A Câmara Municipal de Vereadores de Angicos, RN, prestou relevante homenagem na noite de ontem, 18, destinada a coordenadora e monitores do Programa Mova - Brasil desenvolvido no município.
De autoria do presidente da Câmara Municipal de Angicos, vereador Francisco Batista Filho “Júnior de Chicola”, (PSD), o requerimento de Congratulação homenageou as seguintes personalidades: A sr(a). Josefina Cabral de Macêdo, coordenadora do Programa Mova Brasil, e os monitores Daniele Martins de Oliveira, Roseane Saraiva dos Santos, Lúcia Maria de Oliveira, Itala Renata B. Ribeiro, Maria de Fátima Silva Rocha, Cleilma Roberta Alves de Almeida, Maira Núbia Lopes da Cunha e Silva, Fabíola Maria dos Santos Alcântara, Maria de Fátima Lopes Cavalcante. As comendas foram entregues pelas mãos dos vereadores da Câmara Municipal.
Criado pelo educador Paulo Freire, o Projeto MOVA-Brasil segue no caminho para além das letras e números. O Projeto, desenvolvido por meio de uma parceria entre Petrobras, Federação Única dos Petroleiros (FUP) e Instituto Paulo Freire (IPF), tem aberto mentes e levar o saber, proporcionando a reconstrução de sonhos e ampliando o exercício à cidadania.
O Presidente da augusta casa legislativa, vereador Junior de Chicola, enalteceu a homenagem outorga aos educadores. “Esse requerimento de Congratulação foi outorgado a estas pessoas, devido ao brilhante trabalho que mesmas veem desenvolvendo a frente deste importante Projeto, que o MOVA – Brasil” explanou. - Continuou. “Ficamos felizes em saber que, a esperança por dias melhores aos educandos do nosso município de Angicos esta sendo plantada”. Concluiu Junior
Emocionada, a coordenadora do Projeto, Josefina Cabral de Macêdo, falou em nome de todos os agraciados. Ela agradeceu a homenagem prestada pela casa legislativa, em especial, a pessoa de Junior de Chicola, vereador propositor. “Somos gratas pelo reconhecimento prestado. A cada ano que se passa temos prazer em promover a inclusão ha educação. Poder ver o sorriso estampado nos rostos dos educandos em poderem conhecer o muito das letras, é muito gratificante pra todos nós” comentou Josefina.
Em suas palavras, o vereador Pvista Nivaldo Gomes, retratou a brilhante trajetória da família Gomes, desde o inicio, quando seu pai José Gomes de Barros, (IN MEMORIAN), construiu no sitio Canivete, a Escola Isolada do Canivete, e que, juntamente com suas irmãs iam todos os dias em busca do saber. Nivaldo também relatou a implantação do Programa MOBRAL, o qual o teve como professor ensinando e educando. O vereador da Linhagem Gomes, inúmeros sua larga descendência, lutas e conquistas desta família que hoje, se tornou tradicional não só no município de Angicos, como em várias regiões do RN, e em alguns estados do Brasil. Com vereadores, prefeitos, deputados, senadores e ocupantes de cargos de 1 escalão em órgãos de destaque.
Para o aluno do Projeto, João Bernardo, de 39 anos de idade, o Mova – Brasil permitiu abrir novos horizontes. O aprendizado tem gerado resultados importantíssimos. “Eu tinha muita vontade de aprender a Ler e escrever. A maior dificuldade que enfrentava, era em eleições, quando ia exercer o direito a cidadania (VOTO), a mesaria mandava-me assinar meu nome, e eu, envergonhado dizia que não sabia escrever. Mais hoje é diferente, graças ao Mova – Brasil sei fazer sim meu nome. Esse projeto me proporcionou o saber. Basta um pouco de esforço que tudo muda. A idade não importa, o que importa é sua mente . Aproveitava para ler”, Pronunciou João Bernardo, Aluno do Projeto.
O MOVA - Brasil tem por finalidade, promover a dignidade humana garantindo aos indivíduos e às comunidades a oportunidade de reconstruírem seu destino e de conquistarem o direito à cidadania plena e participativa.
A Abrangência do Projeto encontra-se em desenvolvimento nos seguintes Estados: Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará e Amazonas.
fonte do blog de olho bem aberto
Nenhum comentário:
Postar um comentário