O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deu início quinta-feira (1º) à primeira etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa do rebanho de bovinos e bubalinos de 21 Estados brasileiros.
Ação é executada por meio das Superintendências Federais de Agricultura (SFA), conforme o Portal Brasil.
Confira os procedimentos corretos para a imunização do rebanho e o calendário de vacinação.
Segundo a Coordenação de Febre Aftosa (CFA) do Mapa, a meta é que aproximadamente 166 milhões de cabeças sejam vacinadas nesta nova etapa.
A vacinação de todo o rebanho de bovinos e bubalinos vai até o dia 30 de maio e será feita nos Estados de AL, BA, CE, DF, GO, MA, MS, MG, PA, PB, PE, RJ, RN, RS, SE e TO.
No Estado, de acordo com o Instituto de Defesa de Inspeção Agropecuária do Estado do RN (Idiarn), a expectativa é que 1 milhão e 60 mil cabeças de gado, entre bovinos e bubalinos (búfalos) atualmente registrados no órgão, sejam vacinados até o dia 31 de maio.
Cada pecuarista deve apresentar ao Idiarn a nota fiscal da compra das vacinas e o certificado de vacinação até o dia 15 de junho.
A declaração de vacinação também pode ser entregue aos escritórios do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) ou nas secretarias municipais de Agricultura.
Já a imunização em animais com idade até 24 meses está prevista nos Estados do AC (exceto os municípios da fronteira com a Bolívia que vacinam todos os animais), ES, MT, PR e SP.
No MS, a imunização na fronteira iniciou em abril e parte das propriedades devem vacinar todo o seu rebanho até o dia 15 de junho.
Já o Estado de SC não está inserido no calendário por ser zona livre de aftosa sem vacinação.
fonte do blog de pauta aberta
Nenhum comentário:
Postar um comentário