A convite do Prefeito de Fernando Pedroza, Daniel Pereira [PMDB] eu fui percorrer, durante essa quinta feira, a zona rural do município citado, assim como parte das serras e elevações da região do pico do Cabugi.
Nesse primeiro momento, o detalhamento principal ficou direcionado ao túnel da antiga ferrovia - a EFCRGN - Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, escavado na década de 10 do século XX, na rocha bruta de uma das serras.
O local, é imponente, e praticamente um século depois, ainda mantem toda a sua estrutura intacta. Os pontilhões, construídos impressionam, pela robustez, altura e qualidade. Cem anos depois, tudo ainda é aproveitável, e se a estrada de ferro tivesse sido concluída, a região teria impulsionado significativamente a sua economia.
O prefeito estava acompanhado do vereador Cloves Tiburcio do município de Angicos, assim como do seu Assessor Político, João Maria Pinheiro.
As fotos registradas mostram o túnel, com mais de 10 metros de altura e pelo menos uns duzentos metros de cumprimento.
Outras fotos da região estarão sendo postadas nos próximos dias, expondo a beleza dessa região, ainda pouco explorada no seu turismo rustico e ecológico.
A visão do prefeito Daniel é inovadora, e ele pretende interligar todos os municípios, comunidades e fazendas da região, construindo estradas, recuperando passagens e facilitando o acesso de toda uma zona rural.
A exemplo, a estrada de acesso ao túnel aqui exposto, foi aberta pelo mesmo, que ainda pretende continuar recuperando toda a trilha de acesso ao local.
CONTEXTO HISTÓRICO DO LOCAL
A EFCRGN - Estrada de Ferro Central do Rio Grande do Norte, ligaria o ramal da ferrovia que iria da cidade de Lajes até Caicó.
O investimento feito por investidores norte-americanos, nunca terminou.
Há mais de um século iniciava-se a construção da EFCRGN - Ramal Lajes-Caicó, com pontilhões, fendas e um túnel de quase 200 metros de comprimento abandonados em plena região central do RN. Segundo historiadores, em 1909, deu-se início à construção do ramal Lajes - Caicó.
Depois de muito se construir, a parte que receberia os dormentes e trilhos já estava praticamente pronta, veio uma série de complicadores que acabou afastando o investimento estrangeiro, e assim, uma verdadeira fortuna foi deixada para trás.
fonte do blog de carlos costa
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