terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Combate ao bicudo do algodoeiro tem defensivo liberado


É o Brometo de Metila. O uso do defensivo foi autorizado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A medida foi adotada devido a uma exigência do Paquistão, pais comprador do nosso produto. Nesse caso, o uso emergencial de agrotóxicos à base de Brometo de Metila foi autorizado para os produtos de exportação.
Empresas interessadas em comercializar o produto devem requerer aprovação para uso emergencial e apresentar termo de compromisso para geração e apresentação dos estudos necessários à realização do registro definitivo do agrotóxico.  O registro do Brometo de Metila, para uso emergencial, será cancelado se constatado problema de ordem agronômica, toxicológica ou ambiental.
O bicudo do algodoeiro foi identificado no Brasil em 1983 e causa danos às estruturas reprodutivas do algodoeiro e ao produto final, reduzindo diretamente a produção do algodão. Segundo o coordenador-geral de agrotóxicos e afins do Mapa, Carlos Venâncio, a medida é necessária para impedir a suspensão do comércio com o Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário