Com o tema, ‘Reflexões sobre a prática educativa: uma educação para todos’, a Prefeitura Municipal de Angicos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com o essencial apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, deram inicio na noite de ontem, 24, ao Encontro Pedagógico para o início das atividades do ano letivo 2014. Foram entregues antes do inicio da jornada, mais de 150 Kits para os educadores
A iniciativa apresentada configura o compromisso com a formação do corpo docente, a fim de possibilitar melhorias no processo educacional, caracterizando-se como uma ação coletiva de reflexão sobre a prática educativa e de elaboração de saberes imprescindíveis à docência.
O encontro teve inicio às 19hs no auditório principal da UFERSA em Angicos, e contou com a maciça e intensiva presença dos pilares da educação - ‘Os Professores’. Após composta a mesa, o Hino Municipal foi entoado por todos os presentes.
Ocuparam o dispositivo de destaque as seguintes autoridades: O Prefeito de Angicos, Expedito Edilson Chimbinha Junior, ‘Junior Batista’ [DEM], a Secretária Municipal de Educação, Cínara Ribeiro Damasceno Dantas, o diretor do Campus Ufersa Angicos, professor Joselito Medeiros, na ocasião representado pelo coordenador de extensão da Ufersa Angicos, Luiz Eduardo Moura Barbalho, o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Batista Filho, ‘Junior de Chicola’ [PSD], Gilcia Maria Soares, diretora da 8ª DIRED, Representada na ocasião pela sra. Cibele Salviano, Coordenadora de Gestão, Karla Geane de Oliveira Representando o Setor Pedagógico da UFERSA. Ainda no momento, registramos a presença do Vereador Jalmir Dantas, além de secretários, assessores e populares.
Dos oradores, o chefe do poder executivo Junior Batista, se pronunciou. O Prefeito cumprimentou a classe dos educadores, a mesa composta, e enfatizou o compromisso e respeito do Governo municipal para com os profissionais de Educação, seguido das lutas e conquistas viabilizadas pelo poder público mediante esforço múltiplo, e reconheceu que “é de extrema importância, qualificar e capacitar multiplicadores para obtenção de uma educação de qualidade aos cidadãos de Angicanos”, frisou.
Em seguida a titular da pasta de educação se pronunciou. Cínara destacou a necessidade de o professor buscar aperfeiçoamento e atualização constantemente. A gestora defendeu ainda o empenho e união de todos, comentou também acerca dos avanços alcançados em 2013 e projetou as metas para 2014. “temos alcançado significativos avanços, graças ao empenho do prefeito Junior Batista, do o seu grupo e da classe de educadores”, proferiu.
Luiz Eduardo Moura barbalho, Coordenador de Extensão da UFERSA Campus Angicos, falou sobre a importância da transmissão do conhecimento acadêmico adquirido pelos professores para seus educandos, e sintetizou a importância da participação de todos nas palestras e oficinas levantadas durante a Jornada Pedagógica.
Ainda no momento, foi servido para os acadêmicos no centro de convivência, um coffebreak especial.
Simultaneamente, no Centro de Convivência da Universidade, o professor Assis Rocha organizou uma exposição com 12 murais contendo visitas e aulas de campo com alunos do ‘Projeto Pedagógico interdisciplinar do EJA’, durante breve visita aos sítios arqueológicos situados na comunidade de Santa Maria, município de Santana do Matos.
Ainda no espaço, uma exposição de quadros organizada pelo artista plástico do município de Angicos, João Costa, abrilhantou ainda mais a noite. Com obras magníficas na exposição, os educadores puderam acompanhar cada quadro. Em aproximadamente 2 anos voltados para a arte, João produziu mais de 20 Obras artísticas.
Antecedendo o início do período letivo, a Jornada tem por finalidade discutir, socializar e aprofundar os conhecimentos didáticos em prol da melhoria da aprendizagem dos educandos.
Em um momento de descontração, os professores assistiram uma divertida apresentação cultural. O espetáculo intitulado ‘Buihú e malas que contam e cantam histórias’, com o prof. Ricardo Buihú Sec. Educação de Pendências despertou alegria redobrada ao educadores.
Ainda na ocasião, Glaucio Bezerra Brandão Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), conduziu uma palestra intitulada por ele como ‘Escola 3.0’. Doutor em Engenharia Elétrica pela UFCG, Brandão, enfatizou sobre a importância da evolução dos fatores tecnológicos, em especial com foco e produção no país, aja visto que grande parte das tecnologias usadas no Brasil é trazida de outros países. Para o professor, é essencial quebrar-se paradigmas, buscar unir à teoria a prática, bem como, realizar diagnósticos precisos sobre a problemática e posteriormente encontrar soluções.
O encontro com os profissionais da educação segue até esta quinta-feira (27), o campus UFERSA, e na sexta – feira, 28, a ação chega às escolas.
fonte do blog de angicos noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário