quarta-feira, 11 de junho de 2014

Tecnologias sociais renovam esperanças e sonhos

Adriano Oliveira - comunicador popular da ASA
Janduís - RN

Margarete Castro participando de capacitação | Foto: Adriano Oliveira
A convivência com o semiárido se pauta na observação da natureza, respeito a suas potencialidades e peculiaridades. Democratizar a terra e água são tarefas imprescindíveis para isso. O Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) está promovendo a discussão sobre segurança alimentar e nutricional, gerenciamento de recursos hídricos, agroecologia, organização comunitária. Dentre muitos outros temas.
No Município de Janduís/RN, as tecnologias de convivência com o semiárido vem trazendo mais alegria e esperanças para o homem e a mulher do campo. Os depoimentos de satisfação com a chegada da segunda água são muitos. Para os Agricultores e Agricultoras essas tecnologias sociais só vem ajudar cada vez mais na produção e na permanência deles no campo.
Uma das famílias contempladas é a de Dona Maria José Gomes. Ela é casada com Seu João e tem três filhos e mora na comunidade de Permissão. Toda a família vive exclusivamente da Agricultura. Eles foram contemplados com uma cisterna enxurrada, segundo ela “Nossa vida vai ficar cada vez melhor. Sempre que eu olho para meu quintal e vejo essa riqueza que é essa cisterna meu coração bate de alegria” comentou com um imenso sorriso no rosto.
Já para Margarete de Oliveira Castro “as cisternas calçadão e enxurrada representa mais esperança para sua comunidade, tendo em vista que a dificuldade que a gente enfrenta é grande”. Ela é moradora da Comunidade de Livramento.
Outra família que externa sua felicidade com a chegada das tecnologias sociais da ASA é a de Dona Júlia Alves de Arruda, “Pra mim é a maior felicidade do mundo ter uma cisterna dessa, me sinto muito feliz em saber que vou ter como plantar minha hortinha agora”. Dona Júlia é morada da Comunidade de Ortiga.
Para as famílias Janduienses, o P1+2 representa acima de tudo, esperança por dias melhores. A prática de estocagem de água é de suma importância para os agricultores. Ao todo mais de 100 famílias do município de Janduís serão contempladas com a segunda água do P1+2. O programa está sendo executado pelo Centro Padre Pedro Neefs, em parceria com a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA)
Melhorar e aumentar a produção são os objetivos principais do programa, que vem mudando a paisagem do semiárido, bem como melhorando a vida dos agricultores e agricultoras de muitos locais de Brasil afora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário