quarta-feira, 25 de junho de 2014

Territórios Rurais definem propostas para projetos de infraestrutura


Representantes de dois Territórios Rurais do estado de Mato Grosso se reunirão, nos próximos dias, para tratar do Apoio a Projetos de Infraestrutura e Serviços nos Territórios Rurais (Proinf), programa coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Nesta quarta-feira (25), o encontro será realizado no Território da Região Grandes Cárceres, no município de Pontes Lacerda. Já na sexta-feira (27), o evento ocorre em Alto Paraguai, em Nova Olímpia.
“É uma reunião do Colegiado Territorial. A ideia é fazer a exposição do manual de operacionalização do Proinf, detalhar as propostas e definir as prioridades. Em seguida, será constituída uma comissão para cuidar da elaboração do projeto, que vai dar suporte a novas ações nos territórios com intuito de fortalecê-los”, explica o delegado federal do MDA no estado, Nelson Luiz Borges de Barros.
O Proinf tem como objetivo viabilizar, por meio de recursos não reembolsáveis, a estruturação e a qualificação de processos produtivos e econômicos da agricultura familiar nos Territórios Rurais. Além disso, estimula a articulação das políticas públicas nos territórios registrados pela Secretaria de Desenvolvimento Territorial (SDT/MDA).
De acordo com o delegado do MDA no estado, com o programa, é possível garantir o apoio necessário à agricultura familiar. “O Proinf apoia os agricultores na estruturação da produção, no escoamento e comercialização dos produtos. São projetos que existem para fortalecer e garantir a melhoria na qualidade de renda para os produtores”, ressalta.
As reuniões, que tiveram início na última semana na Baixada Cuiabana, são realizadas em todos os territórios do estado para avaliar os projetos e recursos em andamento e definir propostas para novos Projetos de Infraestrutura, em cada um deles. No total, em Mato Grosso, são sete territórios – quatro Territórios da Cidadania e três Territórios de Identidade Rural – que vão receber as reuniões até o início do mês de julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário