A seca deste ano em todo o Nordeste não tem sido diferente das anteriores, e tem atingido em cheio o homem do campo. Em Angicos, o município encontra-se em situação de emergência, contudo, a URGÊNCIA deveria ser para o agricultor rural, de onde provem grande parte da matéria-prima comercializada. Toda via, por falta de atenção devida do Poder Público, o sofrido agricultor fica desguarnecido e sem ter a quem recorrer se não, a DEUS.
O reflexo da Seca: Já provocou destruições de plantações, matou animais, e secou açudes e barragens, tornando escasso recurso natural. “Principal fonte valiosa de sobrevivência do sertanejo,é a água”. A visão é de Francisco Elielson da Costa, “Tercio”, mais novo agricultor beneficiado pelo Projeto Hídrico de reparo, limpeza e construção de açudes, Idealizado pelo Vice-prefeito de Angicos, Deusdete Gomes [PTB] e seu irmão, Nivaldo Gomes [PV]. Para o agricultor, a iniciativa é crucial para sobrevivência das atividades do Campo, e captação de água proveniente de invernos vindouros.
Este projeto tem elevado à alegria, autoestima e esperança dos moradores rurais de Angicos. Nesta etapa, mais dois açude e um barreiro receberam atenção devida do Projeto empreitado pelos irmãos GOMES. Ambos os açudes ficam localizado ás margens da BR 304, na comunidade rural do Bom futuro, e receberam os serviços do maquinário pesado tipo D6. O trator de esteira aprofundou a bacia hídrica das represas, tirou vazamentos e efetuou limpeza em suas dimensões, e ainda abriu estradas nas propriedades citadas.
Outro reservatório beneficiado foi o de Marlindinho Duarte Lima. Na óptica dele, definitivamente a propriedade passa a contar com um açude revitalizado e pronto para captar água de chuva. — Agora sim, posso dizer que temos uma represa. Com a ampliação do nosso açude, isto possibilitará que, com a chegada de chuvas, possamos combater a estiagem prolongada, — esclarece.
fonte do blog de angicos noticias, com algumas aterações feito pelo titular deste blog.
Nenhum comentário:
Postar um comentário