segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Em Angicos, RN, católicos celebram Dia de Finados com visitas ao cemitério publico, oração e missa campal.


Em Angicos, RN, desde o início da manhã, até o principio da tarde deste sábado, 02, milhares de pessoas visitaram o cemitério publico do município. Com arranjos de flores, velas e objetos em homenagem aos familiares e amigos sepultados no local, os visitantes compareceram e prestaram homenagens aos seus entes queridos.

Todos os anos o “Dia de Finados”, é celebrado com oração, rende-se lembranças por milhares de pessoas que perderam parentes e amigos. O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas no Brasil, mas a origem da celebração é desconhecida para muitos. A tradição, que envolve muita religiosidade, gira em torno das homenagens aos mortos.

O hábito cristão de dedicar um dia para rezar pelos mortos remonta do século V, mas foi no século XIII que o dia dois de novembro passou a ser o Dia de Finados. Cada parte do mundo celebra esta data a seu modo. No México, por exemplo, existe a chamada “Festa dos Mortos”. Já no Brasil, a tradição é outra, independente da temperatura da região, visitar os que já morreram é uma obrigação das primeiras horas do dia dos religiosos.


No fim da tarde, uma Missa campal foi realizada em frente ao cemitério publico de Angicos, RN. A celebração começou por volta das 17h. A missa foi presidida pelo arcebispo emérito da arquidiocese de Natal, Dom Matias. Ao lado de Dom Matias, o pároco da cidade, padre Severino da Silva Neto, também esteve presente durante a celebração da missa campal. Este é o momento em que as pessoas vêm ao cemitério para visitar e homenagear seus falecidos, trazendo flores, acendendo velas e rezando por eles, numa demonstração de fé e crença na vida eterna” comentou o pároco.


Durante a ministração do Santo Evangelho, proferido pelo arcebispo emérito, Dom Matias, foi apregoado a cerca das Bem Aventuranças, sobre o amor, a união, humildade, simplicidade entre os irmãos e, principalmente sobre a obtenção da Vida Eterna em Cristo Jesus. “A palavra de Deus orienta, admoesta, corrigi e sobre tudo, ela nos ensina a viver em comunhão com o Senhor. O livro da sabedoria diz que a vida esta nas mãos do Pai. Quem quiser ter a vida eterna, tem que buscar a Jesus Cristo todos os dias” proferiu Dom Matias.

Para a aposentada Maria Francisca, esse é um ato que traz lembranças dos entes que já partiram. “Todos os anos venho sempre ao Cemitério Publico, para fazer minhas orações e interseções pelos parentes falecidos, e amigos que partiram desta vida para a outra. Temos que rezar sempre por eles, para que onde eles estejam, possam estar paz”, comentou.

fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário