sábado, 22 de março de 2014

Presidenta Dilma Rousseff afirma importância da cisterna para famílias do Semiárido

 
Dilma Rousseff destaca parceria com ASA | Foto: Rosa Nascimento/Arquivo Obas
A Presidenta Dilma Rousseff, afirmou no último dia 19, durante a cerimônia de anúncio de ações do Água para Todos para celebrar o Dia de São José, na cidade de Sobral, no Ceará, a importância das cisternas para a garantia de água às famílias agricultoras do Semiárido Brasileiro.  O evento contou com a presença de agricultores, autoridades governamentais, técnicos e comunidade de modo geral. A Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) estava por Cristina Nascimento, coordenadora executiva da ASA pelo Estado do Ceará.  As instituições Obas, Cetra, Elo Amigo, ACB e Cáritas do Crato, que compõem a ASA, também estavam presentes.

Para mencionar a alegria das famílias agricultoras em receber a cisterna, Dilma citou o seu Cassiano, agricultor do município de Madalena, no interior do Ceará. “Eu queria ler pra vocês a fala de seu Cassiano que é beneficiário dos nossos programas e que mora em Madalena. Ele diz sobre a cisterna o seguinte: a cisterna pra mim é um milagre. É um milagre da água chegando, e temos um lugar onde guardar. Esse é o milagre, guardar a água”, disse, enfatizando que o objetivo é fazer com que milhares de homens e mulheres, assim como seu Cassiano, possam armazenar a água na sua cisterna.

A implementação de tecnologias de captação de água da chuva para a Presidenta é uma ação considerada de grande relevância. Em sua fala, relacionou a ação do Água para Todos com o Garantia-Safra, o Bolsa Estiagem e o Bolsa Família.

Para Cristina, a fala da presidenta afirmando a ASA como a grande parceira do programa de cisternas é importante para o fortalecimento dessa caminhada, a da convivência com o Semiárido, que vem sendo construída. “Essas falas têm nelas um pouco da nossa intervenção em diversos espaços”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário