A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realizou, na manhã de segunda-feira (02), no auditório do Centro de Ciências Humanas, Sociais e Agrárias (CCHSA) do Campus de Bananeiras, no Brejo paraibano, a solenidade de abertura do Curso de especialização em Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo. A pós-graduação está sendo oferecida pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), do Incra. A aula inaugural foi ministrada pelo professor doutor José Jonas Duarte da Costa, que é professor do Departamento de História da UFPB e membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera.
Participaram da aula inaugural os alunos que irão cursar a especialização, ex-alunos do Pronera, profissionais das entidades que prestam assistência técnica em assentamentos da reforma agrária na Paraíba, integrantes de movimentos sociais do campo e servidores do Incra.
O curso é baseado na pedagogia da alternância, com a carga horária dividida em tempo escola, com aulas presenciais, e tempo comunidade, com aulas práticas nas comunidades às quais os alunos pertencem, proporcionando a oportunidade de estudar e produzir, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da zona rural.
Aulas
As aulas da primeira etapa da especialização seguem até o próximo dia 24, quando terá início o tempo comunidade. A previsão para o início da segunda etapa de aulas é a segunda quinzena de novembro.
O curso, que tem carga horária de 375 horas e deve ser concluído em 18 meses. As aulas acontecerão no Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), no Campus III da UFPB, em Bananeiras. A especialização é coordenada pelo professor Luís Felipe de Araújo, pesquisador dedicado à educação do campo e à agroecologia.
Beneficiários
Concorreram às 50 vagas oferecidas assentados ou agregados da reforma agrária, beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF) e do Pronera ou graduados vinculados às cooperativas de assistência técnica e membros de movimentos sociais; graduados no curso de Ciências Agrárias, Ensino à Distância ou Presencial, no CCHSA de Bananeiras, com trabalhos desenvolvidos em processos educativos em áreas de assentamentos de reforma agrária, ou participantes de projetos de extensão em áreas de assentamentos/comunidades campesinas, ou em escolas do campo; graduados no curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus III da UFPB, com trabalhos desenvolvidos em processos educativos em áreas de assentamentos da reforma agrária ou escolas do campo; graduados nos cursos de Biologia, Agronomia, Zootecnia, e Medicina Veterinária do Campus II da UFPB, em Areia, que tenham desenvolvido processos educativos e ou participado de projetos de extensão em assentamentos ou comunidades campesinas, ou atuado em escolas do campo.
Também puderam se inscrever os servidores do Incra, com prioridade para os que trabalham na divisão de Desenvolvimento de Projetos de Assentamento.
José Jonas Duarte da Costa é historiador, mestre em Economia e doutor em História Econômica. Atualmente, é professor do Departamento de História da UFPB, pesquisador visitante do Instituto Nacional do Semiárido (Insa), bolsista do CNPq, coordenador da terceira turma do Curso de História PEC/MSC, promovido pelo Incra através do Pronera. Também é membro da Comissão Pedagógica Nacional do Pronera e professor colaborador da Escola Nacional Florestan Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário