sábado, 13 de setembro de 2014

Angicos: Agentes de Saúde participam de formação em saúde mental (crack, álcool e outras drogas).





Profissionais da área da saúde dos municípios de Angicos e FernandoPedroza participaram concluíram um Curso de capacitação sobre atendimento eintervenção com usuários de álcool, crack e outras drogas.

Promovido pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde, o Curso hora ofertado na Câmara de Vereadores, possibilitou difundir ainda mais conhecimento aos Agentes Comunitários de Saúde do município nesta área.


Os profissionais atuantes na atenção Básica receberam um Kit contendo; mochila, um guia de saúde mental, e camiseta. Todo o material voltado para ações de cuidado em saúde mental às pessoas, e as famílias que fazem parte do território de atuação desses profissionais.


Para a Agente de Saúde, Fátima Lira, o curso “Caminhos do Cuidado” – Formação em saúde mental, com ênfase em crack, álcool e outras drogas, lecionou-os a montar grupos de apoios, traçar estratégias e criar meios que não apenas facilite, mas, que melhore o atendimento, a estes dependentes, fazendo com que, eles tenham coragem de buscar tratamento adequado.

– É primordial, que a pessoa queira tratar-se, pois sem ela der o primeiro passo, não conseguiremos ajuda-lo, então, caso o mesmo deseje, iremos sim ajuda-lo a libertar-se deste mal desprezível, – aconselha a Agente.


Secretária de Saúde, Jocilene Ovídio Martins, enalteceu a iniciativa do Ministério da Saúde e explica que, a disseminação deste Curso possibilitará aos profissionais compreender e encontrar mecanismos de auxilio a estas pessoas necessitadas. Entretanto, o apoio da família é fundamental no processo de reabilitação, argumenta a Secretária.



As tutoras, Janayna Melo e Sâmara Dalliana, orientaram os Agentes durante todo o período do Curso, apresentando de maneira simples, questões do cotidiano do trabalho vivo dos profissionais, com dicas práticas, e ampliar suas possibilidades de intervenção, na Atenção a estes dependentes.

De acordo com a Tutora, Janayna Melo, a intenção do Ministério da Saúde, é formar profissionais e fornecer instrumentos para combater o álcool, crack e outras as drogas.



Os encontros ocorreram nas sextas-feiras, com um total de 5  dias, somando ao todo, 40 horas de Curso, sendo que, 20 horas foram de dispersão (no território de trabalho).
fonte do blog de angicos noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário