sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Bicicleta elétrica: Projeto de Lei libera veículos de registro, tributação e habilitação


A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei nº 7.342/14, que regulamenta as bicicletas elétricas. O projeto pretende igualar as bicicletas elétricas às comuns, para que elas também sejam autorizadas a andar nas ciclovias e sejam dispensadas de registro, tributação, habilitação e seguro obrigatório.
A proposta foi apresentada pelo deputado paulista Ricardo Izar (PSD) e o deputado gaúcho Danrlei de Deus Hinterholz (PSD), de acordo com informação postada pelo portal da Agência Câmara.  
Segundo eles, a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) igualou as bicicletas elétricas aos ciclomotores, que são motos de até 50 cilindradas, sendo obrigatório o registro, a habilitação e outros requisitos.
Pelo projeto, são igualadas às bicicletas comuns aquelas que tenham pedalagem assistida, potência de até 0,25 kW e alimentação reduzida progressivamente e interrompida quando a velocidade do veículo atingir 25 km/h, ou antes, se o ciclista deixar de pedalar.
Já as demais bicicletas elétricas, quando dotadas de acelerador manual ou de motores com potência de até 4 kW, continuarão a ser equiparadas a ciclomotores e, se o motor exceder a 4 kW, serão equiparadas a motocicletas.
fonte do blog de pauta aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário