terça-feira, 21 de janeiro de 2014

MST: Esvaziado por ações do Governo Federal, movimento chega aos 30 anos


Criado durante o 1º Encontro Nacional dos Sem Terra, aberto em Cascavel (PR) no dia 20 de janeiro de 1984, o Movimento dos Sem Terra (MST) chega ao aniversário de 30 anos em meio à sua maior crise de identidade.
É cada vez mais reduzida sua capacidade de mobilização para concretizar sua principal consigna: "ocupação é a única solução".
A reportagem é de Roldão Arruda, publicada no jornalO Estado de São Paulo.
Sem força para organizar novos acampamentos de sem-terra e pressionar o governo para a criação de assentamentos, o grupo também sofre os impactos da política da presidente Dilma Rousseff (PT), que só não desapropriou menos terras no período pós-democratização do que Fernando Collor em sua breve gestão.
Dilma também vem adotando medidas que tendem a enfraquecer a força do MST entre famílias já assentadas.
Em dezembro, em meio a uma série de decretos para o setor, determinou que os recursos que o governo repassa às famílias assentadas para facilitar sua instalação nos lotes não passem mais por cooperativas.
Serão entregues diretamente às famílias, o que enfraquece a capacidade de mobilização das cooperativas e, indiretamente, do MST, que controla boa parte delas.
Indicadores da redução da força do MST estão por toda parte.
Um deles é o mais recente relatório da Ouvidoria Agrária Nacional, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
Ele mostra que número de invasões de terras em 2013 deve ser o mais baixo dos últimos dez anos.
O MST não é a única organização que organiza ocupações e acampamentos (a Ouvidoria registra a existência de quase quatro dezenas delas no país), mas é a principal.
Responde por quase 60% de todo tipo de ação relacionada à reforma agrária.
Ainda de acordo com a Ouvidoria, o auge de sua capacidade mobilização ocorreu em 1999, no governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).
O ponto mais baixo foi 2002 – ano que os movimentos de sem-terra fizeram um recuo para favorecer a eleição do petista Luiz Inácio Lula da Silva.

fonte do blog de pauta aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário