A situação na cidade de Pedra Preta, na região Central, está tensa e a população está correndo riscos. Mais de 160 tremores já aconteceram somente esse ano.
De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN) foi registrado pelo menos mais sete abalos sísmicos entre as 8 e 9 horas da noite desta quinta-feira, 31. Segundo o anúncio feito, os abalos são de magnitude acima de 2.0 ocorreram durante o período. Com esses novos abalos, o laboratório não descarta a ocorrência de um tremor de maior magnitude e orienta os moradores da região a deixarem as residências durante os abalos.
O assunto já virou notícia nacional, e a Defesa Civil do estado vai averiguar a situação de Pedra Preta durante esta sexta-feira, 1. Uma equipe formada por cinco pessoas, incluindo o coordenador do órgão, coronel Josenildo Acioly, vai observar a necessidade de evacuação de residências na cidade. A possibilidade foi levantada por sismólogos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Segundo estudiosos, nunca aconteceram tantos tremores ao mesmo tempo, e a quantidade de abalos foi ainda maior do que o que está registrado e, por isso, é preciso que a população se previna. De acordo com a equipe de sismologia, é recomendado que a população deixe as casas no momento dos abalos.
"Esse tipo de atividade, geralmente, antecede um tremor mais intenso. Por isso é prudente que a população fique atenta e se proteja durante os tremores", explicou Joaquim Ferreira, da equipe de Sismologia da UFRN.
Com informações da TNonline e outros órgãos.
fonte do blog de carlos costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário