas questões como a alimentação dos rebanhos, o acesso à água, a assistência técnica e extensão rural, organização e comercialização da produção, o meio ambiente, a multiplicação de tecnologias sociais, a ampliação e aprimoramento da infraestrutura hídrica, dentre outras.

O secretário de Finanças e Administração da CONTAG, Aristides Santos, que falou em nome dos agricultores(as) familiares, destacou a importância de aperfeiçoar o programa Garantia-Safra. "Não podemos admitir que os estados nordestinos estejam despreparados para o período da seca.

Portanto, estamos aqui para entregar ao ministro as propostas estruturantes, mas para isso é preciso ter orçamento para construir um Fundo Nacional de Convivência com o Semiárido e um Conselho Nacional para fazer a gestão dessas políticas. Agora, não podemos esquecer das ações emergenciais, como a água, a ração para os animais e a distribuição de milho, por exemplo", disse o dirigente.

Em nome dos governos estaduais, o secretário da Agricultura Familiar de Pernambuco, José Aldo dos Santos, disse que o Comitê tem se debruçado para garantir a melhoria do programa. Nesse sentido, apresentou as propostas construídas nessa reunião extraordinária. "Os estados não estão vindo com a perspectiva de cobrar do Ministério, e sim de serem parceiros nesse processo. E temos que dialogar com todas as políticas", disse.

Pepe Vargas elogiou as propostas apresentadas e disse que dentro do governo é crescente a ideia de ter soluções que levem a um arranjo entre as instâncias estaduais e federal. "Devemos pensar de forma integrada. O mais difícil será colocar tudo em prática. Afinal, essa é a pior seca das últimas décadas." O ministro reconheceu que os principais problemas enfrentados são a manutenção dos rebanhos e a logística para a distribuição do milho. "Assim que a chuva chegar trabalharemos uma política para recompor os rebanhos. Atualmente, a nossa prioridade é preservar as matrizes. Sou otimista de que conseguiremos construir políticas que darão um salto de qualidade na convivência com o semiárido."

O ministro também informou que a presidenta Dilma Rousseff já recebeu das mãos de trabalhadores rurais o documento com as diretrizes. Ele ainda fez o compromisso de que o grupo interministerial trabalhará todas as propostas apresentadas hoje.

A audiência também contou com a presença dos secretários do MDA Laudemir Müller (Executiva), Valter Bianchini (Agricultura Familiar) e Andrea Butto (Desenvolvimento Territorial).

Clique aqui para baixar o documento com as diretrizes para a convivencia com o semiarido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário