sábado, 22 de novembro de 2014

MDA divulga resultado da 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves



vencedora(e)s da 4ª Edição do Prêmio Margarida Alves de Estudos Rurais e Gênero foi divulgado nesta terça-feira (18) pela Diretoria de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA). Este ano, o Prêmio selecionou os melhores trabalhos com o tema Mulheres e Agroecologia. Foram contempladas três categorias: Ensaio Inédito, destinada a pesquisadora(e)s de graduação e pós-graduação; Relatos de Experiências, para representantes de redes, entidades ou organizações não governamentais com experiência prática de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) para mulheres e agroecologia; e Memórias, na qual participaram trabalhadoras rurais e lideranças de comunitárias. No total, mais de 40 textos foram analisados.
Os trabalhos vencedores serão publicados em uma coletânea impressa, com data prevista para o mês de março de 2015. Além disso, os contemplados receberão: certificado, um kit de publicações - contendo títulos selecionados e produzidos pelas instituições organizadoras e parceiras, bem como R$ 3 mil reais em dinheiro. Também foram selecionados trabalhos, em cada categoria, para serem publicados, receber menção honrosa e certificado.  A cerimônia de premiação será realizada em Brasília, no dia 9 de dezembro.
Confira abaixo os selecionados, em cada categoria:
• Ensaio Inédito
• Relatos de Experiência
• Memórias
Margarida Alves
A iniciativa é uma homenagem a Margarida Maria Alves (1943-1983), dirigente sindical que, após 12 anos no Sindicato Rural de Alagoa Grande (PB), rompeu com padrões tradicionais de gênero. Margarida fundou o Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural, lutou contra o analfabetismo, as injustiças, a exploração, defendeu a Reforma Agrária e acabou sendo brutalmente assassinada.
 O prêmio é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), a Associação Brasileira de Agroecologia (ABA-Agroecologia), a Associação Brasileira de Antropologia (ABA), Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciências Sociais (Anpocs), a Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) e os movimentos sociais de mulheres trabalhadoras rurais - CNMTR/Contag, MMC, MMTR/NE, MIQCB, FETRAF-Brasil, SME/CNS e Setor de Gênero/MST.
fonte do blog da contag

Nenhum comentário:

Postar um comentário