quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Programa leva conscientização de saúde bucal para Alunos da rede publica de ensino de Angicos, RN.


A prefeitura de Angicos, RN, através da Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a equipe odontológica da rede de saúde, desenvolveram na tarde de ontem (28/08), ações centradas em saúde bucal, na Escola Estadual Profª. Joana Honório da Silveira Moura, localizada no centro da cidade. As atividades estão sendo desenvolvidas dentro do Programa do Governo Federal “Saúde na Escola” que por sua vez, é destinados as escolas da rede ensino do município.



O Programa de Saúde Bucal na Escola inclui a realização de palestras para os alunos, o bochecho semanal com flúor, a escovação supervisionada com flúor gel. Na oportunidade, a equipe do PSE realizou a distribuição de kits de higiene dental contendo (creme dental, escova e um folder contendo orientações) aos alunos.

Nas aulas de saúde bucal, os cinco cirurgiões dentistas reforçam os bons hábitos de higiene, conscientizando as crianças sobre os cuidados diários dos dentes. Além das palestras sobre a importância dos cuidados com os dentes, é realizado um trabalho de prevenção que inclui orientações práticas através da escovação dental, todas bem supervisionadas.

Outra ação que está sendo executada nas escolas municipais e estaduais de Angicos, RN, um levantamento através de uma pesquisa para obtenção de informações referente à freqüência da escovação dentaria dos alunos como também dos cuidados de se preservar higiene bucal.


As ações são destinadas aos mais de 2.000 alunos da rede municipal e estadual de ensino de Angicos, RN. De acordo com Felix Daniel Nunes, dentista e instrutor do PSE em Angicos, aproximadamente 600 alunos já receberam as devidas orientações. Dentre as escolas já visitadas pelo programa, estão: A Escola Estadual José Rufino, a Escola municipal Profª Maria Ódila e agora a Escola Estadual Profª. Joana Honório.

Cinco dentistas da rede pública de saúde juntamente com os cinco agentes de saúde bucal são responsáveis pelo desenvolvimento da ações de higiene bucal nas escolas de abrangência da unidade básica de saúde do município.

fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário