segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ROSALBA COMEÇA A MOSTRAR SINAIS DE QUE QUER DISPUTAR A REELEIÇÃO EM 2014

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM) começa a apresentar sinais de recuperação. Ela tem cumprido agenda positiva pelo interior do Rio Grande do Norte, visitando e inaugurando obras. Uma clara demonstração de que tem interesse em disputar a reeleição.

Se Rosalba vai conseguir seu intento, não se sabe. Mas o certo é que a governadora evidencia que, diferente do que pensam seus adversários, não está “morta” politicamente.

Depois do rompimento político do PMDB, seu principal aliado, Rosalba começou a desenhar meios de externar que a decisão não a teria abalado. E mais: pelas decisões recentes do Supremo Tribunal Federal (STF), com relação à liberação de recursos para o governo potiguar, a governadora ganha fôlego novo, pois terá reforço de R$ 2 bilhões para ações administrativas.

E é justamente esse fator que vem impactando e minimizando os efeitos da crise pela qual passou a administração estadual. Rosalba Ciarlini sabe perfeitamente que não pode mais continuar por reforço ou apoio do PMDB.

Ela também tem ciência que a hora é de, como se diz no popular, dar a volta por cima. E tem aproveitado a indecisão peemedebista sobre candidatura própria ao Governo do Estado para tirar proveito da fase negativa da oposição: o PMDB, embora tenha rompido e tenha a tese de candidatura própria, não tem nomes ao Governo do Estado.
 O PSB segue também na mesma linha. O PSD, do vice-governador Robinson Faria, não é ameaça e não tem robustez política para uma campanha majoritária.


Tudo isso remete à ideia de que a governadora compreendeu que o cenário começa a lhe ser favorável. Até porque, até agora, Rosalba ainda não tem adversário que possa ameaçar seu projeto de reeleição. E, embora não tenha conseguido reerguer o Estado (as finanças, as quais, segundo ela, foram deixadas destroçadas pela gestão anterior), Rosalba sabe perfeitamente que tem condições – embora com dificuldades – de se apresentar como opção em 2014. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário