A sobrevivência do Hospital Regional de Angicos voltou a ser ameaçada. Vinda à tona, na tarde desta quinta-feira, 28, a “assombração” chamada Governo do Estado tornou a aceirar a unidade hospitalar.
Diante do prenúncio, a Secretária Municipal de Saúde de Angicos, Jocilene Ovídio Martins, instigou um encontro entre as autoridades municipais, objetivando discutir o futuro do HRA, sua integridade, e ao mesmo tempo, encontrar soluções enérgicas que permitam garantir o pleno funcionamento do Hospital, e afastar de vez o fantasma do possível fechamento apresentado pelo Governo do Estado através da SESAP.
Além da articuladora Jocilene, estiveram presentes; O Prefeito de Angicos, Junior Batista, secretários municipais, os vereadores; Jalmir Dantas, Junior de Chicola, Edileuza Palhares e Nataly Felipe. Ainda compareceram; A diretora do HRA, Severina Gomes, juntamente com os profissionais da unidade, e o Pároco da Cidade, Severino Neto.
Recentemente, houve uma audiência pública incitada pelo Ministério Público, na Capital do RN. Entre os convocados; A Secretária de Saúde de Angicos, representantes da SESAP e do MP. O objetivo da reunião em Natal foi; Alertar a Secretária para a desestruturação do Hospital, e a transferência dos equipamentos (Sala de parto, Centro cirúrgico, entre outros.), onde de forma premeditada por parte da SESAP desejam remaneja-los para outros centros hospitalares. Entre os destinos estão; Assú e Macaiba.
Bom, o que antes aparentava ser ficção, hoje se torna realidade. O fechamento da Unidade Hospitalar esta novamente assolando o Povo de Angicos. Sobretudo, os gestores do município de Angicos, já se posicionaram: Estão totalmente CONTRÁRIOS à municipalização da unidade, e transferência dos equipamentos, e já adiantaram; Irão resistir ao arroxo, e lutarão para que toda a estrutura do HRA seja mantida categoricamente no Hospital.
Na ocasião, George Pereira, assessor técnico de saúde da Prefeitura de Angicos, esclareceu sobre, a responsabilidade do município, do Estado, do Hospital, e das Cidades assistidas pela unidade Hospitalar, bem como sobre a importância da pactuação entre os municípios.
Do Blog - Entretanto, é sabedor que, incumbe ao município gerir a Porta de entrada, (Urgência e emergência), e diante disso, a rede municipal de Saúde não irá abster-se da responsabilidade. Mas..., convenhamos; É necessário que os municípios que aqui também usufruem dos serviços do Hospital Regional de Angicos, venham arcar também com ônus, e não apenas com o bônus.
O problema central se dá em virtude e falta de assistência do Governo do Estado. Atualmente, em seu quadro, dois médicos foram transferidos, e não foram reconduzidos ao grupo de profissionais. Além do mais, Dr. Shrael de Medeiros Alves, afastou-se e hoje reside em São Paulo (SP), sem contar na trágica morte de Dr. Lelo. Então, o quadro de médicos do Hospital esta totalmente desestruturada. E pra completar, o Governo do Estado ainda quer retirar os equipamentos existentes na Unidade. A estratégia é enfraquecer a unidade, e força-los a transformar o HRA em uma simples unidade de pronto atendimento do porte de um PSF.
fonte do blog de angicos noticias
Nenhum comentário:
Postar um comentário