segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Incra firma parceria para alfabetizar 1,2 mil pessoas no Rio Grande do Norte

Foto: Incra
O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Rio Grande do Norte (Incra/RN) e o Movimento de Educação de Base (MEB) irão alfabetizar 1,2 mil pessoas no estado a partir do primeiro semestre deste ano.
A parceria visa atender jovens, adultos e idosos, de assentamentos ou acampamentos de municípios potiguares, no Curso de Alfabetização e Escolarização do Nível Fundamental para os anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O convênio foi celebrado por meio do Programa Nacional de Educação para Reforma Agrária (Pronera) do Incra e publicado no diário oficial desta quinta-feira(16).
Ao todo, serão organizadas 60 turmas, cada uma com 20 alunos ao máximo, durante 24 meses. O Incra investirá recursos no valor R$ 2.878.323,00 e contará com contrapartida de R$ 30 mil do MEB.O Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), outro parceiro no curso de alfabetização, está formado as turmas nos Territórios do Açu/Mossoró, Sertão do Apodi, Mato Grande, Potengi, Trairi, Terra dos Potiguaras e Agreste Litoral Sul.
Todos os futuros estudantes devem ser do público do Pronera e só poderão efetuar as matriculas após a validação do Incra, em que constam seus devidos cadastramento na autarquia agrária. O passo seguinte, de acordo com o superintendente do Incra/RN, Valmir Alves, é o de se reunir com os representantes do MEB para definir os critérios para contratação dos alfabetizadores, 60 ao todo, e realizar a capacitação desses professores.
A maioria das turmas estará localizada na zona rural, para que o aluno tenha acesso facilitado à sala de aula. A expectativa é de que o curso se inicie a partir de março.
DADOS EDUCACIONAIS EM ASSENTAMENTOS
Para justificar a apresentação de uma proposta de alfabetização para o público do Pronera no Rio Grande do Norte, o MEB utilizou números dos dados educacionais dos assentamentos, uma pesquisa realizada pelo Incra em 2010. Naquele período, de acordo com a pesquisa, o estado possuía 19.913 famílias assentadas, com um percentual de analfabetos de cerca de 19%.
A ação educativa, voltada para a superação do analfabetismo e a escolarização no meio rural, busca atacar a alta taxa de analfabetismo e de distorção de idade e série nos locais apontados pelo levantamento do Incra realizado em 2010.
Ainda segundo Valmir, a superação do analfabetismo e a continuidade dos estudos colaboram para o desenvolvimento sustentável nas áreas da reforma agrária, como também nos territórios da cidadania, o que proporciona benefícios econômicos, sociais e ambientais.
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