segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Pesquisa: Biólogos do Projeto São Francisco já identificaram 13,8 mil plantas na caatinga


Os biólogos que trabalham no Projeto de Integração do Rio São Francisco, executado pelo Ministério da Integração Nacional (MI), já identificaram 13.803 amostras de 1.261 espécies de plantas na caatinga, ao longo da maior obra de infraestrutura do país.
Desse total, 1.716 amostras pertencem a 138 espécies exclusivas do bioma onde é construído o empreendimento.
Iniciado em 2008, o inventário inclui coleta e identificação da flora local, segundo informação da assessoria de imprensa do MI na capital federal.
Responsáveis pela atividade, os biólogos especializados da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf) registram a localização, a ocorrência geográfica e características das espécies.
A atividade é rotineira ao longo de todo o trecho de obras, onde são construídos os canais, reservatórios, túneis e nas áreas que fornecem areia ou pedra para o projeto.
O ápice do trabalho de campo é a identificação de novas espécies.
Mas a regra, no dia a dia dos pesquisadores, é a coleta de espécies conhecidas ou pouco conhecidas, importantes para a formação da base de dados sobre o bioma.
Essas informações são armazenadas no banco de dados do Herbário Vale do São Francisco (Hvasf) da Univasf. 
A equipe envolvida com o trabalho de inventário é formada por 10 profissionais: um coordenador, seis analistas ambientais e três mateiros.
fonte do blog de pauta aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário